PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: FISIOTERAPIA PREVENTIVA    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA
Promoção da saúde e a construção de políticas para o setor; Estratégia saúde da família; Atenção básica à saúde; Fisioterapia na atenção básica. Escola de Posturas: Conceito, histórico e aplicabilidade; Noções posturais e avaliação postural; Reeducação postural e exercícios corretivos. Saúde do Trabalhador: Política Nacional de Saúde do Trabalhador; Análise de riscos ocupacionais: acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; Normas regulamentadoras e o mapa de riscos; A fisioterapia no trabalho: Ginástica Laboral. Atenção ao Portador de Deficiência: Acessibilidade; Adaptações; Ergonomia aplicada ao portador de deficiência. Tópicos Especiais de Fisioterapia em Saúde Coletiva: Principais Programas de Saúde Pública no Brasil: PSF; Hipertensão; Diabetes; PAISAM; Atuação do Fisioterapeuta em Equipe Interdisciplinar e Multidisciplinar; Atuação do Fisioterapeuta nos programas de Saúde Pública no Brasil; Intervenção Fisioterapêutica preventiva nos programas de saúde pública no Brasil. Promover pesquisa em Fisioterapia Preventiva com objetivo de expandir ou implantar a atuação do fisioterapeuta em programas de saúde materno-infantil; de saúde do adolescente; do trabalhador; da mulher; do idoso.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Promover o aprendizado para o estudo e análise das possibilidades de atuação primária da fisioterapia nos diversos ambientes, conhecimentos na área de prevenção e promoção da saúde. Esta disciplina instrumentaliza o fisioterapeuta com competências, habilidades e conteúdo para a pratica da fisioterapia com qualidade, eficiência e resolutividade, autonomia e discernimento que asseguraram a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades do Sistema Único de Saúde – SUS.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Prontuário Fisioterapêutico: Conceito, importância e principais aspectos abordados;
Fisioterapia Baseada em evidências: Introdução e Conceito;
Diferentes níveis de qualidade de evidência;
Pergunta Clínica para atuação em fisioterapia baseada em evidência: PICO;
Base de dados PEDro: finalidade e busca instrumental aplicando a pergunta clínica (PICO)
Interpretação dos resultados da busca na base PEDro: Guia prático de diretrizes (pratice guideline);
Interpretação dos resultados da busca na base PEDro: Revisão sistemática com meta-análise (systematic review;
Interpretação dos resultados da busca na base PEDro: Ensaio Clínico Randomizado (clinical trial);
Aplicação de fisioterapia baseada em evidências na prática clínica
Promoção da saúde e a construção de políticas para o setor;
Estratégia saúde da família; Atenção básica à saúde;
Fisioterapia na atenção básica.
Escola de Posturas: Conceito, histórico e aplicabilidade;
Noções posturais e avaliação postural;
Reeducação postural e exercícios corretivos.
Saúde do Trabalhador: Política Nacional de Saúde do Trabalhador;
Análise de riscos ocupacionais: acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
Normas regulamentadoras e o mapa de riscos;
A fisioterapia no trabalho: Ginástica Laboral.
Atenção ao Portador de Deficiência: Acessibilidade e Adaptações;
Ergonomia aplicada ao portador de deficiência.
Tópicos Especiais de Fisioterapia em Saúde Coletiva:
Principais Programas de Saúde Pública no Brasil: PSF;
Hipertensão;
Diabetes;
PAISAM;
Atuação do Fisioterapeuta em Equipe Interdisciplinar e Multidisciplinar;
Atuação do Fisioterapeuta nos programas de Saúde Pública no Brasil;
Intervenção Fisioterapêutica preventiva nos programas de saúde pública no Brasil.
D) ATIVIDADES DISCENTES
Este plano será desenvolvido no decorrer do curso por meio de aulas expositivas, sempre mediadas pela participação dos alunos e por discussões realizadas em grupo referente a leituras previamente recomendadas. Serão utilizados recursos audiovisuais no sentido de deixar a aula mais dinâmica e melhor orientar a sequência das mesmas, além da mediação de seminários apresentados pelos alunos com temas pertinentes aos assuntos estudados em sala de aula.

E) AVALIAÇÃO

Cada avaliação semestral será composta por duas provas escritas constando de testes de múltipla escolha e questões dissertativas, com atribuição de nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e um seminário. A nota final do semestre será determinada pela média aritmética das notas das provas escreitas mais a nota do seminário (Prova 1 + Prova 2 + Seminário/3).

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARBOSA, L. G. Fisioterapia preventiva nos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho – DORT´S - a fisioterapia aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2002.
BERNARDI, D.F. Fisioterapia Preventiva em Foco. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
DELIBERATO, P. C. P. Fisioterapia Preventiva: fundamentos e aplicações. São Paulo: Manole, 2002.

Bibliografia Complementar

BARRIOS, D. S. Guia Completo de Prevenção e Tratamento de Dores e Lesões. São Paulo: Gente, 2009.
ZATSIORSKY, V.M. Biomecânica no Esporte - Performance do Desempenho e Prevenção de Lesão. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
Artigos recomendados MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Doenças Relacionadas ao Trabalho: Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.