PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO    
 

Aulas Teóricas: 38

Conceito de psicologia do desenvolvimento. Histórico do desenvolvimento da infância desde a idade média até os dias de hoje. A importância do estudo da psicologia do desenvolvimento. Desenvolvimento mental e crescimento orgânico. Organização da atividade mental. Característica de cada faixa etária. Fatores que influenciam o desenvolvimento humano: Hereditariedade – a carga genética. As condições do meio e o ambiente. Crescimento orgânico – aspecto físico. Maturação neurofisiológica – o que torna possível determinado padrão de comportamento. Meio – conjunto de influências e estimulações ambientais nos padrões de comportamento do indivíduo.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Apresentar aos alunos os conceitos essenciais sobre o desenvolvimento humano mental e orgânico; proporcionar a discussão sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento humano e como o conhecimento destes fatores pode ajudar o profissional de fisioterapia na tratamento de seus pacientes.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. O estudo do desenvolvimento Humano: conceitos e histórico.
2. Fatores que influenciam o desenvolvimento humano: hereditariedade e ambiente.
2.1. Neurofisiologia: o desenvolvimento de hábitos e comportamentos.
3. Fases do Desenvolvimento
3.1. Concepção
3.2. Infância
3.3. Adolescência
3.4. Fase Adulta
3.5. Velhice
4. Sobre a Morte e o Morrer


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas e dialogadas, com utilização de recursos multimídias, textos e estudos de casos.

E) AVALIAÇÃO
* Trabalhos individuais e em grupos escritos e apresentados oralmente.
* Avaliações individuais escritas.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BEE, H.; BOYDE, D. A criança em desenvolvimento. 12 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BELSKY, J. Desenvolvimento humano: experienciando o ciclo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2010.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 10 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

WADSWORTH. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1996.
YOUNG, M.E. Do desenvolvimento da primeira infância ao desenvolvimento humano: Investindo no futuro de nossas crianças. São Paulo: Fundação Ma.Cecília S.V.;2010