PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA RELAÇÃO TERAPEUTA PACIENTE    
 

Aulas Teóricas: 38

A) EMENTA
Aspectos psicológicos e emocionais do adoecer fisicamente. Introdução a algumas abordagens de psicoterapia corporal. O paciente e suas relações com seu próprio corpo. Auto-imagem corporal e seus significados.
O caráter psicológico do adoecer em diferentes áreas: cardiologia, reumatologia, ortopedia, geriatria; a criança, o idoso como pacientes, o paciente em UTI e em estado terminal.
As relações Terapeuta/paciente. Os conceitos de resistência, repressão, transferência, contratransferência, expectativas (ilusões) do paciente, impotência do terapeuta... e seus papéis nas relações terapeuta/paciente. Os cuidados psicológicos e emocionais a serem considerados naquelas relações.
Cuidados éticos nas relações terapeuta/paciente.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Possibilitar ao futuro fisioterapeuta uma apreensão mais globalizante de seus pacientes permitindo que possa compreender certas afecções somáticas como elementos inseridos em um ser humano total: físico, psicológico, social e moral; Possibilitar sua compreensão mais ampla dos principais elementos psicológicos que tendem a se estabelecer na relação terapeuta/paciente; Compreender que certos sintomas físicos podem ter significados psicológicos e inclusive serem codeterminados por fatores psicológicos e somáticos. Requer reconhecer os conflitos psicológicos decorrentes das afecções e traumas ocorridos no seu soma. Levar o futuro profissional de fisioterapia a conhecer e reconhecer assim como manejar a RELAÇÃO FISIOTERAPEUTA X PACIENTE (sua dinâmica e seus conteúdos).


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Aspectos psicológicos e emocionais do Adoecer fisicamente.
2. Psicoterapia corporal - o paciente e suas relações com o próprio corpo; autoimagem corporal e seus significados.
3. O caráter psicológico do adoecer em diferentes áreas: cardiologia, reumatologia, ortopedia, geriatria. O paciente em suas diferentes faixas etárias. O paciente em UTI e estado terminal.
4. As relações Terapeuta/Paciente. Os conceitos de resistência, repressão, transferência, contratransferência, expectativas (ilusões) do paciente, importância do terapeuta.
5. Cuidados Psicológicos, emocionais e éticos nas relações Terapeuta/Paciente.



D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas e dialogadas, com utilização de recursos multimídias, textos e estudos de casos.



E) AVALIAÇÃO
* Trabalhos individuais e em grupos escritos e apresentados oralmente.
* Avaliações individuais escritas.


F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA
CHIOZZA L. Por que adoecemos? A história que se oculta no corpo. Campinas: Papirus, 1987.
FIGUEIREDO, L. C. A metapsicologia do cuidado. Psyche (São Paulo). v.11, n.21. São Paulo, 2007.
FIORELLI, J.O.; MARINHO, A.P. Psicologia na Fisioterapia. São Paulo: Atheneu,2005.


COMPLEMENTAR
MELLO, J. F. Psicossomática hoje. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.
SIVADON, P. Corpo e terapêutica: uma psicopatologia do corpo. Campinas: Papirus, 1987.
Artigos recomendados
FIGUEIREDO, L. C. Cuidado e saúde: uma visão integrada. ÁLTER - Revista de Estudos Psicanalíticos, v. 29 (2) 11-29, 2011.