PLANO DE CURSO  
ANO: 2023
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 80

A) EMENTA
A Sociologia e a Filosofia como fundamentação teórica para a formação do professor. A Filosofia da Educação na reconstrução do projeto educativo. A reflexão filosófica. Filosofia e Educação. Análise da escola a partir de uma perspectiva sociológico-organizacional. O educador frente aos dilemas contemporâneos: as possibilidades e os limites da educação no Brasil e no mundo


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
- Conhecer, compreender e aplicar os princípios teóricos e práticos da
filosofia e da sociologia nos processos educativos.
- Analisar e avaliar a aplicabilidade da filosofia e sociologia na
educação contemporânea e na formação cidadã.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Introdução à Filosofia
2. Filosofia e Educação
3. Concepções Filosóficas no Brasil e no Mundo
4. Correntes filosóficas na Educação Brasileira
5. Antropologia na Educação
6. Filosofia no mundo moderno
7. Pós-modernidade e Educação
8. Introdução à Sociologia
9. Fundamentos e concepções no campo da Sociologia
9. Sociologia e Educação
10. Fundamentos sociológicos da educação
11. Sociologia contemporânea
12. A Sociologia como componente curricular no Ensino Médio


D) ATIVIDADES DISCENTES
- Utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA-Moodle),
possibilitando experiências que mobilizem a capacidade de aprendizagem
da convivência e do respeito da diversidade dos alunos.
- Exercícios e estudos de casos práticos que mobilizem os conhecimentos
tácito e cognitivo, promovendo também a aprendizagem filosófica, ética e
social.
- Debates e reflexões que mobilizem o interesse do aluno e a
identificação de oportunidades para aplicação dos conhecimentos e
habilidades em suas atividades (saber, ser e conviver).


E) AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo e processual, considerando todos
os trabalhos resultantes de atividades. Apresentação das atividades
teórico práticas, avaliações bimestrais escritas e individuais.
NOTA:
40% AVA
30% PRESENCIAL
30% PROVA


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LUCKESI, C. C. Filosofia da educação, 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BAUMAN, Z.; MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociologia, Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
CHAUÍ, M. Filosofia, 2ª ed., São Paulo: Ática, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia, 6ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 2012.
COHN, G. Sociologia, 7ª ed., São Paulo: Ática, 2002.