PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: PSICOMOTRICIDADE    
 

Aulas Teóricas: 38

A) EMENTA
Introdução a psicomotricidade: Cérebro e ambiente; Vivência corporal; Evolução do termo; Diferentes abordagens teóricas; Fisioterapia e psicomotricidade; Domínios do comportamento cognitivo, afetivo e motor; A importância da educação e reeducação psicomotora. Desenvolvimento psicomotor normal. Tônus muscular: a importância o tônus no desenvolvimento psicomotor da criança; Avaliação do tônus. O brincar e o brinquedo no desenvolvimento psicomotor normal. O ambiente e o desenvolvimento psicomotor. Elementos da psicomotricidade; Imagem e esquema corporal; Coordenação global; Coordenação visuo-motora; Equilíbrio; Dominância lateral; Organização latero-espacial; Orientação temporal e imagem temporal; Orientação temporal Avaliação psicomotora e perfil psicomotor. Prática de atividades psicomotoras. A psicomotricidade nos problemas do desenvolvimento; Deficiência mental; Hiperatividade e déficit de atenção; Autismo; Síndrome de Down; Deficiências motoras (PC). Respiração: sua importância, tipos de respiração, exercícios. Relaxamento: Técnicas utilizadas no trabalho de educação e reeducação psicomotora.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
A Psicomotricidade, como ciência, tem o objetivo de realizar o enfoque integral do desenvolvimento fisico-psíquico e mental sobre as expressões motoras (domínio do comportamento humano e os movimentos em sua totalidade).
Permitir conhecimento teórico e prático para que o aluno fisioterapeuta possa desenvolver esse aspecto comunicativo do corpo, favorecendo ao aluno a possibilidade de dominar o seu corpo. Assim, o aluno poderá avaliar e reconhecer um indivíduo com alterações psicomotoras bem como reeducá-lo.


C) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução a Psicomotricidade:
Cérebro e ambiente
Vivência corporal
Evolução do termo
Diferentes abordagens teóricas
Fisioterapia e psicomotricidade
Domínios do comportamento cognitivo, afetivo e motor
A importância da terapia, educação e reeducação psicomotora
Desenvolvimento psicomotor normal
O Brincar e o brinquedo no desenvolvimento psicomotor normal
O ambiente e o desenvolvimento psicomotor
Elementos da psicomotricidade
Tônus muscular: a importância do Tônus no desenvolvimento psicomotor da criança
Imagem e esquema corporal
Coordenação global
Coordenação visuo-motora
Equilíbrio
Dominância lateral
Organização latero-espacial
Orientação temporal e imagem temporal
Orientação temporal
Avaliação psicomotora e perfil psicomotor
Prática de atividades psicomotoras
A psicomotricidade nos problemas do desenvolvimento:
Deficiência mental
Hiperatividade e déficit de atenção
Autismo
Síndrome de Down
Deficiências motoras (PC)
Respiração: sua importância, tipos de respiração, exercícios
Relaxamento:
Técnicas utilizadas no trabalho de educação e reeducação psicomotora


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas, interativas e reflexivas. Trabalhos em grupo e individual. Leitura de livros e textos.


E) AVALIAÇÃO
Avaliação Bimestral: NP1 ? 6,0 pontos; Particip. + Freq. + Trab. = 4,0 = 10,00
Avaliação Bimestral: NP2 - 6,0 pontos; Particip. + Freq. + Trab. = 4,0 = 10,00
Média = 7,0


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHAZUAD. Introdução a Psicomotricidade. São Paulo: Manole, 1978.
FONSECA, V. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. 3 ed.Rio de Janeiro: Wak, 2009.
VELASCO, C. G. O despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FONSECA, V. Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. São Paulo: Artmed, 2004.
LEFEVRE, A. Exame neurológico evolutivo. Rio de Janeiro: Atheneu, 1985.
Literatura recomendada
LE BOULCH, J. Psicomotricidade. Uberlândia: MEC/SEED, 1983.
SHINCA, M. Psicomotricidade, ritmo e expressão corporal. São Paulo: Manole, 1992.