PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FOTOGRAFIA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: TÓPICOS EM FOTOGRAFIA    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA

Fotografia de Moda na prática. Técnica e montagem de luz. Editorial de Moda, briefing, pré-produção, produção e pós-produção. Contexto de Mercado. Fotometria para fotografia de moda. Direção de Modelos: revisão. O fotógrafo na campanha de moda. Estudos de Casos.
A)EMENTA:
Fotografia de Produtos na prática. Técnica e montagem de luz. Briefing, pré-produção, produção e pós-produção. Contexto de Mercado. Fotometria para fotografia de Produto. Produção de Cenários. Composites (Composições Fotográficas). Estudos de Casos.
B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS

Objetivo Geral:
Entender a estética da fotografia de Produtos, mercado e novas tecnologias.

Objetivo Específico:
Transmitir aos acadêmicos conhecimentos sobre fotografia de produtos. Traçar discussões a respeito dos conceitos e teorias relacionados à fotografia e a linguagem fotográfica, além de analisar trabalhos de fotógrafos consagrados. Produzir ensaios fotográficos. Aprender técnicas.

C) BASES TECNOLÓGICAS/COMPETÊNCIAS

- Conhecer as bases da fotografia de produtos e seus processos transformativos ao longo dos anos; entender como se processa e se constrói a imagem, descobertas e percepções dela, estudar renomados fotógrafos para compor olhares.
- Estruturar ainda mais o atrelamento da fotografia; analisar com mais profundidade o local e o regional; Absorção de repertório para fins de criação de portfólio; desenvolver capacidade analítica acerca da imagem e suas implicações; desenvolver a confiança da atuação livre e incentivar a criação individual/grupal pra objetivando o amadurecimento profissional.
- Conhecer, compreender e operar os artefatos e objetos técnicos pertinentes ao mundo fotográfico; desenvolver a percepção espacial do cenário, da composição e iluminação a fim de planejar e produzir seus trabalhos fotográficos; ter conhecimento da linguagem que cerca a fotografia facilitando assim sua inserção na fotografia de produto; apreender técnicas para edição visando também a pós-produção e conhecimento específico de novas tecnologias fotográficas.
-Atuação em estúdio com propósito de gerar experiência de campo.
- Iluminação para dar sentido a imagem
- Edição, tratamento e pós-produção com a finalidade de criação imagética.

D) ATIVIDADES DISCENTES

- Atividades de Aprendizagem Teórica:
As aulas teóricas serão desenvolvidas de forma interativa, com projeção multimídia, programas de computador, exposição dialogada, discussão e problematização dos assuntos, trabalhos em grupos, utilização diversificada de recursos didáticos e audiovisuais, objetivando a construção de espaços potenciais de ensino-aprendizagem. As aulas práticas serão desenvolvidas em laboratórios e/ou espaços específicos à disciplina em questão

- Atividades de Aprendizagem Práticas:
Serão atividades extraclasse, que os acadêmicos desenvolverão, visando autoaprendizagem, descritas na aula de forma clara, objetiva, contendo o tempo médio que o acadêmico necessitará para o seu desenvolvimento e podem compor as avaliações parciais.

E) AVALIAÇÃO
As avaliações oficiais serão imagens produzidas com o objetivo de elaborar um portfolio, dos assuntos abordados na disciplina no decorrer do semestre e que constituirão na avaliação do aluno.

E) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

TOSCANI, Oliviero. A publicidade é um cadáver que nos sorri. 5. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

SANTAELLA, Lúcia, 1944-, NöTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 1.ed. São Paulo: Iluminuras, 2012-2014.



F) Referências Complementares

THADEU, Hélio de. Efeitos especiais em fotografia: a imagem criativa. Lisboa: Dinalivro, c2000.
TRIGO, Thales. Equipamento fotográfico:teoria e prática. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.
HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
BUSSELLE, Michael. Tudo sobre fotografia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, c1979.


Periódicos
FOTOGRAFE MELHOR. São Paulo: Europa. REVISTA FHOX. São Paulo: Fhox. REVISTA FOTOGRAFIA DIGITAL. Editora Digerati
Multi-Mídia
http://www.olhar.com.br http://www.fotosite.com.br http://www.portaldafotografia.com.br http://www.abrafoto.com.br/ http://www.abaf.art.br/ http://www.guiademidia.com.br/sites/fotografiaseimagens.htm http://br.olhares.com/ http://www.guiadafotografia.com/ http://onephoto.net/ http://www.pbase.com/ http://www.photodom.com/ http://www.photosig.com/go/main http://www.eyefetch.com/ http://www.dpchallenge.com/photo_gallery.php http://photo.net/ http://www.photoshopcreative.com.br/