PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 04
DISCIPLINA: JOGOS EMPRESARIAIS    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Conceito. Importância. Tipos de jogos empresariais. Visão estratégica. Postura competitiva. Visão sistêmica de empresa. Trabalho de equipe. Motivação. Liderança. Experiência simulada de gestão de empresa. Negociação.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Desenvolver as várias competências do administrador por meio de técnicas de jogos empresariais, exercitando a visão sistêmica e estratégica nas organizações, fortalecendo e fixando os conceitos em torno do trabalho em equipe, da liderança e de negociação dos alunos.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
I. Conceitos de jogos empresariais, importância e tipos de jogos.
II. Planejamento: Visão estratégica; Visão sistêmica.
III. Trabalho em equipe, liderança e motivação.
IV. Desenvolvimento: Postura competitiva, negociação.
V. Experiência simulada de gestão de empresa


D) ATIVIDADES DISCENTES
I. Aulas expositivas
II Dinâmicas e trabalhos em grupos
III Vivência em ambientes simulados
IV Jogos: competição entre equipes.
V Seminários


E) AVALIAÇÃO
I. Avaliação escrita
II. Participação e envolvimento
III. Apresentação de trabalhos escritos
IV. Apresentação de seminário e debates.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GRAMIGNA. M. Rita. Jogos de Empresas. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2007.
GRAMIGNA. M. Rita. Jogos de Empresas e Técnicas Vivenciais. São Paulo : Pearson, 2006.
CECCONELLO, Antonio Renato. A Construção do Plano de Negócio. São Paulo: Saraiva, 2012.
DORNELAS, José. Plano de Negócios: seu guia definitivo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHIAVENATO, Idalberto. Desempenho humano nas empresas: como desenhar o trabalho e conduzir o desempenho. 8 ed. Barueri [SP]: Atlas, 2022.
FIANI, Ronaldo. Teoria dos jogos: para cursos de administração e economia. 2 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de empresas e técnicas vivenciais. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall Brasil, 2006.