PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: ESCOLA E CURRÍCULO    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA
Introdução do tema currículo, sua origem, desenvolvimento, tendências e propostas. Apresentação das práticas pedagógicas decorrentes dos diferentes modelos curriculares. Analise das diretrizes curriculares nacionais, da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica, dos currículos estaduais e municipais para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Conhecer e analisar o currículo formal e não formal, propiciando as discussões teóricas atuais sobre os processos de construção e organização do conhecimento escolar. Examinar as contribuições da história do currículo e da história das disciplinas escolares bem como, apontar para a compreensão do conhecimento escolar como instância
própria do conhecimento. Discutir a base nacional comum e a implementação das principais políticas públicas de currículo como as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais nas diferentes modalidades do ensino e formação.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
UNIDADE 1 - Teorias do currículo
1.1. Teorias tradicionais (tecnicista e progressista)
1.2. Teorias críticas.
1.3. Teorias pós-críticas.
1.4. Tendências contemporâneas no campo do currículo: identidade e diferença; o multiculturalismo.
1.5. Curriculos formais, não formais e currículo oculto
1.6 A Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica
1.7 Currículos estaduais para os anos finais do Ensino fundamental e para o ensino médio
1.8 Currículos Municipais para os anos finais do Ensino fundamental e para o ensino

UNIDADE 2 - Conhecimento, currículo, os professores e a organização do trabalho escolar

2.1. Função social do ensino e organização dos conteúdos.

2.2. A história das disciplinas escolares

2.3. Organização disciplinar do currículo e os diferentes níveis de integração entre asdisciplinas: multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.

2.4. O currículo integrado

2.5. Os professores e o currículo: uma relação delicada.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Utilização de dinâmicas e mídias variadas capazes de promover experiências que mobilizem a capacidade de aprendizagem da diversidade dos alunos. Abertura do assunto através de textos, pesquisas e apresentações para ampliação dos conhecimentos. Exercícios e estudos de casos práticos que mobilizem os conhecimentos tácito e cognitivo,
promovendo também a aprendizagem social através da troca de informações sobre experiências vividas pelos alunos em suas diversas atividades profissionais. Compartilhamento dos resultados dos estudos dos grupos através de debates e reflexões que mobilizem o interesse do aluno e a identificação de oportunidades para aplicação dos conhecimentos e habilidades em suas atividades (saber ser).


E) AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo e processual, considerando todos
os trabalhos resultantes de atividades. Apresentação das atividades
teórico práticas, avaliação semestral escrita e individual.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LOPES, A. C.; MACEDO, E. (orgs.) Currículo: debates contemporâneos, 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M., (orgs). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf.
SACRISTÁN, J. G. Currículo: uma reflexão sobre a prática, Porto Alegre: Penso, 3ª ed., 2020. (Biblioteca Virtual-Minha Biblioteca)
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf.
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação - CEE/SP. Currículo do Estado de São Paulo. Deliberação CEE N° 169/2019. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O,%20DE%206-8-2019.HTM?Time=13/07/2020%2020:57:30.
Parecer CNE/CEB nº 22/2009, aprovado em 9 de dezembro de 2009 - Diretrizes Operacionais para a implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2259-pceb022-09-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192.
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação - CEE/SP. Deliberação CEE 186/2020 - Fixa normas relativas ao Currículo Paulista do Ensino Médio, de acordo com a Lei 13.415/2017, para a rede estadual, rede privada e redes municipais que possuem instituições vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de Sa?o Paulo, e da? outras provide?ncias. Disponível em: http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2020/Del%20186%202020.pdf.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CANDAU, Vera Maria: MOREIRA, Antonio Flávio B. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista brasileira de Educação n 23, 2003, pp. 156-168, disponível em www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf
SACRISTÁN, J. G., Saberes e Incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 1ª ed., 2013 (Biblioteca Virtual-Minha biblioteca)