PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EM PEDIATRIA    
 

Aulas Teóricas: 38

A) EMENTA
Introdução à Pediatria. Crescimento e Desenvolvimento da Criança. Distúrbios de Crescimento e Desenvolvimento. Parâmetros de Crescimento e Desenvolvimento: Desenvolvimento Motor na Criança. Idade gestacional. Prematuridade e Pós-maturidade. Tabelas para avaliação de Crescimento e Desenvolvimento. A Criança: Um ser global. Mecanismo de adoecer e curar. As necessidades básicas do organismo. Mecanismo natural de defesa do organismo. A Febre. As eliminações curativas. Humanização do atendimento à gestante e ao recém-nascido. Fisiopatologia das trocas materno-fetais. Sofrimento fetal. Exame clínico do recém-nascido. Avaliação de Apgar. . Incompatibilidade sanguínea materno-fetal. Exame neurológico do recém-nascido. Reflexos primários da criança. Aleitamento materno. Alimentação da criança. O cardápio da criança. Características emocionais da criança importantes para o terapeuta. Aspectos emocionais da criança doente. O relacionamento terapeuta-criança. Anatomia e fisiologia do aparelho respiratório. Exame clínico do aparelho respiratório. Patologias do aparelho respiratório: Bronquite; bronquite asmática; Pneumonia. Complicações das patologias respiratórias: Bronquiectasia; abscesso pulmonar; pneumotórax; derrame pleural; atelectasia. Insuficiência respiratória aguda e crônica. Prova de função pulmonar; Gasometria arterial. Introdução e histórico da homeopatia. Farmacotécnica homeopática. Homeopatia em pediatria. Doenças neurológicas: Meningite; Convulsões; Traumatismo craniano; Hipertensão intracraniana; Hidrocefalia; Espina bífida; Retardo mental; Lesão cerebral; Síndrome de Down. Luxação congênita do quadril; Leg Perthes; Paralisia obstétrica. Distrofia muscular progressiva. A comunicação terapeuta - criança. Cardiopatia congênita.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Esta disciplina visa transmitir conhecimentos básicos sobre os temas pediátricos de maior interesse para o fisioterapeuta; puericultura, crescimento e desenvolvimento neurosensóriomotor típico; características psicológicas e patológicas limitantes da condição psicofísica da criança. Aborda conhecimentos de crescimento e desenvolvimento: aspectos preventivos de saúde; higiene alimentar, características emocionais e patologias de interesse do fisioterapeuta.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
A comunicação terapeuta – criança
Crescimento e Desenvolvimento da Criança
Distúrbios de Crescimento e Desenvolvimento
Tabelas para avaliação de Crescimento e Desenvolvimento.
Humanização do atendimento à gestante e ao recém-nascido
Fisiopatologia das trocas materno-fetais
Reflexos primários da criança
Aleitamento materno/Alimentação da criança
Exame clínico do aparelho respiratório
Patologias do aparelho respiratório
Doenças neurológicas
Síndrome de Down

D) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Trabalhos Teóricos, Seminários, Estudo Dirigido e Relatórios das Atividades desenvolvidas conforme os temas indicados para estudo extra-aula.


E) AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será constituído por Avaliações Teóricas e Práticas com pesos equivalentes, além da apresentação de Seminários em grupo, participação nos Estudos Dirigidos e nas atividades propostas intra e extra-aula.


F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA
D.GOODWAY, J. ; GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor, bêbes, crianças, adolescentes e adultos. 7 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013
MARCONDES, E. Pediatria básica. São Paulo: Sarvier, 2002.
ODENT, M. A cientificação do amor. São Paulo: Terceira Margem, 2000.
OLIVEIRA, R.G. Blackbook Pediatria. 4ed. Belo Horizonte: Blackbook, 2011.


COMPLEMENTAR
EFFGEN, S. K. Fisioterapia Pediátrica: Atendendo às Necessidades das Crianças. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007
KNOBEL, E. Terapia Intensiva: Pediatria e Neonatologia. São Paulo: Atheneu, 2005.