PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 80

A) EMENTA
A Sociologia e a Filosofia como fundamentação teórica para a formação do professor. A Filosofia da Educação na reconstrução do projeto educativo. A reflexão filosófica. Filosofia e Educação. Análise da escola a partir de uma perspectiva sociológico-organizacional. O educador frente aos dilemas contemporâneos: as possibilidades e os limites da educação no Brasil e no mundo.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
- Conhecer, compreender e aplicar os princípios teóricos e práticos da
filosofia e da sociologia nos processos educativos.
- Analisar e avaliar a aplicabilidade da filosofia e sociologia na
educação contemporânea e na formação cidadã.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Introdução à Filosofia
2. Filosofia e Educação
3. Concepções Filosóficas no Brasil e no Mundo
4. Correntes filosóficas na Educação Brasileira
5. Antropologia na Educação
6. Filosofia no mundo moderno
7. Pós-modernidade e Educação



D) ATIVIDADES DISCENTES
- Utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA-Moodle),
possibilitando experiências que mobilizem a capacidade de aprendizagem
da convivência e do respeito da diversidade dos alunos.
- Exercícios e estudos de casos práticos que mobilizem os conhecimentos
tácito e cognitivo, promovendo também a aprendizagem filosófica, ética e
social.
- Debates e reflexões que mobilizem o interesse do aluno e a
identificação de oportunidades para aplicação dos conhecimentos e
habilidades em suas atividades (saber ser e conviver).



E) AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo e processual, considerando todos
os trabalhos resultantes de atividades. Apresentação das atividades
teórico práticas, avaliação semestral escrita e individual.
NOTA – 40% AVA
30% PRESENCIAL
30% PROVA



F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA
LUCKESI, C. C. Filosofia da educação, 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ARANHA, M. L. de A. Filosofando: Introdução à Filosofia, 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2003.
BAUMAN, Z. Aprendendo a pensar com a sociologia, Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
COHN, G. Sociologia, São Paulo: Ática, 2002.


COMPLEMENTAR
OLIVEIRA, P. S., Introdução à Sociologia, São Paulo: Saraiva, 2002
SAVIANI, D.; MENDES, D. T.; BOSI, A.; HORTA, J. S. B. Filosofia da Educação Brasileira, 5ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.