PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EM REUMATOLOGIA    
 

Aulas Teóricas: 38

A) EMENTA
Conceitos de reumatologia. Introdução e base científica para estudo das doenças reumáticas. Conceitos sobre fisiopatologia das doenças reumáticas. Aspectos psicossociais e psicossomáticos das enfermidades reumáticas. Doenças difusas do tecido conjuntivo, Vasculites Sistêmicas, Espondiloartropatias, Doenças osteometabólicas, Doenças Articulares Degenerativas, Artropatias Microcristalinas, Artropatias Reativas, Reumatismos, Extra articulares, Artrites intermitentes, Artropatias secundárias a outras doenças não reumáticas. Aspectos radiológicos e laboratoriais em reumatologia.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Promover o aprendizado dos diferentes tipos de doenças reumatológicas. Introduzir o estudo dos mecanismos osteomusculares e psicológicos que interferem na etiologia e fisiopatologia das doenças reumáticas. Capacitar o estudante para identificar e melhorar sua compreensão sobre os diversos tipos de acometimentos reumáticos atuais e de maior incidência na população.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Conceitos de reumatologia. Introdução e base científica para estudo das doenças reumáticas.
Conceitos sobre fisiopatologia das doenças reumáticas.
Aspectos psicossociais e psicossomáticos das enfermidades reumáticas.
Doenças difusas do tecido conjuntivo
Vasculites Sistêmicas
Espondiloartropatias
Doenças osteometabólicas
Seminário 1
Avaliação 1
Doenças Articulares Degenerativas
Artropatias Microcristalinas
Artropatias Reativas
Reumatismos extra articulares
Revisão prova
Artrites intermitentes
Artropatias secundárias a outras doenças não reumáticas
Aspectos radiológicos e laboratoriais em reumatologia
Seminário 2
Avaliação 2

D) ATIVIDADES DISCENTES
Este plano será desenvolvido no decorrer do curso por meio de aulas expositivas, sempre mediadas pela participação dos alunos e por discussões realizadas em grupo referente a leituras previamente recomendadas. Serão utilizados recursos audiovisuais no sentido de deixar a aula mais dinâmica e melhor orientar a sequência das mesmas, além da mediação de seminários apresentados pelos alunos com temas pertinentes aos assuntos estudados em sala de aula.

E) AVALIAÇÃO
Cada avaliação semestral será composta por uma prova escrita constando de testes de múltipla escolha e questões dissertativas, com atribuição de nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e um seminário. A nota final do semestre será determinada pela soma da média aritmética das notas da prova mais a nota do seminário (Prova + Seminário/2).

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MOREIRA, C.; CARVALHO, M. A. P. Reumatologia: diagnóstico e tratamento. Porto Alegre: Medsi, 2001.
MREJEN, Didier. Acupuntura em reumatologia. São Paulo: Andrei, 2002.
OLIVEIRA, S. K. F. Reumatologia pediátrica. 2 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2001.


COMPLEMENTAR
SALTER, R. B. Distúrbios e Lesões do Sistema Músculo-Esquelético. Rio de Janeiro: Medsi, 1985.
SKARE, L.T. Reumatologia, Princípios e Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.