PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 4
DISCIPLINA: ANÁLISE DO COMÉRCIO EXTERIOR E NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA

Analisar as relações internacionais no período contemporâneo e verificar como se encontra estruturado o sistema internacional. Identificação de mercados para exportação. Documentação necessária para se exportar. Regras fundamentais do comércio internacional. Cuidados necessários com o produto a ser exportado. Temas como a globalização, a regionalização e a interdependência em relação aos governantes.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
D) ATIVIDADES DISCENTES
E) AVALIAÇÃO


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAPARROZ, Roberto. Comércio Internacional Esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2012.
CERVO, Amado L. Inserção Internacional: formação dos conceitos brasileiros. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.
RATTI, Bruno. Comércio Internacional e Câmbio. 11 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2013.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BANEGIL PALACIO, Thomas Manuel. Estratégias de Marketing Internacional. São Paulo: Atlas, 2009.
MARTINELLI, Dante P. Negociações Internacionais. São Paulo: Atlas, 2004.
NOSÉ JUNIOR, Amadeu. Marketing Internacional. Uma estratégia Empresarial. São Paulo: Pioneira 2005
ROBERT JACKSON, Georg Sorensen. Introdução as relações internacionais: teorias e abordagens. Rio de Janeiro: Zahar, 2007