PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 05
DISCIPLINA: INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE    
 

Aulas Teóricas: 38

A) EMENTA
Partes do computador (unidade de sistema, vídeo, teclado, memória e periféricos).
Evolução tecnológica dos computadores e informática em saúde. Tipos de Software (básicos, utilitários, aplicativos, linguagens de programação). Organização da informação, Ambiente gráfico Windows. Edição de textos. Internet (conceitos e ferramentas). Planilhas eletrônicas: conceitos e ferramentas. Criação de apresentações visuais (Power Point e outros). Vírus eletrônicos e antivírus. Bancos de dados: conceitos e ferramentas. Integração entre os diversos tipos de software. Softwares utilizados e disponibilizados pelo governo: Epiinfo, Sinan e outros aplicativos usados na área de saúde. Prontuário eletrônico: análise de consistência e necessidade para desenvolvimento da prática, administração e pesquisa.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Reconhecer a necessidade e importância dos sistemas eletrônicos de informação, correlacionando-os com a evolução histórica da informática.
Ser capaz de utilizar-se dos recursos da informática com estratégia não só de elaborar relatórios, mas também como maneira de oferecer uma assistência de fisioterapia mais segura e eficaz.
Conhecer os softwares específicos da saúde disponibilizados pelo poder público, aplicando seus conceitos e utilizando os recursos dos mesmos.
Conscientizar e agir com postura profissional que preserve constantemente os direitos autorais e os direitos ao sigilo das informações geradas pelo uso do prontuário eletrônico.
Ser capaz de editar textos e elaborar planilhas eletrônicas e gráficas.
Ser capaz de organizar um banco de dados.
Ser capaz de utilizar-se dos recursos de informática (escrito e visual) no preparo de apresentações orais (seminário, PIC, apresentação oral, aulas, palestras).
Conhecer algumas possibilidades de uso da internet na educação: acessar, selecionar informações, explorar endereços eletrônicos para fins de planejamentos educacionais e técnicos.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Evolução tecnológica dos computadores e informática em saúde.
Organização da informação, Ambiente gráfico Windows.
Edição de textos.
Internet (conceitos e ferramentas).
Planilhas eletrônicas: conceitos e ferramentas.
Criação de apresentações visuais (Power Point e outros).
Bancos de dados: conceitos e ferramentas.
Integração entre os diversos tipos de software.
Softwares utilizados e disponibilizados pelo governo: Acesso ao DataSus e informações de saúde contidas no Tabnet, Epiinfo, Sinan e outros aplicativos usados na área de saúde.
Prontuário eletrônico: análise de consistência e necessidade para desenvolvimento da prática, administração e pesquisa.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Os estudantes deverão realizar exercícios e Seminários conforme os temas indicados para estudo extra-aula.
Os estudantes realizarão busca, organização e análise de dados obtidos em Bases de Dados em Saúde, a fim de aprimorar o desenvolvimento cognitivo e a aplicabilidade do conhecimento na sua prática clínica.


E) AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, participação nas atividades práticas, além da sua participação nas atividades propostas na aula.



F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. Tradução de Daniel Vieira. Introduction to database systems. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
DATE, C. J. Introdução a Sistema de Banco de Dados. 4 ed. Traduzida da última versão original de Hélio Auro Gouveia. Rio de Janeiro: Campus Ltda, 1986.
SABBATINI, M. Publicações eletrônicas na internet. São Paulo: Yendis, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
TAJRA; FEITOSA, S. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 7 ed. São Paulo: Érica, 2001.
Artigos recomendados
ALBUQUERQUE, E. C.; SCALABRIN, E. E. O uso de computador em programas de reabilitação neuropsicológico. Psicol Argum. 2007; 25(50): 267-73.
SOUZA, F.H. Uso do Nintendo® Wii como instrumento de reabilitação na Fisioterapia: revisão bibliográfica. 2011.