PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: ANATOMIA II    
 

Aulas Teóricas: 152

Sistema Nervoso: Introdução ao estudo do Sistema Nervoso; Macroscopia da Medula Espinal; Macroscopia do Tronco Encefálico; Macroscopia do Cerebelo; Macroscopia do Diencéfalo; Macroscopia do Telencéfalo; Meninges, Líquor e Vascularização do Sistema Nervoso; Nervos em geral, Terminações Nervosas e Nervos Espinais; Nervos Cranianos; Sistema Nervoso Autônomo; Estrutura da Medula Espinal; Estrutura do Tronco Encefálico; Estrutura do Cerebelo; Estrutura do Diencéfalo; Núcleos da base e Centro Branco Medular; Estrutura do Córtex Cerebral; Sistema Límbico; Grandes Vias Aferentes; Grandes Vias Eferentes. Órgãos dos Sentidos Especiais: visão audição olfação e gustação. Sistema endócrino. Sistema tegumentar (pele e anexos).
B) Objetivos e competências:
Reconhecer e analisar a estrutura do corpo humano, correlacioná-lo com a função dos órgãos e sistemas internos e externos, compreendendo e reconhecendo seus efeitos no organismo e sua aplicabilidade.
Compreender os princípios arquitetônicos da construção do corpo humano e a base estrutural do funcionamento das várias partes.
Reconhecer e aplicar os conhecimentos das estruturas anatômicas do corpo humano desenvolvidos durante a disciplina no exercício da fisioterapia no decorrer do curso.

C) Bases tecnológicas (conteúdo programático)
Sistema Muscular
Sistema Nervoso

D) Atividades práticas
Serão realizadas aulas práticas no laboratório morfofuncional com apoio de recursos multimídia (Datashow, mesa anatômica virtual 3D), atlas de anatomia e peças anatômicas sintéticas. Os estudantes desenvolverão atividades de estudo dirigidas para a identificação e reconhecimento das estruturas anatômicas no laboratório.

E) Atividades discentes
Os estudantes deverão realizar Trabalhos Teóricos, Seminários, Estudo Dirigido e Relatórios das Atividades desenvolvidas conforme os temas indicados para estudo extra-aula.

F) Avaliação
O processo de avaliação será constituído por Avaliações Teóricas e Práticas com pesos equivalentes, além da apresentação de Seminários em grupo, participação nos Estudos Dirigidos e nas atividades propostas intra e extra-aula.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DANGELO, J. G. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3 ed. São Paulo: Atheneu, 2007.
NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
CROSSMAN, A. R.; NEARY, D. Neuroanatomia Ilustrada. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan., 2011.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MOORE, K. L.; DALEY II, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 7ª.ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2014.
PUTZ, R. Atlas de Anatomia Humana Sobotta : Volume 1 e 2. 22 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.