PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO    
 

Aulas Teóricas: 38

A)EMENTA
Conceito de psicologia do desenvolvimento. Histórico do desenvolvimento da infância desde a idade média até os dias de hoje. A importância do estudo da psicologia do desenvolvimento. Desenvolvimento mental e crescimento orgânico. Organização da atividade mental. Característica de cada faixa etária. Fatores que influenciam o desenvolvimento humano: Hereditariedade ? a carga genética. As condições do meio e o ambiente. Crescimento orgânico ? aspecto físico. Maturação neurofisiológica ? o que torna possível determinado padrão de comportamento. Meio ? conjunto de influências e estimulações ambientais nos padrões de comportamento do indivíduo.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Apresentar aos alunos os conceitos essenciais sobre o desenvolvimento humano mental e orgânico; proporcionar a discussão sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento humano e como o conhecimento destes fatores pode ajudar o profissional de fisioterapia no tratamento de seus pacientes.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. O estudo do desenvolvimento Humano: conceitos e histórico.
2. Fatores que influenciam o desenvolvimento humano: hereditariedade e ambiente.
2.1 Aspecto do desenvolvimento humano: intelectual, afetivo-emocional, social e físico
2.2 Normatização do desenvolvimento humano: deficiências e diferenças no desenvolvimento humano.
3. Fases do Desenvolvimento
3.1. Concepção
3.2. Infância
3.3. Adolescência
3.4. Fase Adulta
3.5. Velhice
4. Sobre a Morte e o Morrer

D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas e dialogadas, com utilização de recursos multimídias, textos e estudos de casos.

E) AVALIAÇÃO
Trabalhos individuais e em grupos escritos e apresentados oralmente.
Avaliações individuais escritas.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BEE, H.; BOYDE, D. A criança em desenvolvimento. 12 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BELSKY, J. Desenvolvimento humano: experienciando o ciclo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 10 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BEE, Helen; BOYD, Denise. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2011. E-book. p. Capa. ISBN 9788536325279. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536325279/. Acesso em: 20 jan. 2025.

BELSKY, J. Desenvolvimento humano: experienciando o ciclo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2010.

BOYD, Denise; BEE, Helen. A criança em crescimento. Porto Alegre: ArtMed, 2011. E-book. p.1. ISBN 9788536325415. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536325415/. Acesso em: 20 jan. 2025.

CORTINAZ, Tiago; LIMA, Caroline C N.; RODRIGUES, Maria B.; et al. Psicologia do Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre: SAGAH, 2022. E-book. p.10. ISBN 9786556903224. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786556903224/. Acesso em: 20 jan. 2025.

FOLQUITTO, Camila Tarif F.; GARBARINO, Mariana I.; SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de. Psicologia do Desenvolvimento - Teorias e Práticas Contemporâneas. Rio de Janeiro: LTC, 2023. E-book. p.14. ISBN 9788521638513. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788521638513/. Acesso em: 20 jan. 2025.