PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA
Avaliação e intervenção fisioterápica nas alterações posturais: Alterações posturais da coluna vertebral (hiperlordose e retificação cervical e lombar, hipercifose torácica e escoliose). Alterações posturais dos membros inferiores (pé cavo, plano e joelho valgo e varo). Cinesioterapia e posturas de alongamento em cadeia muscular. Pompagens e técnicas miofasciais. Avaliação e intervenção fisioterápica nas fraturas. Introdução: Modalidades terapêuticas em traumatologia. Fraturas específicas da cintura escapular e do membro superior. Fraturas da escápula e clavícula. Fraturas do úmero: proximal, diáfise e supra-condileana. Fraturas dos ossos do antebraço. Fraturas dos ossos do carpo e mão. Fisioterapia nas fraturas específicas da cintura pélvica e do membro inferior. Fraturas dos ossos da pelve. Fraturas do fêmur: colo, trocantérica, diafisária e intercondilar. Fraturas da patela. Fraturas da tíbia e fíbula. Fraturas do tornozelo e pé. Lesões nervosas periféricas associadas às fraturas. Fisioterapia nos Traumatismos articulares: Reação inflamatória e resposta articular ao trauma: Ombro (Luxações e sub-luxações gleno-umeral e acrômio-clavicular). Joelho e tornozelo (Entorses, lesões meniscais e cápsulo-ligamentares). Quadril (Fratura-luxação). Reeducação Proprioceptiva. Implantação de programas de prevenção em saúde publica para enfermidades ortopédicas e principalmente dos desvios posturais.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Promover aprendizado teórico-prático em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia, visando o conhecimento das afecções ortopédicas e da avaliação fisioterapêutica do paciente traumato-ortopédico, possibilitando ao aluno uma maior ampliação na sua formação com competências, habilidades e conteúdos que asseguram a sua atuação profissional.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Avaliação e intervenção fisioterápica nas alterações posturais
Alterações posturais da coluna vertebral (hiperlordose e retificação cervical e lombar, hipercifose torácica e escoliose).
Alterações posturais dos membros inferiores (pé cavo, plano e joelho valgo e varo).
Cinesioterapia e posturas de alongamento em cadeia muscular.
Pompagens e técnicas miofasciais.
Avaliação e intervenção fisioterápica nas fraturas.
Introdução: Definição e classificação dos tipos de fraturas existentes
Modalidades terapêuticas em traumatologia.
Fraturas específicas da cintura escapular e do membro superior - Definição, epidemiologia, avaliação e intervenção fisioterapêutica:
Fraturas da escápula e clavícula.
Fraturas do úmero: proximal, diáfise e supra-condileana.
Fraturas dos ossos do antebraço.
Fraturas dos ossos do carpo e mão.
Fisioterapia nas fraturas específicas da cintura pélvica e do membro inferior - Definição, epidemiologia, avaliação e intervenção fisioterapêutica:
Fraturas dos ossos da pelve.
Fraturas do fêmur: colo, trocantérica, diafisária e intercondilar.
Fraturas da patela.
Fraturas da tíbia e fíbula.
Fraturas do tornozelo e pé.
Lesões nervosas periféricas associadas às fraturas.
Fisioterapia nos Traumatismos articulares
Reação inflamatória e resposta articular ao trauma;
Ombro (Luxações e sub-luxações gleno-umeral e acrômio-clavicular).
Joelho e tornozelo (Entorses, lesões meniscais e cápsulo-ligamentares).
Quadril (Fratura-luxação).
Reeducação Proprioceptiva.
Implantação de programas de prevenção em saúde pública para enfermidades ortopédicas e principalmente dos desvios posturais.


D) ATIVIDADES DISCENTES
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas com a utilização de recurso multimídia (slides e arquivo pptx.), sempre mediadas pela participação dos alunos e por discussões realizadas em grupo referente às leituras previamente recomendadas e apresentação de seminários com temas pertinentes aos assuntos estudados em sala de aula. Além disso ocorrerá aulas práticas buscando uma melhor visualização da técnica de avaliação e/ou intervenção.


E) AVALIAÇÃO
A avaliação será baseada nas notas de três provas escritas composta por testes de múltipla escolha e questões dissertativas, com atribuição de nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e seminários. A nota final do semestre será determinada pela média aritmética das notas das provas escritas mais a nota dos seminários.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HOPPENFELD, S. Propedêutica Ortopédica, Coluna e Extremidades. Rio de Janeiro: Atheneu, 1985.
KISNER, C; COLBY L.A. Exercícios Terapêuticos: Fundamentos e Técnicas, 6th Edição. Editora Manole, 2016.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
SNIDER, R. K. Tratamento das doenças do sistema musculoesquelético. São Paulo: Manole, 2000.
TISDWELL, M. Cash: ortopedia para fisioterapeutas. São Paulo: Premier, 2001.
DUTTON, Mark. Fisioterapia Ortopédica, Exame, Avaliação e Intervenção. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2010.

Leitura recomendada
Handoll HHG, Brorson S. Interventions for treating proximal humeral fractures in adults. Cochrane Database of Systematic Reviews 2015, Issue 11. Art. No.: CD000434. DOI: 10.1002/14651858.CD000434.pub4. Accessed 12 February 2021.