PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: CINESIOLOGIA    
 

Aulas Teóricas: 114

A)EMENTA
História da Cinesiologia: - definição - evolução - divisão da Cinesiologia - sua importância na reabilitação. Princípios físicos aplicados nos movimentos: - cinemática - estática - dinâmica - gravidade - equilíbrio - movimento - força - potência - resistência. O esqueleto e as articulações: - componentes do tecido ósseo - membranas dos ossos - classificação - efeitos da função e estrutura dos ossos - influência dos traumatismos e imobilizações - classificações das articulações - terminologia de a mobilidade articular. Estrutura e ação muscular: - classificação dos músculos quanto à forma anatômica - classificação quanto à função - origem e inserção muscular - função muscular - tipos de contração. Análise dos movimentos do tronco: - coluna vertebral - cintura pélvica e sacro ilíaco - coluna lombar - coluna dorsal e respiração - coluna cervical. Análise dos movimentos do membro inferior: - o quadril - o joelho - a perna - o tornozelo - a arcada plantar. Análise dos movimentos do membro superior: - o ombro - o cotovelo - a prono supinação - o pulso - a mão e os dedos. Cinesiologia da marcha.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Proporcionar ao aluno os diferentes aspectos que compõem o movimento humano, integrando conceitos apreendidos voltados para análise do movimento e compreensão da funcionalidade. Objetivando compreender o movimento humano de forma analítica e global, na prática da Fisioterapia e interdisciplinar o objeto da fisioterapia (movimento), na compreensão da importância do aprofundamento do movimento na prática clínica da fisioterapia. Desenvolver habilidades por meio da atividade extensionista, na elaboração de um projeto "Oficina de Postura e Ergonomia na Comunidade".

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Estudo dos Movimentos: ADMs e Graus de liberdade, seus tipos de articulação (Interação Músculo e Articulação), as ações musculares (contração concêntrica, excêntrica e isométrica para os diversos movimentos); goniometria; dinamometria e flexibilidade, associado à Osteologia, ao Sistema Ligamentar e à Artrologia do(a); :
Esqueleto axial: cabeça; coluna vertebral;
Membro superior (cíngulo)
Membro Inferior (cíngulo)
Marcha Humana
Músculos Biarticulares;
Tipologias posturais;
Para a atividade extensionista pretende desenvolver raciocínio a partir do conhecimento da anatomia, da funcionalidade e deficiência, associado à cinesiologia e ergonomia, para a compreensão da funcionalidade humana, na busca da interação dialógica entre instituição de ensino e a população em que está inserida, nos cuidados na prevenção e na saúde postural, no dia a dia, na escola e/ou no trabalho.

D) ATIVIDADES DISCENTES
Participação de aulas expositivas teóricas, aulas práticas; seminários, trabalhos em grupo e exercícios em aula. Leitura e discussão dos textos complementares.
Ao término do semestre o aluno deverá apresentar relatório final da atividade extensionista, e apresentar o trabalho em formato de banner, no evento institucional a ser realizado ao início de cada ano letivo.


E) AVALIAÇÃO
Avaliação teórica e prática bimestral, conforme previsto no Regimento Institucional.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KENDALL, F. P.; MCCREARY, E. K.; PROVANCE, P. G.; ROD, M. M. Músculos: provas e funções. 5 ed. São Paulo: Manole, 2007.
SACCO, I. C. N.; TANAKA, C. Cinesiologia e Biomecânica dos Complexos Articulares. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
SALVINI, T. F. Movimento Articular. Aspectos morfológicos e funcionais. 1 ed. Volume 1. São Paulo: Manole, 2005.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
KAPANDJI, I. A. Fisiologia Articular. Vol. 1, 2 e 3. São Paulo: Manole, 1980.
RASCH, P. J; BURKE, R. R. Cinesiologia e Anatomia Aplicada. São Paulo: Manole, 1982.

BIBLIOGRAFIA DA BIBLIOTECA VIRTUAL
Floyd, R. T Manual de Cinesiologia Estrutural ? Cap. 12. - 19ª Ed.. Editora Monole. 2016
Hoppenfeld, Stanley Exame clínico musculoesquelético. Barueri, SP, Ed. Manole, 2016.
Houglum, Peggy A. Cinesiologia cli´nica de Brunnstrom / [traduzido por Jerri Ribeiro]. - Barueri, SP : Manole, 2014
Kapandji, A I O que é Biomecânica. Ed. Manole. 2013.