PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 4
DISCIPLINA: JOGOS EMPRESARIAIS    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA

Conceito. Importância. Tipos de jogos empresariais. Visão estratégica. Postura competitiva. Visão sistêmica de empresa. Trabalho de equipe. Motivação. Liderança. Experiência simulada de gestão de empresa. Negociação.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Desenvolver as várias competências do administrador por meio de técnicas de jogos empresariais, exercitando a vivência, visão sistêmica e estratégica nas organizações, fortalecendo e fixando os conceitos em torno do trabalho em equipe, da liderança e de negociação dos alunos.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

I. Conceitos de jogos empresariais, importância e tipos de jogos.
II. Planejamento: Visão estratégica; Visão sistêmica.
III. Trabalho em equipe, liderança e motivação.
IV. Desenvolvimento: Postura competitiva, negociação.
V. Experiência simulada de gestão de empresa


D) ATIVIDADES DISCENTES

I. Aulas expositivas e também com estudos de casos e métodos de caso.
II Dinâmicas e trabalhos em grupos
III Seminários e debates
IV Jogos: competição entre equipes.
V Prática: Vivência por meio de um jogo (Simulare)


E) AVALIAÇÃO

I. Avaliação escrita
II. Participação e envolvimento nas atividades
III.Trabalhos escritos
IV. Apresentações, seminários e debates.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de empresas e técnicas vivenciais. 2 ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2006.

GOLDSTEIN, Maurício; READ, Philips. Jogos políticos nas empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARÇANTE, Luiz César. Jogos, negócios e empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Desempenho humano nas empresas: como desenhar cargos e avaliar o desempenho. 6 ed. São Paulo: Manole, 2008.

PASSOS, Alfredo. Intenligência competitiva: como fazer IC acontecer na sua empresa. São Paulo: Lcte, 2005.