PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 04
DISCIPLINA: ANÁLISE DO COMÉRCIO EXTERIOR E NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Analisar as relações internacionais no período contemporâneo e verificar como se encontra estruturado o sistema internacional. Identificação de mercados para exportação. Documentação necessária para se exportar. Regras fundamentais do comércio internacional. Cuidados necessários com o produto a ser exportado. Temas como a globalização, a regionalização e a interdependência em relação aos governantes.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Tem como objetivo proporcionar aos alunos a visão gestora e empreendedora em negócios internacionais, com ênfase na exportação e importação, mediante desenvolvimento científico e acadêmico, com abordagem, principalmente, na análise do ambiente internacional de negócios, ambiente cultural dos mercados globais, gestão de negócios internacionais, regras e conceitos gerais do comércio internacional, participação em feiras internacionais, como preparar uma viagem de negócios, gestão de riscos em negociações internacionais.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. VANTAGENS DE SE EXPORTAR
1.1. Motivos para a empresa exportar
1.2. Vantagens em conquistar mercados externos
1.3. Adequação da empresa
1.4. Princípio das Vantagens Comparativas
1.5. Sequência do processo de internacionalização
1.6. Passos para a internacionalização do sistema de exportação
1.7. Avaliação da capacidade exportadora
1.8. Perfil de um mercado
1.9. Diferenças culturais
1.10. Exportar ou não
1.11. Engenharia da exportação
1.12. Principais formas de ingresso no mercado internacional
1.13. O perfil do profissional de exportação

2. ESTRUTURA DO COMÉRCIO EXTERIOR
2.1. Órgãos que gerenciam as atividades de comércio exterior no Brasil
2.2. Organograma do comércio exterior brasileiro
2.3. SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior
2.4. SISBACEN ? Sistema Integrado de Registro de Operações de Câmbio

3. DEFININDO AS EXPORTAÇÕES
3.1. Para quem, para onde posso vender meu produto e quando devo exportar
3.2. Medidas para selecionar um parceiro comercial
3.3. Parâmetros para a seleção de mercado
3.4. Formas de colaboração com o parceiro comercial
3.5. Critérios para a forma de ingresso no mercado
3.6. Seleção de mercado
3.7. Acesso à lista de potenciais compradores
3.8. Como encontrar representantes e distribuidores no exterior
3.9. Cuidados ao nomear um representante no exterior
3.10. Divulgação do produto no exterior
3.11. Adaptação do produto e/ou marca ao mercado externo

4. PROCESSO DE EXPORTAÇÃO
4.1. Etapas principais de um processo de exportação
4.2. Fluxo de exportação
4.3. Pontos fundamentais de um Plano de Exportação
4.4. Como evitar equívocos ao elaborar um Plano de Exportação
4.5. Quem pode auxiliar na elaboração de um Plano de Exportação

5. PARTICIPAÇÃO DE EVENTOS NO EXTERIOR
5.1. Importância de se participar de eventos no exterior
5.2. Feiras internacionais
5.3. Missões empresariais
5.4. Rodadas de negócios
5.5. Eventos no exterior
5.6. O que é essencial levar nesses eventos
5.7. Inscrição nesses eventos

