PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 05
DISCIPLINA: PRÁTICA SUPERVISIONADA EM NEUROLOGIA    
 

Aulas Teóricas: 200

A) EMENTA
O estágio favorece o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à prática da fisioterapia nas doenças neurológicas permitindo ao aluno aplicar os conhecimentos teóricos de fisioterapia em neurologia e psicomotricidade adquiridos ao longo de todo o curso, para a organização, efetuação de programas de tratamento a partir de avaliações das alterações funcionais encontradas no sistema neurosensóriomotor e musculoesquelético de crianças, adultos e idosos, provenientes das doenças de origem neurológica; e a partir daí elaborar e aplicar programas de tratamento com métodos e técnicas adequadas para os pacientes com alterações neuropsicomotoras baseado na avaliação fisioterápica, com acompanhamento do paciente. Com isso o estagio visa aprimorar os conhecimentos teóricos práticos na área especifica de fisioterapia em neurologia e Neuropediatria. Participação em atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação em equipe interdisciplinar.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Capacitar o aluno a: - desenvolver habilidades práticas no atendimento do paciente adulto e pediátrico, acometidos por doenças e/ou afecções neurológicas que afetam a funcionalidade neuromuscular, com manifestações e disfunções dos sistemas sensorial, intelectual, motor, cognitivo, social e afetivo;
- Treinar a receptividade ao paciente, desde sua busca pelo serviço de fisioterapia neurológica, até ao término do seu atendimento, com respeito ético profissional;
- Praticar a empatia, no diálogo acessível de entendimento do paciente e seu familiar / cuidador / acompanhante;
- Reunir conhecimento teórico, à prática da anamnese do paciente neurológico adulto e pediátrico, sobre a avaliação física funcional dos diversos aparelhos e sistemas afetados pela disfunção do sistema neurológico.
- Reconhecer os sinais e sintomas ligados as disfunções neurológicas e a,
- Buscar o raciocínio clínico funcional no desenvolvimento do diagnóstico fisioterapêutico, objetivo de tratamento, e programação dos protocolos de tratamento em fisioterapia neurofuncional, e do prognóstico; baseados na interdisciplinaridade e evidências científicas disponíveis em biblioteca física e virtual, bem como nas bases de dados científicas, online.
- Aplicar as ferramentas científicas validadas (questionários, testes e escalas, funcionais).
- Desenvolver um olhar biopsicossocial, e de políticas públicas no amparo e garantia da acessibilidade e inclusão do paciente neurológico, na educação, saúde, lazer, trabalho e comunidade.
- Desenvolver e usar a tecnologia assistiva (TA) autossustentável, no amparo do paciente neurológico e sua família/cuidador, na promoção da sua funcionalidade e do ambiente em que ele vive.
- Tornar-se profissional com senso crítico científico, capaz de trabalhar de forma individual e em equipe.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- Estudo das ferramentas utilizadas na fisioterapia neuro funcional;
- Estudo da avaliação do paciente neurológico adulto;
- Estudo da avaliação do paciente pediátrico;
- Estudo das disfunções neurológicas, reconhecimento da manifestação clínica e das disfunções encontradas.
- Discussão de casos clínicos de pacientes adultos e pediátricos.
- Desenvolvimento patológico, em todas as fases da vida, e da sua consequência funcional.
- Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, associado ou não a lesão do sistema neuromotor.
- A doença neurológica crônica do paciente pediátrico, e seu envelhecimento;
- Disfunções do sistema nervoso periféricos;
- Disfunções de doenças deslizantes centrais e periféricas;
- Doenças agudas do sistema nervoso;
- Doenças degenerativas progressivas.
- Manifestação por doença cérebro vascular: traumática ou espontânea;
- Doenças da medula espinal: traumática e não traumática.
- Prescrição de dispositivo auxiliar e ou TA.
- Encaminhamentos, laudos e pedidos de exames, para o paciente neurológico.
- Estudo de casos e de exames complementares;
- Atendimento interprofissional, interdisciplinar do paciente neurológico.
- Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF) e Classificação Internacional da Doença (CID-10).
- Alta.

D) ATIVIDADES DISCENTES
- Realizar discussão de estudos de casos;
- Oferecer atendimento prático ao paciente neurológico: realizar avaliação e diagnóstico fisioterapêutico e reavaliação, e alta quando possível; traçar objetivos e tratamento. Prever prognóstico.
- Acompanhar o paciente, em sessões semanais de atendimento, por ele oferecido, até a alta ou troca de setor.
- Registrar em documentos, da clínica escola, todos os dados coletados do paciente, e realizar evolução à cada sessão.
- É de responsabilidade do aluno (sob a supervisão acadêmica), assegurar o paciente de todos os cuidados prestados à ele, referentes ao tratamento de Fisioterapia Neurológica na clínica escola, bem como a orientação de seu cuidador e familiares, e a prescrição de exercícios como 'remédio' a ser 'tomado' em casa, na continuidade e melhora do quadro.
- Apresentar seminário, de temas neurológicos, de doenças do sistema nervoso e do seu tratamento fisioterapêutico.

E) AVALIAÇÃO
- Avaliação prática: evolução do aluno, durante a realização dos atendimentos e procedimentos práticos, do início ao término do estágio;
- 1 avaliação teórica.
- Feedback, no decorrer do estágio e final, de encerramento.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

- Tratado De Medicina De Reabilitação. GREVE M.J.D?A. Editora: ROCA. Ano: 2007
- FISIOTERAPIA: AVALIAÇÃO E TRATAMENTO. SUSAN B. O´SULLIVAN, THOMAS J. SCHMITZ, GEORGE D. FULK.
- Neuroanatomia Funcional. Angelo Machado / Lucia Machado Haertel. 3ªedição. Editora: Atheneu. Ano: 2014.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- SANVITO, W. L. Síndromes neurológicas ? ACRÔNIMOS E EPÔNIMOS. 4 ed. São Paulo: Atheneu, 2019.

- FONTES, FUKUJIMA, CARDEAL Fisioterapia Neurofuncional - Fundamentos e Prática; ATHENEU 2007.

BIBLIOGRAFIA BIBLIOTECA VIRTUAL

CHAVES, Anna Carolina Xavier E. Doenças Neuromusculares - Atuação de Fisioterapia - Guia Teórico e Prático. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2012. E-book. ISBN 978-85-412-0433-0. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0433-0/. Acesso em: 26 jan. 2024.

DAVIES, Patricia M. Hemiplegia: Tratamento para Pacientes após AVC e Outras Lesões Cerebrais. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2008. E-book. ISBN 9788520444139. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520444139/. Acesso em: 26 jan. 2024.

FINNIE, Nancie R. O Manuseio em Casa da Criança com Paralisia Cerebral 3a ed.. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2000. E-book. ISBN 9788520442661. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520442661/. Acesso em: 26 jan. 2024.
KOPCZYNSKI, Marcos C. Fisioterapia em Neurologia. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2012. E-book. ISBN 9788520451748. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520451748/. Acesso em: 26 jan. 2024.

O?SULLIVAN, Susan B.; SCHMITZ, Thomas J. Reabilitação na prática 2a ed.. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2020. E-book. ISBN 9786555760903. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555760903/. Acesso em: 26 jan. 2024.

O?SULLIVAN, Susan B.; SCHMITZ, Thomas J.; FULK, George D. Fisioterapia: avaliação e tratamento 6a ed.. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2018. E-book. ISBN 9786555762365. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555762365/. Acesso em: 26 jan. 2024.