PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 1
DISCIPLINA: ESCOLA E CURRÍCULO    
 

Aulas Teóricas: 40

Introdução do tema currículo, sua origem, desenvolvimento, tendências e propostas. Apresentação das práticas pedagógicas decorrentes dos diferentes modelos curriculares. Analise das diretrizes curriculares nacionais, da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica, dos currículos estaduais e municipais para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Conhecer e analisar o currículo formal e não formal, propiciando as discussões teóricas atuais sobre os processos de construção e organização do conhecimento escolar. Examinar as contribuições da história do currículo e da história das disciplinas escolares bem como, apontar para a compreensão do conhecimento escolar como instância própria do conhecimento. Discutir a base nacional comum e a implementação das principais políticas públicas de currículo como as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais nas diferentes modalidades do ensino e formação.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

UNIDADE 1 – Teorias do currículo
1.1. Teorias tradicionais (tecnicista e progressista)
1.2. Teorias críticas.
1.3. Teorias pós-críticas.
1.4. Tendências contemporâneas no campo do currículo: identidade e diferença; o multiculturalismo.
1.5. Curriculos formais, não formais e currículo oculto
1.6 A Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica
1.7 Currículos estaduais para os anos finais do Ensino fundamental e para o ensino médio
1.8 Currículos Municipais para os anos finais do Ensino fundamental e para o ensino

UNIDADE 2 – Conhecimento, currículo, os professores e a organização do trabalho escolar

2.1. Função social do ensino e organização dos conteúdos.

2.2. A história das disciplinas escolares

2.3. Organização disciplinar do currículo e os diferentes níveis de integração entre asdisciplinas: multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.

2.4. O currículo integrado

2.5. Os professores e o currículo: uma relação delicada.


D) ATIVIDADES DISCENTES

Utilização de dinâmicas e mídias variadas capazes de promover experiências que mobilizem a capacidade de aprendizagem da diversidade dos alunos. Abertura do assunto através de textos, pesquisas e apresentações para ampliação dos conhecimentos. Exercícios e estudos de casos práticos que mobilizem os conhecimentos tácito e cognitivo, promovendo também a aprendizagem social através da troca de informações sobre experiências vividas pelos alunos em suas diversas atividades profissionais. Compartilhamento dos resultados dos estudos dos grupos através de debates e reflexões que mobilizem o interesse do aluno e a identificação de oportunidades para aplicação dos conhecimentos e habilidades em suas atividades (saber ser).

E) AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo e processual, considerando todos os trabalhos resultantes de atividades. Apresentação das atividades teórico práticas, avaliação semestral escrita e individual.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LOPES, A.C.; MACEDO, E. (orgs.) Currículo: debates contemporâneos. São
Paulo: Cortez, 2002.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria, (orgs). Indagações
sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf.
PACHECO, José Augusto. Politicas Curriculares. Editora Porto, 1ª edição, 2002.
SÃO PAULO, Secretaria de Estado da Educação. Currículo do Estado de São
Paulo. Disponível em:
http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível
em: disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CANDAU, Vera Maria: MOREIRA, Antonio Flávio B. Educação escolar e cultura(s):
construindo caminhos. Revista brasileira de Educação n 23, 2003, pp. 156-168,
disponível em www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf
SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e Incertezas sobre o currículo. Editora
Penso, 1ª Edição, 2013