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Título: AVALIAÇÃO DE EGRESSOS DE ENFERMAGEM: OPINIÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Aluno: CAROLINE FERNANDES RAMOS
Orientador: ADRIANA AVANZI MARQUES PINTO
Banca:
Ano: 2019   Tipo: PIBIC
Palavras-chave: Educação Superior. Ensino de Enfermagem. Currículo. Mercado de Trabalho. Educação em Enfermagem.
Resumo: Introdução: a formação em enfermagem passou por diversas mudanças desde a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação de em Enfermagem. Embora seja reconhecida a importância da sua reformulação, destaca-se o reforço da implementação dos princípios e diretrizes do SUS e o uso de métodos ativos na matriz curricular. Objetivo: avaliar os egressos do curso de enfermagem formados entre os anos de 2014 a 2018. Método: estudo de campo, de abordagem qualitativa, que analisou a matriz curricular de um curso de enfermagem por meio da aplicação de um questionário estruturado, com questões fechadas. Resultados: participaram 43 egressos, na sua maioria mulheres, solteiras, sem filhos, que residem no mesmo município de formação, desempenham função assistencial, que tiveram inserção no mercado de trabalho antes de seis meses após a formação. A tendência positiva nas respostas dos participantes se reflete na maioria dos aspectos relacionados a formação, tanto no que se refere aos conteúdos teóricos, como práticos e gerenciais mostrando uma formação coerente com as expectativas do mercado de trabalho. Discussão: os resultados observados nesse estudo refletem os achados sobre o tema na literatura, o que mostra um direcionamento das instituições formadoras em busca de uma adequação as diretrizes em detrimento do mercado de trabalho. Conclusão: tona-se importante a avaliação de como se encontra o egresso, pois dessa forma é possível manter os aspectos que são positivos na sua formação, rever as oportunidades de melhoria, como incluir os novos desafios lançados na formação do enfermeiro.
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