PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: FISIOTERAPIA EM GERIATRIA    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA
Avaliação e intervenção da Fisioterapia em geriatria: avaliação do estado mental, físico e emocional do idoso ambulatorial e institucionalizado. Aplicação de testes de avaliação mental, física e emocional, definição de metas de tratamento fisioterapêutico em função do resultado das avaliações e expectativas do idoso e família. Alterações da postura devidas à idade, informações das fases da marcha em decorrência da idade equilíbrio e quedas no idoso, atuação fisioterapêutica na melhora do equilíbrio e marcha. Fisiologia do exercício físico aplicado ao idoso: capacidade funcional, envelhecimento e exercício, efeitos do exercício resistido sobre a função orgânica do idoso, programação de exercícios individuais e em grupo para idosos. Modelos de assistência aos idosos, atendimento e visita domiciliar, cuidados paliativos, traumas e emergências. Compreender o papel do cuidador no processo de reabilitação. Envelhecimento bem sucedido e revitalização geriátrica. Dispositivos auxiliares para ajudar na independência do idoso: barras e corrimãos, assentos, dispositivos para auxiliar a marcha e cadeira de rodas, dispositivos para auxiliar os traslados e elevação. Aplicações dos recursos eletrotermofototerapicos em idosos. Estudar programas de fisioterapia em geriatria que possam ser aplicados na atenção básica de saúde.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Capacitar o aluno para intervir com métodos, técnicas e recursos de fisioterapia no envelhecimento do ser humano, reconhecendo no paciente idoso, os seus limites físicos e psíquicos, bem como prepara o aluno para avaliar, diagnosticar e prescrever tratamentos fisioterápicos nessa fase de vida de forma preventiva, curativa e reabilitadora para atuar, identificando, relacionando, executando tratamentos fisioterápicos, e analisando os diferentes aspectos que envolvem e interferem no envelhecimento.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Avaliação do estado mental, físico e emocional do idoso ambulatorial e institucionalizado.
Aplicação de testes de avaliação mental, física e emocional, definição de metas de tratamento fisioterapêutico em função do resultado das avaliações e expectativas do idoso e família.
Alterações da postura devidas à idade, informações das fases da marcha em decorrência da idade equilíbrio e quedas no idoso, atuação fisioterapêutica na melhora do equilíbrio e marcha.
Fisiologia do exercício físico aplicado ao idoso: capacidade funcional, envelhecimento e exercício, efeitos do exercício resistido sobre a função orgânica do idoso, programação de exercícios individuais e em grupo para idosos.
Modelos de assistência aos idosos, atendimento e visita domiciliar, cuidados paliativos, traumas e emergências.
Compreensão o papel do cuidador no processo de reabilitação.
Envelhecimento bem sucedido e revitalização geriátrica.
Dispositivos auxiliares para ajudar na independência do idoso: barras e corrimãos, assentos, dispositivos para auxiliar a marcha e cadeira de rodas, dispositivos para auxiliar os traslados e elevação.
Aplicações dos recursos eletrotermofototerápicos em idosos. Estudar programas de fisioterapia em geriatria que possam ser aplicados na atenção básica de saúde.
D) ATIVIDADES DISCENTES
Os alunos participarão de aulas expositivas e práticas, farão pesquisas e estudos individuais dirigidos, além apresentações de seminários e mapa-metais.
E) AVALIAÇÃO
Os aluno serão avaliados por meio de provas téoricas, provas práticas, apresentações de trabalhos e seminários, exposições de mapa-mentais, além da demonstração de interesse, participação nas aulas e nas atividades intra e extra salas propostas.
F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
• FREITAS, E. V. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
• Oliveira, L.M; GUERRA, C.A. Principais temas em Psiquiatria, Geriatria e Cuidados Paliativos para residência médica. 1 ed. São Paulo: Medcel, 2013.
• GUCCIONE, A.A.; WONG, R.A.; AVERS, Da. Fisioterapia Geriátrica. 3ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
• REBELATO, J. R.; MORELLI, J. G. S. Fisioterapia geriátrica: a pratica da assistência ao idoso. 2 ed. São Paulo: Manole, 2007.
G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
• JONES, C.J.; RIKLI, R.E. Teste de Aptidão Física para o Idoso. São Paulo: Manole, 2008.
• RIBEIRO, C. As 8 Premissas da Fisioterapia Gerontológica - A atuação Fisioterapêutica sob a ótica da gerontologia. Rio de Janeiro: Andrei, 2012.