PLANO DE CURSO  
ANO: 2023
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA II    
 

Aulas Teóricas: 50

Aulas Práticas: 30

A) EMENTA
Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. Análise do currículo estadual referente ao ensino de Química. Trabalhando com revistas e jornais: a química do cotidiano. Seleção e organização de conteúdos de química para o Ensino médio. Técnicas de manejo do tempo, espaço e organização de classe: aulas simuladas. Reflexão sobre as situações vivenciadas nas práticas e no estágio profissional O exercício da transposição didática de conteúdos de química para o nível médio.
PCC (36 h/a) - Elaboração e execução de curso experimental de química para os alunos do ensino médio.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
1. Analisar os parâmetros nacionais no ensino de química, novo Ensino Médio.
2. Refletir sobre ensino/aprendizagem em química


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Revisão da BNCC e discussão sobre o novo ensino médio.
PCC: Levantamento das competências gerais da BNCC. Apresentação e discussão.
2.Técnicas de organização de aula
PCC: Levantamento de artigos com materiais de fácil acesso para aulas práticas.
3. PCC: Levantamento para construção de roteiros para realização das práticas experimentais
3.Apresentação de aula teórico/prático
PCC: Apresentação dos roteiros para o curso experimental para os alunos do ensino médio
PCC: Apresentação das praticas experimentais para alunos do ensino médio


D) ATIVIDADES DISCENTES
1.Estudo de casos
2.Apresentação de aulas teórico/prática


E) AVALIAÇÃO
Avaliação teórico/prático


F)BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARREIRO, I. M. F. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. Campinas: AVERCAMP, 2006.
FENTANES, E. G. A Tarefa da Ciência Experimental: um guia prático para pesquisar e informar resultados nas ciências naturais, 1ª. ed., Rio de Janeiro: LTC, 2014. (BIBLIOTCA VIRTUAL - Minha Biblioteca)
MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil, Editora: INIJUI, 2020 (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf.
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação - CEE/SP. Currículo do Estado de São Paulo. Deliberação CEE N° 169/2019. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O,%20DE%206-8-2019.HTM?Time=13/07/2020%2020:57:30

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AQUINO, K; A. da S.; AQUINO, F. Química no Cotidiano: Radioatividade e o meio ambiente: os átomos instáveis da natureza, v. 8, São Paulo: Soc. Bras. de Química, 2012
DEL PINO, J. C.; FERREIRA, M.; MORAIS, L.; NICHELE, T. Z. Química Orgânica - práticas pedagógicas para o ensino médio, Porto Alegre: Artmed, 2007.
EMSLEY, J., Moléculas em Exposição: o fantástico mundo das substâncias e dos materiais que fazem parte do nosso dia a dia, 2ª. ed., São Paulo: Blucher, 2009. (Biblioteca virtual - Minha Biblioteca).