PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EM GERIATRIA    
 

Aulas Teóricas: 38

A) EMENTA
Definição de conceitos: geriatria/gerontologia; senescência/senilidade.
Aspectos demográficos e epidemiológicos do idoso no brasil. Aspecto Psicossocial do envelhecimento. Implicações de uma população envelhecida para a reabilitação: demografia, diferenças culturais, morbimortalidade. Epidemiologia e teorias do Envelhecimento, Alterações fisiológicas do envelhecimento, alterações na composição e forma do corpo; nos sistemas ósseos, articulares, neuromuscular, nervoso e cardiorespiratório. Cognição e aprendizagem. Funcionalidade e envelhecimento, Fragilidade, Envelhecimento bem sucedido e revitalização geriátrica. Síndromes demenciais, Imobilismo, iatrogenia e incontinências, Quedas e balance Modelos de assistência aos idosos/ atendimento e visita domiciliar, cuidadores, cuidados paliativos/traumas e emergências.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Capacitar o aluno para intervir com métodos, técnicas e recursos de fisioterapia no envelhecimento do ser humano, reconhecendo no paciente idoso, os seus limites físicos e psíquicos, bem como prepara o aluno para avaliar, diagnosticar e prescrever tratamentos fisioterápicos nessa fase de vida de forma preventiva, curativa e reabilitadora para atuar, identificando, relacionando, executando tratamentos fisioterápicos, e analisando os diferentes aspectos que envolvem e interferem no envelhecimento.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Definição de conceitos: geriatria/gerontologia; senescência/senilidade.
Aspectos demográficos e epidemiológicos do idoso no brasil.
Aspecto Psicossocial do envelhecimento. Implicações de uma população envelhecida para a reabilitação: demografia, diferenças culturais, morbimortalidade.
Revolução da Longevidade e Intergeracionalidade.
Envelhecimento Ativo. Programas para promoção do Envelhecimento Ativo. Década do Envelhecimento Saudável.
Compreensão do papel do cuidador no processo de reabilitação.
Teorias do Envelhecimento.
Alterações fisiológicas do envelhecimento, alterações na composição e forma do corpo; nos sistemas ósseos, articulares, neuromuscular, nervoso e cardiorrespiratório. Cognição e aprendizagem.
Síndromes demenciais.
Imobilismo.
Iatrogenia.
Incontinências.
Funcionalidade e Quedas.
Fragilidade.
Aplicação em aula de 3 diferentes questionários sobre Fragilidade.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Os alunos participarão de aulas expositivas e práticas, farão pesquisas e estudos individuais dirigidos, além apresentações de seminários e mapa-metais. Além da aplicação dos questionários sobre fragilidade em idosos, na Clínica escola de Fisioterapia.


E) AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por meio de provas téoricas, provas práticas, apresentações de trabalhos e seminários, exposições de mapa-mentais, além da demonstração de interesse, participação nas aulas e nas atividades intra e extra salas propostas.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Freitas, Elisabete V. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
Avers, Dale e Rita A. Wong. Guccione Fisioterapia Geriátrica . Disponível em: Minha Biblioteca, (4ª edição). Grupo GEN, 2022.
Diniz, Lucas, R. et al. Geriatria . Disponível em: Minha Biblioteca, MedBook Editora, 2019.
Rebelatto, José, R. e José Geraldo da Silva Morelli. Fisioterapia Geriátrica: a Prática da Assistência ao Idoso . Disponível em: Minha Biblioteca, (2ª edição). Editora Manole, 2007.
 
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR.
Tommaso, Ana Beatriz Galhardi D. Geriatria - Guia Prático. Disponível em: Minha Biblioteca, (2nd edição). Grupo GEN, 2021.
Wibelinger, Lia M. Fisioterapia em Geriatria. Disponível em: Minha Biblioteca, Thieme Brazil, 2015.
Boas, Marco Antonio V. Estatuto do Idoso Comentado . Disponível em: Minha Biblioteca, (5ª edição). Grupo GEN, 2015.
Kane, Robert, L. et al. Fundamentos de geriatria clínica. Disponível em: Minha Biblioteca, (7th edição). Grupo A, 2014.