PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 05
DISCIPLINA: PRÁTICA SUPERVISIONADA EM SAÚDE PÚBLICA    
 

Aulas Teóricas: 200

A) EMENTA
O estágio favorece o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à prática da fisioterapia em centros de recuperação biopsicossociais, (centro de "reabilitação"); programas institucionais, nas ações básicas de saúde; na estratégia saúde da família; nas equipes de saúde coletiva; nas equipes de vigilância em saúde e epidemiológica; Integrar o aluno nas ações básicas de saúde; para desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação, com foco no atendimento individual e coletivo, com ações interdisciplinares. Atuação prática generalista na Atenção Básica. Discussão e elaboração de programas de intervenções fisioterapêuticas a serem desenvolvidas nas Unidades básicas de Saúde de acordo com o perfil epidemiológico da população atendida nestas unidades, promovendo saúde e prevenindo patologias. Com isso o estágio visa despertar no futuro profissional uma aproximação dos serviços públicos de saúde, no âmbito curativo, preventivo e reabilitador aproximando o profissional da demanda social da população que precisa dos serviços de fisioterapia, que seja humanizada sem que haja detrimento referencial teórico.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
-Possibilitar aos alunos vivencias em cenários reais da prática em saúde, dentro das unidades básicas para que desenvolvam habilidades para solucionar problemas em saúde de maneira eficaz.
- Capacitar o aluno para atuar com intervenções fisioterapêuticas para promoção de saúde e prevenção de doenças, de acordo com a necessidade e relacionada com a epidemiologia do território levando em conta o aspecto biopsicossocial da população.
-O aluno deverá estar apto a desenvolver ações de fisioterapia na atenção a` saúde do idoso, saúde da mulher, saúde do homem, saúde infantil e materna, saúde do trabalhador, saúde das pessoas com deficiência e saúde escolar;
-Capacitar o aluno para promover orientações/ ações educativas, tanto em suas avalições/atendimentos quanto em salas de espera (palestras/dinâmicas) e fazer intervenções fisioterapêuticas individuais de acordo com a disponibilidade de recursos nas unidades ou em grupos específicos (hipertensos, idosos, gestantes, mulheres com incontinência urinária...), de acordo com o perfil epidemiológico local, a fim de proporcionar à comunidade, um ciclo de cuidado e de adoção de estilo de vida mais saudável.
-Desenvolver habilidade e competência para relação interdisciplinar com a equipe de saúde da atenção primária.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
-Apresentação do local do estágio e do funcionamento;
-Conhecer a equipe de saúde das unidades;
- Levantamento epidemiológico da população local;
-Aplicação de fichas e questionários utilizados nas avaliações/ atendimentos à comunidade local;
-Desenvolvimento de atividades voltadas à comunidade: informações sobre prevenção e detecção precoce das patologias mais prevalentes;
-Intervenções fisioterapêuticas para promoção de saúde e prevenção de doenças.
-Reuniões clínicas- discussão de casos e apresentação de artigos relacionados.


D) ATIVIDADES DISCENTES
-O aluno inicialmente traçará o perfil epidemiológico da população local, para colocar em prática estratégias de promoção de saúde e prevenção de doenças.
-Atender a população de acordo com a necessidade de cada indivíduo (avaliar e planejar objetivos e condutas terapêuticas);
- O aluno deverá desenvolver ações educativas para a comunidade: atuar na promoção da saúde e na prevenção de patologias, levando em consideração as necessidades e demandas da população local.
-Fornecer orientações de saúde para a prevenção de doenças, incentivar prática de atividades físicas monitoradas, quebra de comportamento sedentário e a prática de hábitos saudáveis.
-Preparar os indivíduos para realizar as atividades de vida diária com maior independência possível e melhor qualidade de vida.
-Realizar intervenções fisioterapêuticas para promoção de saúde, prevenção de doenças e limitação de dano, de acordo com a necessidade de cada grupo avaliado (gestantes, puérperas, idosos, criança, indivíduos com doenças cardiovasculares, diabetes, disfunções de assoalho pélvico, dores crônicas...).
-Discussão de casos e apresentação de artigos científicos.


E) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado no ambiente de estágio quanto a:
-Relação terapeuta-paciente
-Capacidade de identificar e solucionar problemas
- Avaliação, evolução em prontuários e reavaliações dos pacientes
- Aplicação de técnicas e manuseio dos equipamentos
-Habilidade de relacionamento interdisciplinar
-Responsabilidade de suas funções no local de estágio
Avaliação teórica e apresentação de artigos: o aluno será avaliado quanto ao conhecimento na área.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Deliberato, P.C. P. Fisioterapia preventiva: fundamentos e aplicações. 2ª ed. Barueri, SP: Manole, 2017.
Filócomo, B. D. Fisioterapia Preventiva em Foco. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
Moreira, T.C.; Arcari, J. M.; Coutinho, A.O. R.; et.al. Saúde coletiva. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Straub, R. O. Psicologia da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Paim, J.S.; Filho, N.A. Saúde Coletiva - Teoria e Prática. 1ª ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014.
Solha, R.K.T. Saúde coletiva para iniciantes. 2ª ed. São Paulo: Érika,2014.