PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 04
DISCIPLINA: JOGOS EMPRESARIAIS    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Conceito. Importância. Tipos de jogos empresariais. Visão estratégica. Postura competitiva. Visão sistêmica de empresa. Trabalho de equipe. Motivação. Liderança. Experiência simulada de gestão de empresa. Negociação.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Desenvolver as várias competências do administrador por meio de técnicas de jogos empresariais, exercitando a visão sistêmica e estratégica nas organizações, fortalecendo e fixando os conceitos em torno do trabalho em equipe, da liderança e de negociação.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
I. Conceitos de jogos empresariais, importância e tipos de jogos.
II. Planejamento: Visão estratégica; Visão sistêmica.
III. Desenvolvimento: Trabalho de equipe, liderança, motivação, competências, habilidades e atitudes.
IV. Postura competitiva e negociação.
V. Experiência simulada de gestão de empresa - Jogo Simulare.


D) ATIVIDADES DISCENTES
I. Aulas expositivas
II Dinâmicas e trabalhos em grupos
III Seminários e debates
IV Jogos: competição entre equipes.


E) AVALIAÇÃO
I. Avaliação escrita
II. Participação e envolvimento
III. Apresentações de trabalhos escritos
IV. Apresentações de seminário e debates.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CECCONELLO, Antonio Renato. A Construção do Plano de Negócio. São Paulo: Saraiva, 2012.
DORNELAS, José. Plano de Negócios: seu guia definitivo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
GOLDSTEIN, Maurício; READ, Philips. Jogos políticos nas empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2009.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARÇANTE, Luiz César. Jogos, negócios e empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
CHIAVENATO, Idalberto. Desempenho humano nas empresas: como desenhar cargos e avaliar o desempenho. 6 ed. São Paulo: Manole, 2008.
GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de empresas e técnicas vivenciais. 2 ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2006.
PASSOS, Alfredo. Intenligência competitiva: como fazer IC acontecer na sua empresa. São Paulo: Lcte, 2005.