PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: PSICOMOTRICIDADE    
 

Aulas Teóricas: 38

A) EMENTA
Introdução a psicomotricidade: Cérebro e ambiente; Vivência corporal; Evolução do termo; Diferentes abordagens teóricas; Fisioterapia e psicomotricidade; Domínios do comportamento cognitivo, afetivo e motor; A importância da educação e reeducação psicomotora. Desenvolvimento psicomotor normal. Tônus muscular: a importância o tônus no desenvolvimento psicomotor da criança; Avaliação do tônus. O brincar e o brinquedo no desenvolvimento psicomotor normal. O ambiente e o desenvolvimento psicomotor. Elementos da psicomotricidade; Imagem e esquema corporal; Coordenação global; Coordenação visuo-motora; Equilíbrio; Dominância lateral; Organização latero-espacial; Orientação temporal e imagem temporal; Orientação temporal Avaliação psicomotora e perfil psicomotor. Prática de atividades psicomotoras. A psicomotricidade nos problemas do desenvolvimento; Deficiência mental; Hiperatividade e déficit de atenção; Autismo; Síndrome de Down; Deficiências motoras (PC). Respiração: sua importância, tipos de respiração, exercícios. Relaxamento: Técnicas utilizadas no trabalho de educação e reeducação psicomotora.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
A Psicomotricidade, como ciência, tem o objetivo de realizar o enfoque integral do desenvolvimento fisico-psíquico e mental sobre as expressões motoras (domínio do comportamento humano e os movimentos em sua totalidade).
Permitir conhecimento teórico e prático para que o aluno fisioterapeuta possa desenvolver esse aspecto comunicativo do corpo, favorecendo ao aluno a possibilidade de dominar o seu corpo. Assim, o aluno poderá avaliar e reconhecer um indivíduo com alterações psicomotoras bem como reeducá-lo.

C) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1Introdução a Psicomotricidade:
. Cérebro e ambiente
. Vivência corporal
. Evolução do termo
. Diferentes abordagens teóricas
. Fisioterapia e psicomotricidade
. Domínios do comportamento cognitivo, afetivo e motor
. A importância da terapia, educação e reeducação psicomotora
2. Desenvolvimento psicomotor normal
3. O Brincar e o brinquedo no desenvolvimento psicomotor normal
4. O ambiente e o desenvolvimento psicomotor
5. Elementos da psicomotricidade
. Tônus muscular: a importância do Tônus no desenvolvimento psicomotor da criança
. Imagem e esquema corporal
. Coordenação global
. Coordenação visuo-motora
. Equilíbrio
. Dominância lateral
. Organização latero-espacial
. Orientação temporal e imagem temporal
. Orientação temporal
6. Avaliação psicomotora e perfil psicomotor
7. Prática de atividades psicomotoras
8. A psicomotricidade nos problemas do desenvolvimento:
. Deficiência mental
. Hiperatividade e déficit de atenção
. Autismo
. Síndrome de Down
. Deficiências motoras (PC)
9. Respiração: sua importância, tipos de respiração, exercícios
10. Relaxamento:
. Técnicas utilizadas no trabalho de educação e reeducação psicomotora


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas, interativas e reflexivas. Trabalhos em grupo e individual. Leitura de livros e textos.



E) AVALIAÇÃO
Avaliação Bimestral: NP1 – 6,0 pontos; Particip. + Freq. + Trab. = 4,0 = 10,00
Avaliação Bimestral: NP2 - 6,0 pontos; Particip. + Freq. + Trab. = 4,0 = 10,00
Média = 7,0

F) BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
CHAZUAD. Introdução a Psicomotricidade. São Paulo: Manole, 1978.
FONSECA, V. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. 3 ed.Rio de Janeiro: Wak, 2009.
VELASCO, C. G. O despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.


COMPLEMENTAR
FONSECA, V. Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. São Paulo: Artmed, 2004.
LEFEVRE, A. Exame neurológico evolutivo. Rio de Janeiro: Atheneu, 1985.
Literatura recomendada
LE BOULCH, J. Psicomotricidade. Uberlândia: MEC/SEED, 1983.
SHINCA, M. Psicomotricidade, ritmo e expressão corporal. São Paulo: Manole, 1992.