6. INGRESSO NO MERCADO EXTERIOR
6.1. Maneiras de entrar no mercado externo
6.1.1. Exportação Direta
6.1.1.1. Filial de vendas
6.1.1.1. Venda por correio
6.1.1.2. Consórcio de exportação
6.1.1.3. Agente no exterior
6.1.1.4. Rock Jobbing
6.1.1.5. Distribuidor
6.1.1.6. Export Management Company (EMC)
6.1.2. Exportação Indireta
6.1.2.1. Trading Companies
6.1.2.2. Empresas comerciais exportadoras
6.1.2.2.1. Diferenças entre Trading Company e Comercial Exportadora
6.1.2.3. Buyer Agent (Agente de Compras)
6.1.2.4. Broker
6.1.2.5. Piggy back
6.1.2.6. Jobber
6.1.2.7. Agente de Venda
6.1.3. Formas de ingressar nos mercados: conselhos práticos para PME
6.2. Joint-venture
6.3. Franchising (franquia)
6.4. Registro de Exportadores e Importadores (REI)
6.5. Mecanismos simplificados de exportação
6.5.1. Modelo de Registro de Exportação Simplificado ? RES
6.5.2. Declaração Simplificada de Exportação (DSE)
6.5.3. Remessa Postal Internacional
6.5.4. Sistemática de Câmbio Simplificado (SIMPLEX)
6.5.5.. Exporta Fácil Correios
6.6. Fluxo geral de um processo de exportação

7. MODALIDADES DE PAGAMENTOS
7.1. Formas de assegurar o recebimento de um pagamento externo
7.1.1. Pagamento Antecipado
7.1.1.1. Fluxograma e roteiro de pagamento antecipado
7.1.2. Remessa Direta ou Sem Saque
7.1.2.1. Fluxograma de uma exportação direta
7.1.2.2. Fluxograma e roteiro da cobrança direta sem saque
7.1.2.3. Fluxograma e roteiro e da cobrança documentária (com saque)
7.1.3. Cobrança Documentária
7.2. Carta de Crédito (Letter of Credit)
7.2.1. Fluxograma e roteiro operacional da carta de crédito
7.3. Operação de Câmbio na Exportação
7.4. Exportação indireta

8. FINANCIAMENTOS
8.1. Opções de financiamentos
8.1.1. Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC)
8.1.2. Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE)
8.1.3. Adiantamento sobre Contrato de Câmbio Indireto (ACCI)
8.1.4. Programa de Financiamento às Exportações (PROEX)
8.2. Requisitos para se obter financiamentos

9. TRIBUTAÇÃO DA EXPORTAÇÃO
9.1. Tratamento tributário na exportação
9.2. Fluxo da isenção do pagamento do PIS
9.3. Fluxo da isenção do pagamento do PIS ? com Trading Company
9.4. Imposto de Exportação
9.5. Preço de exportação
9.5.1. Preço competitivo
9.5.2.. Cálculo de preços
9.5.3. Estrutura da formação do preço para exportação
9.5.3.1. Uma outra estrutura para a formação do preço para exportação
9.5.4. Fatores que afetam a determinação dos preços
9.5.5. Instrumentos para a competitividade de preços
9.5.6. Áreas onde aplicar instrumentos de competitividade

10. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS DO PROCESSO DE EXPORTAÇÃO
10.1. Processo administrativo da exportação
10.1.1. Exportações livres
10.1.2; Exportações suspensas
10.1.3. Exportações proibidas
10.1.4. Exportações contingenciadas
10.1.5. Exportação temporária
10.1.6. Exportação em consignação
10.1.7. Exportação para uso e consumo de bordo
10.1.8. Exportação em reais
10.2. Principais documentos de uma operação de exportação
10.2.1. Fatura Pro Forma Invoice / Fatura Pro Forma
10.2.1.1. Modelo de Fatura Pro Invoice - em inglês
10.2.1.2. Outro modelo de Fatura Pro Forma Invoice ? em inglês
10.2.1.3. Modelo de Fatura Pro Invoice ? em português
10.3. Commercial Invoice / fatura comercial
10.3.1. Modelo de Commercial invoice / fatura comercial ? em inglês
10.3.2. Outro modelo de Commercial invoice / fatura comercial ? em inglês
10.3.3. Modelo de Commercial invoice /fatura comercial ? em português
10.4. Packing List / Romaneio de Embarque
10.4.1. Modelo de Packing List / Romaneio de Embarque
10.4.2. Outro modelo de Packing List / lista de romaneio ? em inglês
10.4.3. Modelo de Packing list / lista de romaneio ? em português
10.5. Nota Fiscal
10.5.1. Modelo de Nota Fiscal
10.6. Certificado de Origem
10.7. Fatura Consular
10.7.1. Modelo de Fatura Consular
10.8. Registros Eletrônicos do SISCOMEX
10.9. Bill of Exchange / Draft / Letra de Câmbio / Saque cambial
10.9.1. Modelo de Bill of Exchange ? Letra de Câmbio
10.10. Bill of Landing / Airway Bill / Conhecimento de Embarque
10.10.1. Modelo de Bill of landing / conhecimento de embarque ? em inglês
10.10.2. Bill of landing / conhecimento de embarque ? em inglês
10.10.3. Modelo de Bill of landing / conhecimento de embarque ? em português
10.11. Certificado Fitossanitário
10.12. Apólice de Seguro ou Certificado de Seguro
10.12.1. Modelo de Apólice ou Certificado de Seguro
10.13. Contrato de Câmbio
10.14. Boleto de Compra e Venda Simplificado
10.15. Declaração de Despacho de Exportação (DDE)
10.16. Registro de Exportação (RE)
10.16.1. Modelo de RE ? Registro de Exportação
10.17. Registro de Venda (RV)
10.17.1. Modelo de RV ? Registro de Venda
10.18. Registro de Operações de Crédito (RC)
10.19. Onde obter a documentação para preenchimento
10.20. Certificado de Origem
10.20.1. Modelos de Certificados de Origens
10.20.2. Tipos de Certificado de Origem
10.20.3. Onde obter um Certificado de Origem
10.21. Documentos necessários para o comércio de produtos agropecuários
10.22. Verificação de documentos de exportação
10.23. Ficha de controle da exportação realizada
10.24. Lei do Bioterrorismo dos EUA

11. CODIFICAÇÃO DE MERCADORIAS
11.1. Sistema Harmonizado (SH)
11.2. Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)
11.3. Regimes aduaneiros especiais na exportação
11.4. Drawback
11.4.1. Modelo de pedido de Drawback
11.4.2. Ato concessório de Drawback
11.4.3. Aditivo do ato concessório do Drawback
11.4.4. Fluxograma da modalidade de Drawback Suspensão
11.4.5. Fluxograma da modalidade de Drawback Isenção
11.4.6. Fluxograma da modalidade de Drawback Restituição
11.5. Zona Franca de Manaus (ZFM)
11.6. Sistema Geral de Preferências (SGP)
11.7. Tarifas externas que incidem sobre o produto exportado
11.8. Quotas
11.9. Benefícios proporcionados por uma área de livre comércio


12. NÍVEIS DE QUALIDADE DE PRODUTO EXPORTADO
12.1. Padrões de qualidade
12.2. Organizações que tratam de padrões de qualidade
12.3. Certificação ISO 9000
12.4. Certificação ISO 14000
12.5. Selo ambiental
12.6. Processo de certificação ? CE

13. EMBALAGEM, LISTA DE PREÇO, MARCA, CATÁLOGOS E PUBLICIDADE
13.1. Especificações das embalagens
13.2. Rotulagem
13.3. Lista de preço
13.4. Gerência da marca
13.5. Catálogos
13.6. Publicidade

14. EMBARQUE DAS MERCADORIAS
14.1. Formas de embarques
14.2. Modalidades de transportes
14.3. INCOTERMS
14.3.1. Modalidades de transportes
14.3.2. Transferência de responsabilidades
14.3.3. Obrigações do exportador e do importador
14.4. Seguro internacional
14.5. Periódicos que podem manter atualizado o exportador

