PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 05
DISCIPLINA: PRÁTICA SUPERVISIONADA EM GERIATRIA    
 

Aulas Teóricas: 150

A) EMENTA
O estágio favorece o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à prática da fisioterapia em geriatria, permitindo ao aluno aplicar os conhecimentos básicos adquiridos ao longo de todo o curso, para a organização, a eleição e a prescrição de condutas fisioterapêuticas convencionais e/ou integrativas e complementares, a partir de avaliação das alterações cinético funcional sua ordenação e indução, execução, para levar o idoso a uma maior independência bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional até a alta do serviço de Fisioterapia. Com isso o estágio visa aprimorar os conhecimentos teóricos práticos da fisioterapia em geriatria. Participação em programas de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação interdisciplinar para o idoso que respeite suas limitações físicas e psicológicas. Além disso, é objetivo do estágio atualizar os alunos sobre a prevenção, promoção de saúde do idoso que sofre com a redução de seus atributos e aptidões funcionais. Foca o também o atendimento individualizado e em grupos com preparação de material de apoio à família do idoso.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Domínio na realização da avaliação da pessoa idosa, com ênfase na Avaliação Geriátrica Ampla (AGA); entendimento e aplicação de instrumentos específicos para classificação da Síndrome da Fragilidade; avaliação fisioterapêutica física e também na aptidão da realização das atividades básicas de vida diária e na marcha.
Conhecimento dos princípios fisiológicos e fisiopatológicos decorrentes do processo do envelhecimento; das síndromes geriátricas mais incidentes nesta população; bem como envelhecimento ativo e cuidados paliativos.
Habilidade na elaboração de estratégias para prevenção de fatores de risco para síndrome do imobilismo e quedas em idosos; além da promoção de práticas e programas de saúde nesta mesma população. Atenção primária e forma de atuação fisiorapêutica em equipe multiprofissional na assistência das principais patologias que acometem esse público.
Competência na execução de sessões de Revitalização geriátrica, com objetivo de aumento da capacidade funcional, melhora na realização das atividades básicas de vida diária, possibilitando mais independência, autonomia e impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes. Centrando o cuidado no paciente.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Aulas teórico-prática relevantes para a execução da avaliação fisioterapêutica em Gerontologia, com uso da Avaliação Geriátrica Ampla e testes específicos adicionais.
Aplicação dos recursos terapêuticos, dispositivos auxiliares, modificações do ambiente doméstico para evitar quedas e facilitar a realização das atividades de vida diária, além da vivência prática da interdisciplinaridade em Gerontologia, com rastreio de disfunções e encaminhamentos para outros profissionais de saúde.
Discussão de casos clínicos, seminários, fixação de conteúdos relevantes da área e intervenções em educação em saúde.
Avaliação dos pacientes, planejamento, desenvolvimento e monitorização de sessões de Revitalização geriátrica, bem como habilidade para lidar com intercorrências.
Enfatizar a importância de centrar o atendimento no paciente e trabalhar com o envolvimento da família na elaboração das terapias.
Trabalho em equipe e proatividade na condução de grupos preventivos e terapêuticos em idosos com Síndrome da Fragilidade com diferentes níveis de disfunções.
Elaboração de relatórios, descrição da evolução das sessões, da ficha de monitorização e atualização periódica dos prontuários dos pacientes.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Prática clínica supervisionada em Gerontologia seguindo a fisioterapia baseada em evidências, com atendimentos individuais e em grupo, especialmente de idosos com Síndrome da Fragilidade. Contemplando: avaliação, descrição da evolução das sessões, bem como da ficha de monitorização, atualização dos prontuários dos pacientes e elaboração de relatórios periódicos.
Discussão de casos clínicos, apresentação de seminários, intervenções de educação em saúde e fixação de conteúdos teóricos referentes a população idosa, com ênfase na prevenção de quedas e imobilismo, e as demais síndromes geriátricas. Além de provas teóricas.


E) AVALIAÇÃO
Avaliação teórica: O aluno será avaliado por meio de duas avaliações, um caso clínico/seminário, uma atividade de educação em saúde, e a supervisão diária da descrição da evolução das sessões, bem como da ficha de monitorização, atualização dos prontuários dos pacientes e elaboração de relatórios periódicos.
Avaliação prática: Será considerado o conhecimento e o domínio para a realização da avaliação dos pacientes, a habilidade na elaboração e execução das terapias individualizadas propostas, além da competência na monitorização dos pacientes durante as sessões. A postura do aluno durante todas as atividades propostas na prática supervisionada também será avaliada.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Freitas, Elisabete V. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
Avers, Dale e Rita A. Wong. Guccione Fisioterapia Geriátrica . Disponível em: Minha Biblioteca, (4ª edição). Grupo GEN, 2022.
Diniz, Lucas, R. et al. Geriatria . Disponível em: Minha Biblioteca, MedBook Editora, 2019.
Rebelatto, José, R. e José Geraldo da Silva Morelli. Fisioterapia Geriátrica: a Prática da Assistência ao Idoso . Disponível em: Minha Biblioteca, (2ª edição). Editora Manole, 2007.
 
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR.
Tommaso, Ana Beatriz Galhardi D. Geriatria - Guia Prático. Disponível em: Minha Biblioteca, (2nd edição). Grupo GEN, 2021.
Wibelinger, Lia M. Fisioterapia em Geriatria. Disponível em: Minha Biblioteca, Thieme Brazil, 2015.
Boas, Marco Antonio V. Estatuto do Idoso Comentado . Disponível em: Minha Biblioteca, (5ª edição). Grupo GEN, 2015.
Kane, Robert, L. et al. Fundamentos de geriatria clínica. Disponível em: Minha Biblioteca, (7th edição). Grupo A, 2014.