PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FOTOGRAFIA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: TÓPICOS EM FOTOGRAFIA    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA
Fotografia de Moda na prática. Técnica e montagem de luz. Editorial de Moda, briefing, pré-produção, produção e pós-produção. Contexto de Mercado. Fotometria para fotografia de moda. Direção de Modelos: revisão. O fotógrafo na campanha de moda. Estudos de Casos.


B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
Objetivo Geral:
Entender a estética da fotografia de moda, mercado e novas tecnologias.
Objetivo Específico:
Transmitir aos acadêmicos conhecimentos sobre fotografia de moda. Traçar discussões a respeito dos conceitos e teorias relacionados à fotografia e a linguagem fotográfica, além de analisar trabalhos de fotógrafos consagrados. Produzir ensaios fotográficos. Aprender técnicas.


C) BASES TECNOLÓGICAS/ (Conteúdo Programático)
Conhecer as bases da fotografia de moda e seus processos transformativos ao longo dos anos; Entender como se processa e se constrói a imagem, descobertas e percepções da mesma, estudar renomados fotógrafos para compor olhares.
Estruturar ainda mais o atrelamento da fotografia ; analisar com mais profundidade o local e o regional; Absorção de repertório para fins de criação de portfólio; Desenvolver capacidade analítica a cerca da imagem e suas implicações; Desenvolver a confiança da atuação livre e incentivar a criação individual/grupal pra objetivando o amadurecimento profissional.
Conhecer, compreender e operar os artefatos e objetos técnicos pertinentes ao mundo fotográfico; Desenvolver a percepção espacial do cenário, da composição e iluminação a fim de planejar e produzir seus trabalhos fotográficos; Ter conhecimento da linguagem que cerca a fotografia facilitando assim sua inserção na fotografia de moda; Apreender técnicas para edição visando também a pós-produção e conhecimento específico de novas tecnologias fotográficas. Atuação em estúdio com propósito de gerar experiência de campo.
Iluminação para dar sentido a imagem
Edição


D) ATIVIDADES DISCENTES
- Atividades de Aprendizagem Teórica:
As aulas teóricas serão desenvolvidas de forma interativa, com projeção multimídia, programas de computador, exposição dialogada, discussão e problematização dos assuntos, trabalhos em grupos, utilização diversificada de recursos didáticos e audiovisuais, objetivando a construção de espaços potenciais de ensino-aprendizagem. As aulas práticas serão desenvolvidas em laboratórios e/ou espaços específicos à disciplina em questão
- Atividades de Aprendizagem Práticas:
Serão atividades extraclasse, que os acadêmicos desenvolverão, visando auto-aprendizagem, descritas na aula de forma clara, objetiva, contendo o tempo médio que o acadêmico necessitará para o seu desenvolvimento e podem compor as avaliações parciais.
Proposta de Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem


E) AVALIAÇÃO
Por método continuado com atividades avaliativas e trabalhos práticos com o objetivo de elaborar um portifólio, dos assuntos abordados no decorrer do curso e que constituirão na avaliação do aluno.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
TOSCANI, Oliviero. A publicidade é um cadáver que nos sorri. 5. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
SANTAELLA, Lúcia, 1944-, NöTH, Winfried. Imagem : cognição, semiótica, mídia . 1.ed. São Paulo: Iluminuras, 2012-2014.
CASTILHO, Khátia. Discursos da moda: semiótica, design, corpo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2008.
GARCIA, Carol; MIRANDA, Ana Paula. Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. 2.ed. São Paulo: Ed. Anhembi Morumbi, 2007.
MARRA, Claudio. Nas sombras de um sonho: história e linguagens da fotografia de moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CIDREIRA, Renata Pitombo. Os sentidos da moda: vestuário, comunicação e cultura. São Paulo: Annablume, 2005.
LIPOVESTSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MAFFESOLI, Michel. Mediações simbólicas: a imagem como vínculo social. Revista Famecos, Porto Alegre, n.8, jul. 1998
THADEU, Hélio de. Efeitos especiais em fotografia: a imagem criativa. Lisboa: Dinalivro, c2000.
TRIGO, Thales. Equipamento fotográfico:teoria e prática. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.
HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
BUSSELLE, Michael. Tudo sobre fotografia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, c1979.

Periódicos
FOTOGRAFE MELHOR. São Paulo: Europa. REVISTA FHOX. São Paulo: Fhox. REVISTA FOTOGRAFIA DIGITAL. Editora Digerati
Multi-Mídia
http://www.olhar.com.br http://www.fotosite.com.br http://www.portaldafotografia.com.br http://www.abrafoto.com.br/ http://www.abaf.art.br/ http://www.guiademidia.com.br/sites/fotografiaseimagens.htm http://br.olhares.com/ http://www.guiadafotografia.com/ http://onephoto.net/ http://www.pbase.com/ http://www.photodom.com/ http://www.photosig.com/go/main http://www.eyefetch.com/ http://www.dpchallenge.com/photo_gallery.php http://photo.net/ http://www.photoshopcreative.com.br/