PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 05
DISCIPLINA: PRÁTICA SUPERVISIONADA EM CARDIO-RESPIRATÓRIA    
 

Aulas Teóricas: 200

A) EMENTA
O estágio favorece o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à prática da fisioterapia em cardiologia permitindo ao aluno aplicar os conhecimentos teóricos de fisioterapia em cardiologia adquiridos ao longo de todo o curso, para a organização, execução de programas de tratamento fisioterápico para o paciente cardiopata. Proporcionar ao aluno contato com o paciente cardíaco com o objetivo de torná-lo apto para avaliar, elaborar e executar programas preventivos e terapêuticos para pacientes portadores de disfunções cardiovasculares. Caracterizar a fisiologia do exercício aplicada à fisioterapia em cardiologia. Participação em programas de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação interdisciplinar para pacientes cardiopatas. Fundamentação teórica e pratica da fisioterapia nas diversas patologias respiratórias, aspectos relacionados à avaliação e tratamento fisioterapêutico aplicado a pneumologia e ventilação mecânica. Experiência prática na avaliação e tratamento fisioterapêutico de indivíduos portadores de patologias respiratórias no atendimento ambulatorial, hospitalar e em unidade de terapia intensiva. Participação em programas de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação interdisciplinar de grupo ou individual para pacientes pneumopatas.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS:
O estágio de fisioterapia em cardiorrespiratória do 5º ano, visa o atendimento fisioterapêutico de indivíduos acometidos por doenças respiratórias, fornecendo o contato direto dos alunos com pacientes que possuam doenças/disfunções respiratórias, de tal modo que desenvolvam atividades de avaliação, elaboração de tratamento, monitorização e execução de programas preventivos e terapêuticos com os pacientes portadores destas disfunções.
Os objetivos incluem tornar o aluno apto à: avaliar e diagnosticar indivíduos com fatores de risco e doenças cardiorrespiratórias; estratificar o risco cardiovascular e prescrever exercícios físicos (aeróbios e resistidos) à estes pacientes; elaborar conduta fisioterapêutica adequada ao tratamento dessa população ? ambiente ambulatorial e ambiente hospitalar (HOSPITAL REGIONAL DE ASSIS); monitorar e reconhecer respostas normais e anormais que podem ocorrer nessa população durante e após a realização de exercícios físicos; saber interpretar exames clínicos e laboratoriais relacionados às doenças cardiorrespiratórias.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO):
Aulas teórico-prática relevantes para a execução clínica fisioterapêutica ? avaliação corporal, avaliação funcional e do sistema nervoso autônomo, prescrição de exercícios aeróbios e resistidos, estratificação de risco e monitorização ambulatorial e hospitalar.
Elaboração de relatórios, que englobam avaliação física-funcional, estratificação de risco e prescrição de exercício físico, e súmula de atendimento.
Elaboração e apresentação de casos clínicos/seminários com temas relevantes ao atendimento da população cardiorrespiratória.
Implementação de um projeto de intervenção em educação na saúde dos pacientes com disfunções cardiorrespiratórias.
Avaliação dos pacientes, planejamento, desenvolvimento e monitorização de sessões do programa de reabilitação pulmonar.


D) ATIVIDADES DISCENTES:
O aluno deverá ter participação ativa durante a discussão dos assuntos abordados, além da participação prática durante o decorrer das sessões do programa de reabilitação cardiovascular, atuando tanto individualmente como parte do grupo em que participa.


E) AVALIAÇÃO:
Quanto à avaliação teórica, o aluno será avaliado por meio de uma prova teórica, um caso clínico/seminário de algum paciente que esteja sendo atendido no setor e relatório do prontuário dos pacientes.
Para avaliação prática, a nota será considerada a partir das avalições realizadas nos pacientes em ambiente hospitalar e em ambiente ambulatorial, da monitorização e postura do aluno durante as sessões do programa, e do projeto de intervenção implantado durante o curso do estágio.
A nota final será a média aritmética dos componentes.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
RODRIGUES, M. M. D. G. Bases da Fisioterapia Respiratória - Terapia Intensiva e Reabilitação. (2nd edição). Grupo GEN, 2018.
BRITTO, R. R. et al. Recursos manuais e instrumentais em fisioterapia respiratória 2a ed. Editora Manole, 2014.
SARMENTO, G. J. V. Fisioterapia respiratória no paciente crítico: rotinas clínicas 4a ed. Editora Manole, 2016.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
VALIATTI. Ventilação Mecânica - Fundamentos e Prática Clínica. Grupo GEN, 2015.
TANAKA, C.; FU, C. Fisioterapia em terapia intensiva. Editora Manole, 2020.
RIBEIRO, Denise. C.; SHIGUEMOTO, Tathiana. S. O ABC da Fisioterapia Respiratória. Editora Manole, 2015.