PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: CINESIOLOGIA    
 

Aulas Teóricas: 114

História da Cinesiologia: - definição - evolução - divisão da Cinesiologia - sua importância na reabilitação. Princípios físicos aplicados nos movimentos: - cinemática - estática - dinâmica - gravidade - equilíbrio - movimento - força - potência - resistência. O esqueleto e as articulações: - componentes do tecido ósseo - membranas dos ossos - classificação - efeitos da função e estrutura dos ossos - influência dos traumatismos e imobilizações - classificações das articulações - terminologia de a mobilidade articular. Estrutura e ação muscular: - classificação dos músculos quanto à forma anatômica - classificação quanto à função - origem e inserção muscular - função muscular - tipos de contração. Análise dos movimentos do tronco: - coluna vertebral - cintura pélvica e sacro ilíaco - coluna lombar - coluna dorsal e respiração - coluna cervical. Análise dos movimentos do membro inferior: - o quadril - o joelho - a perna - o tornozelo - a arcada plantar. Análise dos movimentos do membro superior: - o ombro - o cotovelo - a prono supinação - o pulso - a mão e os dedos. Cinesiologia da marcha.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Proporcionar ao aluno os diferentes aspectos que compõem o movimento humano, integrando conceitos aprendidos voltados para análise do movimento e compreensão da funcionalidade. Objetivando compreender o movimento humano de forma analítica e global, na prática da Fisioterapia


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Estudo dos Movimentos: ADMs e Graus de liberdade, seus tipos de articulação (Interação Músculo e Articulação), as ações musculares (contração concêntrica, excêntrica e isométrica para os diversos movimentos); goniometria; dinamometria e flexibilidade, associado à Osteologia, ao Sistema Ligamentar e à Artrologia do(a); :
- Esqueleto axial: cabeça; coluna vertebral;
- Membro superior (cíngulo)
- Membro Inferior (cíngulo)
- Marcha Humana
- Músculos Biarticulares;
- Tipologias posturais;


D) ATIVIDADES DISCENTES
Participação de aulas expositivas teóricas, aulas práticas; seminários e/ou trabalhos em grupo, e exercícios em sala de aula. Leitura e discussão dos textos complementares.


E) AVALIAÇÃO
Avaliação teórica e prática bimestral, conforme previsto no Regimento Institucional


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KENDALL, F. P.; MCCREARY, E. K.; PROVANCE, P. G.; ROD, M. M. Músculos: provas e funções. 5 ed. São Paulo: Manole, 2007.
SACCO, I. C. N.; TANAKA, C. Cinesiologia e Biomecânica dos Complexos Articulares. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
SALVINI, T. F. Movimento Articular. Aspectos morfológicos e funcionais. 1 ed. Volume 1. São Paulo: Manole, 2005.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KAPANDJI, I. A. Fisiologia Articular. Vol. 1, 2 e 3. São Paulo: Manole, 1980.
RASCH, P. J; BURKE, R. R. Cinesiologia e Anatomia Aplicada. São Paulo: Manole, 1982.