PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: ANATOMIA I    
 

Aulas Teóricas: 152

A) EMENTA

Introdução, história e definição da anatomia. Termos anatômicos. Abordagens anatômicas. Planos, posições e epônimos anatômicos. Divisão do corpo e quadrantes abdominais. Sistema esquelético. Sistema muscular. Sistema articular. Sistema cardiovascular. Sistema respiratório. Sistema linfático. Sistema digestório. Sistema urinário. Sistema genital masculino e feminino.
B)Objetivos e competências:
Reconhecer e analisar a estrutura do corpo humano, correlaciona-lo com a função dos órgãos e sistemas internos e externos, compreendendo e reconhecendoseus efeitos no organismo e sua aplicabilidade.
Compreender os princípios arquitetônicos da construção do corpo humano e a base estrutural do funcionamento das várias partes.
Reconhecer e aplicar os conhecimentos das estruturas anatômicas do corpo humano desenvolvidos durante a disciplina no exercício da fisioterapia no decorrer do curso.
Reconhecer e aplicar corretamente a nomenclatura - Nomia Anatômica.

C) Bases tecnológicas (conteúdo programático)
Conceito, história e definição da anatomia.
Termos anatômicos.
Abordagens anatômicas.
Planos, posições e epônimos anatômicos.
Divisão do corpo e quadrantes abdominais.
Sistema esquelético.
Sistema Linfático
Sistema articular.
Sistema cardiovascular.
Sistema respiratório.Sistema digestório.
Sistema urinário.
Sistema genital masculino e feminino.

D) Atividades práticas
Serão realizadas aulas práticas no laboratório morfofuncional com apoio de recursos multimídia (Datashow, mesa anatômica virtual 3D), atlas de anatomia e peças anatômicas sintéticas. Os estudantes desenvolverão atividades de estudo dirigidas para a identificação e reconhecimento das estruturas anatômicas no laboratório.

E) Atividades discentes
Os estudantes deverão realizar Trabalhos Teóricos, Seminários, Estudo Dirigido e Relatórios das Atividades desenvolvidas conforme os temas indicados para estudo extra-aula.

F) Avaliação
O processo de avaliação será constituído por Avaliações Teóricas e Práticas com pesos equivalentes, além da apresentação de Seminários em grupo, participação nos Estudos Dirigidos e nas atividades propostas intra e extra-aula.

G) Bibliografia Básica
DANGELO, J. G. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3ed. São Paulo: Atheneu, 2007.

DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. Rio de Janeiro: Atheneu, 2006.

MOORE, K. L.; DALLEY, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

H) Bibliografia Complementar
NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 6 ed. Porto Alegre: Elsevier, 2014.

TORTORA, Gerard J.; GRABOWSKI, Sandra Reynolds. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.