PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EM GERIATRIA    
 

Aulas Teóricas: 38

A) EMENTA
Definição de conceitos: geriatria/gerontologia; senescência/senilidade.
Aspectos demográficos e epidemiológicos do idoso no brasil. Aspecto Psicossocial do envelhecimento. Implicações de uma população envelhecida para a reabilitação: demografia, diferenças culturais, morbimortalidade. Epidemiologia e teorias do Envelhecimento, Alterações fisiológicas do envelhecimento, alterações na composição e forma do corpo; nos sistemas ósseos, articulares, neuromuscular, nervoso e cardiorespiratório. Cognição e aprendizagem. Funcionalidade e envelhecimento, Fragilidade, Envelhecimento bem sucedido e revitalização geriátrica. Síndromes demenciais, Imobilismo, iatrogenia e incontinências, Quedas e balance Modelos de assistência aos idosos/ atendimento e visita domiciliar, cuidadores, cuidados paliativos/traumas e emergências.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Estudar o processo de envelhecimento natural biológico do ser humano e diferenciar envelhecimento e doença, construir conhecimentos das alterações orgânicas relacionadas ao envelhecimento e reconhecer patologias que podem acometer o idoso, caracterizar o idoso pela sua capacidade funcional e não só pela idade cronológica, abordar o estudo do envelhecimento populacional no Brasil, considerando o aspecto, epidemiológico e psicossocial e os mecanismos de atenção em saúde para esta população. Os conhecimentos construídos visam capacitar o profissional para conseguir transformar, intervir, planejar, criar, e informar o idoso no sentido de melhorar sua qualidade de vida, e também de sua família e cuidadores.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Definição de conceitos: geriatria/gerontologia; senescência/senilidade.
Aspectos demográficos e epidemiológicos do idoso no brasil.
Aspecto Psicossocial do envelhecimento. Implicações de uma população envelhecida para a reabilitação: demografia, diferenças culturais, morbimortalidade.
Epidemiologia e teorias do Envelhecimento, Alterações fisiológicas do envelhecimento, alterações na composição e forma do corpo; nos sistemas ósseos, articulares, neuromuscular, nervoso e cardiorrespiratório. Cognição e aprendizagem.
Funcionalidade e envelhecimento.
Fragilidade.
Envelhecimento bem sucedido e revitalização geriátrica.
Síndromes demenciais.
Imobilismo.
Iatrogenia.
Incontinências.
D) ATIVIDADES DISCENTES
Os alunos participarão de aulas expositivas e práticas, farão pesquisas e estudos individuais dirigidos, além apresentações de seminários e mapa-metais. Bem como rodas de conversas e vivências pessoais relacionadas ao tema
E) AVALIAÇÃO
Os aluno serão avaliados por meio de provas téoricas, provas práticas, apresentações de trabalhos e seminários, exposições de mapa-mentais, além da demonstração de interesse, participação nas aulas e nas atividades intra e extra salas propostas.
F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
• FREITAS, E. V. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
• GUCCIONE, A.A.; WONG, R.A.; AVERS, Da. Fisioterapia Geriátrica. 3ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
• ZIMERMAN, G. I. Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
• Oliveira, L.M; GUERRA, C.A. Principais temas em Psiquiatria, Geriatria e Cuidados Paliativos para residência médica. 1 ed. São Paulo: Medcel, 2013.
• Geriatria e gerontologia / coordenação Telma de Almeida Busch Mendes . – Barueri, SP : Manole, 2014. --(Manuais de especialização Einstein / editoras Renata Dejtiar Waksman, Olga Guilhermina Dias Farah)

Artigos recomendados:

BRASIL. Lei n. 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências [texto na Internet]. Brasília; 1994. [citado 2005 Maio 18]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8842.htm. SAÚDE MINISTÉRIO. ESTATUTO DO IDOSO. 2 ed. Brasília: Ed. Brasília, 2003.

Cidade Amiga do Idoso:
http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/Brasil_Amigo_Pessoa_Idosa/publicacao/guia-global-oms.pdf

Envelhecimento Ativo:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/envelhecimento_ativo.pdf