PLANO DE CURSO  
ANO: 2023
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: INTERVENÇÃO PEDAG., NECES. EDUCACIONAIS ESPECIAIS E LIBRAS    
 

Aulas Teóricas: 80

A) EMENTA
História de Educação Especial no Brasil. Concepção de Educação Inclusiva. Questões ético-político-educacionais relacionadas à inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. As diferentes necessidades educacionais especiais. Acessibilidade à escola e ao currículo. As Tecnologias Assistivas e sua importância como recurso no processo de inclusão educacional. Aspectos históricos da Língua Brasileira de Sinais ? Libras e da educação dos surdos. Legislação relacionada à Libras e à educação de alunos surdos. A importância da Libras no desenvolvimento sociocultural do surdo e em seu processo de escolarização e educação bilíngüe. Aspectos gramaticais e vocabulário básico da Libras.
PCC (18 h/a) - Planejamento, elaboração e execução de planos de aula, abordando recursos inclusivos. Elaboração e execução de tradução em Libras para apresentação em evento escolar.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
-Analisar, criticamente, a história da Educação Especial no Brasil, buscando reflexão acerca de seus pressupostos filosóficos, históricos e legais.
-Conhecer as políticas públicas relacionadas à inclusão de alunos com necessidades especiais.
-Discutir os princípios da Educação Inclusiva no contexto da Educação Básica.
-Compreender, criticamente, o processo de inclusão escolar e suas dimensões, bem como os saberes docentes necessários para torná-lo possível.
-Identificar as principais características de diferentes necessidades especiais, bem como as possibilidades de intervenção, no contexto escolar.
-Conhecer tecnologias assistivas e sua importância como recurso no processo de inclusão educacional.
-Compreender o currículo como meio para que os alunos sejam desafiados a conseguir atingir o máximo possível de suas potencialidades, vivenciando processos significativos de aprendizagem.
-Promover a formação do profissional da educação, enquanto professor reflexivo e aprendiz, com vistas ao trabalho com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.
-Planejar e elaborar aulas que atendam às diferentes necessidades dos alunos.
-Conhecer os documentos legais relacionados à Libras, compreendendo e analisando, criticamente, suas implicações.
-Aprender a Libras, em nível básico, e sua construção histórica.
-Conhecer a história da educação dos Surdos, analisando as diferentes concepções presentes em cada uma de suas fases.
-Aprender a gramática da Libras, conhecendo seus diferentes planos linguísticos e compreendendo suas singularidades.
-Comunicar-se por meio da Língua Brasileira de Sinais.
-Compreender, criticamente, o processo de inclusão escolar de alunos surdos e suas dimensões, bem como os saberes docentes necessários para torná-lo possível, especialmente, no âmbito do ensino de Química.
-Conhecer a inter-relação entre a Língua Brasileira de Sinais e as comunidades surdas.
-Compreender a importância da educação bilíngue para o aluno Surdo.
-Compreender quais são as competências do intérprete de Libras - Língua Portuguesa e sua importância dentro da sala de aula.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1.História da Educação Especial no Brasil.
2.Legislação da Educação Especial na Perspectiva da Inclusão.
3.Fundamentos e paradigmas da Inclusão.
4.As Tecnologias Assistivas e sua importância como recurso no processo
de inclusão educacional.
5. Acessibilidade à escola e ao currículo.
6. As diferentes deficiências/necessidades especiais e possibilidades de
intervenção no contexto escolar
7. PCC: Planejar e elaborar aulas que atendam às diferentes necessidades
dos alunos, abordando recursos inclusivos e refletindo sobre as
possibilidades de intervenção, no contexto escolar.
8. Surdez
a. definição
b. classificação
c. etiologia
9. Aspectos históricos da Educação dos Surdos
a. Oralismo
b. Comunicação Total
c. Bilinguismo (Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos)
10. Histórico
11. Aspectos Legais
a. Lei 10.436/2002
b. Decreto 5.626/2005
12. Surdez: conceitos e identidades
13. Inclusão Educacional
a. políticas públicas e realidade escolar
b. saberes docentes necessários ao processo de inclusão escolar de
alunos surdos
c. o papel do intérprete no processo educacional inclusivo
d. Educação de surdos no Ensino Infantil e Fundamental (séries iniciais)
e. A avaliação em libras com uso de recursos visuais, eletrônicos e
tecnológicos
f. Ensino de Química no contexto inclusivo de alunos surdos
14. LIBRAS: questões linguísticas, sociais e culturais.
a. Características e recursos linguísticos (alfabeto datilológico e números)
b. Mitos sobre as Línguas de Sinais
c. Usos e convenções
d. Vocabulário Básico
e. Vocabulário relacionado à química
a. Plano Fonológico
b. Plano Morfológico
c. Plano Sintático
d. Plano Semântico
15. Aspectos linguísticos


D) ATIVIDADES DISCENTES
Participação em aulas expositivo-dialogadas, em dinâmicas e atividades em grupo, leitura e discussão de artigos científicos e vivência da conversação em Libras.


E) AVALIAÇÃO
Contínua, cumulativa e diagnóstica, por meio das atividades propostas: trabalhos, provas práticas e escritas.


F)BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos. (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 1ª ed., São Carlos: EDUFSCar, 2018.
REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. São Paulo: Papirus, 2013.
VASSÃO, A. Acessibilidade e inclusão: algumas perspectivas, 1ª ed., Curitiba: CRV, 2018.
DECRETO 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Brasília: MEC, 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm
Lei 13.146/15, Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação - CEE/SP. Deliberação CEE nº 149/2016, de 30/11/2016 e a Indicação CEE nº 155/2016, de 30/11/2016, que estabelecem normas para a Educação Especial. Disponível em: http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2016/1796-73-Delb-149-16-Ind-155-16.pdf
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação - CEE/SP. Deliberação CEE nº 59/2006, de 16/08/2006 e a Indicação CEE nº 60/2006, de 16/08/2006, que estabelece condições especiais de atividades escolares. Disponível em: http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2006/319-06-Del.-59-06-Ind.-60-06.pdf


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
PEREIRA, M. C. da C.; CHOI, D.; VIEIRA, M. I; GASPAR, P.; NAKASATO, R. LIBRAS: conhecimento além dos sinais, 1ª ed., São Paulo: Person Prentice Hall, 2011.
RODRIGUES, D. Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas de formação. Lisboa: Instituto Piaget, 2011.