15. ASSESSORIA DA FIESP E DO SEBRAE
15.1. Serviços prestados pela FIESP
15.2. Serviços prestados pelo SEBRAE-SP

16. Organização de um Departamento de Exportação
16.1.Função do Departamento de Exportação
16.2. As principais atividades de um Departamento de Exportação
16.3. Organograma de estrutura simplificada de exportação
16.4. Organograma de Departamento de Exportação de pequena empresa
16.5. Organograma de estrutura da PME na evolução do processo de internacionalização
16.6. Organograma da PME ainda mais evoluída no processo de internacionalização
16.7. Organograma de Departamento de Exportação de grande empresa
16.8. Organograma de profissionalização de exportação
16.9. Dossiê completo de exportação por cliente

17. COMERCIALIZAÇÃO NO MERCADO EXTERNO
17.1. Fluxograma de comercialização de um sistema de franchising
17.2. Fluxograma de comercialização de produtos em couro e pele
17.3. Fluxograma de comercialização de equipamentos eletromecânicos

18. SEGURO DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO
18.1. Operações de Curto Prazo
18.2. Operações de Médio e Longo Prazos
18.3. Riscos Políticos e Extraordinários

19. BANCO DO BRASIL E O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO
19.1. PGNI ? Programa de Geração de Negócios Internacionais
19.2. PAE ? Programa de Apoio às Exportações
19.3. Treinamento em Comércio Internacional
19.4. PNPE-Programa de Novos Pólos de Exportação
19.5. Salas de Negócios Internacionais ?
19.6. ACC/ACE ? Adiantamento sobre Contrato de Câmbio/Adiantamento sobre Cambiais Entregues 19.7. ACC Indireto
19.8. ACC RURAL
19.9. ACC + BNDES-exim
19.10. ACC + PROEX
9.11. Pré-Pagamento de Exportação
19.12. Financiamento à Exportação na Modalidade PROEX ? Equalização
19.13. Carta de Crédito de Exportação (Aviso/Confirmação/Negociação)
19.14. Cartas de Garantias
19.15. Cobrança de Exportação

20. BARREIRAS ÀS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E INFORMAÇÕES COMERCIAIS
20.1. Barreiras ao Comércio de Serviços
20.2. Barreiras Não-Tarifárias
20.3. Barreiras ao Livre Comércio


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas teóricas com a utilização do método dedutivo, aplicando a base teórica na análise de casos concretos recentes, para que o aluno compreenda a importância de ele ter perfeito domínio a respeito da disciplina lecionada.
Dinâmica de grupo com estudos e incentivo aos debates sobre casos concretos e atuais.
Seminários e debates.
Trabalhos redacionais e de pesquisas bibliográficas, com ênfase ao estímulo à pesquisa científica.
Remessa regular aos alunos, por e-mail, de artigos produzidos pelo docente e por conceituados profissionais da área, a respeito de temas sobre os quais aqueles tenham interesse direto ou indireto, que possam resultar em efetivo enriquecimento científico.


E) AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados bimestralmente, observando-se a seguinte estratégia:
Uma prova escrita e individual, relacionada com a matéria lecionada durante aquele bimestre, com a apresentação de casos concretos para análise, sobre os quais o aluno deverá apresentar relatório individualizado, valendo até 10,0 pontos.
Seminário valendo até 10,0 pontos.
Exame > matéria lecionada ao longo de todo o ano.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MINERVINI, Nicola. O Exportador. Portugal: Grupo Almedina, 2019.
SILVA, Dayana A. de Souza. Planejamento e viabilidade das operações de exportação e importação. São Paulo: Grupo A, 2020.
ALMEIDA, Roberto Caparroz de; LENZI, Pedro. Esquematizado ? Comércio Internacional e Legislação Aduaneira. São Paulo: Saraiva, 2022.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MAGNOLI, Demétrio. Comércio Exterior e Negociações Internacionais. São Paulo: Saraiva, 2012.
MAIA, Jayme de Mariz. Economia Internacional e Comércio Exterior. São Paulo: GEN, 2014.
VASQUEZ, José Lopes. Comércio Exterior Brasileiro. São Paulo: GEN, 2015.