PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: ESCOLA E CURRÍCULO    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA
Introdução do tema currículo, sua origem, desenvolvimento, tendências e propostas. Apresentação das práticas pedagógicas decorrentes dos diferentes modelos curriculares. Analise das diretrizes curriculares nacionais, da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica, dos currículos estaduais e municipais para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS



C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)



D) ATIVIDADES DISCENTES



E) AVALIAÇÃO



F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA
LOPES, A.C.; MACEDO, E. (orgs.) Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria, (orgs). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf.
PACHECO, José Augusto. Politicas Curriculares. Editora Porto, 1ª edição, 2002. SÃO PAULO, Secretaria de Estado da Educação. Currículo do Estado de São
Paulo. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

COMPLEMENTAR
CANDAU, Vera Maria: MOREIRA, Antonio Flávio B. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista brasileira de Educação n 23, 2003, pp. 156-168, disponível em www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf
SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e Incertezas sobre o currículo. Editora Penso, 1ª Edição, 2013