PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA    
 

Aulas Teóricas: 38

A) EMENTA
Fundamentos e Definição de Fisioterapia. A fisioterapia nos principais períodos: Antiguidade, Idade Média, Renascimento e período da Industrialização. No período compreendido entre 4.000 a.C. e 395 d.C. a aplicação de ginastica para pessoas apresentavam as chamadas "diferenças incomodas". Segunda guerra mundial. A evolução e historia da fisioterapia no Brasil. Evolução histórica da formação do fisioterapeuta. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Fisioterapia. Reconhecimento da Fisioterapia como profissão da área de saúde, integrando-se na promoção, manutenção, e recuperação da saúde. As diversas áreas e campos de atuação da Fisioterapia na contemporaneidade.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Caracterizar o objeto de trabalho da fisioterapia e o objeto de estudo, desta área de conhecimento, mostrando de que maneira, nos diferentes momentos da história a fisioterapia tem sido concebida, definida ou exercida. A disciplina pretende que estudante conheça a história da Fisioterapia na História Geral e na História do Brasil.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Fundamentos e definições de fisioterapia
Vivência da incapacidade funcional
A fisioterapia na antiguidade, idade média e renascimento.
A fisioterapia na industrialização.
A influência da I e II guerra mundial na fisioterapia.
A evolução e história da fisioterapia no Brasil.
História da fisioterapia no mundo.
Regulamentações da profissão de fisioterapeuta no Brasil.
Evolução histórica da formação do fisioterapeuta. Leis de Diretrizes e Bases Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Fisioterapia.
Atuações do fisioterapeuta na equipe de saúde, nas políticas de saúde e no Sistema Único de Saúde – SUS.
Áreas de atuação da fisioterapia na contemporaneidade.

D) ATIVIDADES DISCENTES
Os alunos participarão de aulas expositivas e dinâmicas de vivencia de incapacidade funcional, pesquisa e estudos individuais.

E) AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOTOMÉ, S. P.; REBELATTO, J. R. Fisioterapia no Brasil: fundamentos para uma ação preventiva e perspectivas profissionais. 2 ed. São Paulo: Manole, 1999.
CNE. Resolução CNE/CES 4/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 11.
GAVA, M.V. Fisioterapia: História, Reflexões e Perspectivas. 1 ed. São Paulo: UMESP-Metodista, 2004.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRADE, A.; LEMOS, J. C.; DALL AGO, P. Fisioterapia.
REBELATTO, J. R. Fisioterapia no Brasil. 1. ed. São Paulo: Manole, 1999.
http://www.abenfisio.com.br/biblioteca/biblioteca/Artigos/inep_fisio.pdf