PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 04
DISCIPLINA: ANÁLISE DO COMÉRCIO EXTERIOR E NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA

Analisar as relações internacionais no período contemporâneo e verificar como se encontra estruturado o sistema internacional. Identificação de mercados para exportação. Documentação necessária para se exportar. Regras fundamentais do comércio internacional. Cuidados necessários com o produto a ser exportado. Temas como a globalização, a regionalização e a interdependência em relação aos governantes.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Tem como objetivo proporcionar aos alunos a visão gestora e empreendedora em negócios internacionais, com ênfase na exportação e importação, mediante desenvolvimento científico e acadêmico, com abordagem, principalmente, na análise do ambiente internacional de negócios, ambiente cultural dos mercados globais, gestão de negócios internacionais, regras e conceitos gerais do comércio internacional, participação em feiras internacionais, como preparar uma viagem de negócios, gestão de riscos em negociações internacionais.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Por que exportar?
Estrutura de comércio exterior do brasil
Como identificar mercados para exportação
Como elaborar um plano de exportação
Como selecionar e participar de eventos no exterior
Principais procedimentos operacionais da exportação
Principais modalidades de pagamento
Como fazer um estudo para viabilizar uma importação
Como e onde obter financiamento
Como formar preços para exportação
Documentos necessários para exportação
Regras fundamentais do comércio exterior
O que são certificações e padrões de qualidade
Cuidados necessários com o produto a ser exportado
Procedimentos para contratação de transporte e seguro

D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas teóricas com a utilização do método dedutivo, aplicando a base teórica na análise de casos concretos recentes, para que o aluno compreenda a importância de ele ter perfeito domínio a respeito da disciplina lecionada.
Dinâmica de grupo com estudos e incentivo aos debates sobre casos concretos e atuais.
Seminários e debates.
Trabalhos redacionais e de pesquisas bibliográficas, com ênfase ao estímulo à pesquisa científica.
Remessa regular aos alunos, por e-mail, de artigos produzidos pelo docente e por conceituados profissionais da área, a respeito de temas sobre os quais aqueles tenham interesse direto ou indireto, que possam resultar em efetivo enriquecimento científico.

E) AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados bimestralmente, observando-se a seguinte estratégia:-
. Uma prova escrita e individual, relacionada com a matéria lecionada durante aquele bimestre, com a apresentação de casos concretos para análise, sobre os quais o aluno deverá apresentar relatório individualizado, valendo até 10,0 pontos.
. Seminário valendo até 10,0 pontos.
. Exame > matéria lecionada ao longo de todo o ano.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CAPARROZ, Roberto. Comércio Internacional Esquematizado. São Paulo: Saraiva.
CIGNACCO, B R. Fundamentos de Comercio Internacional. São Paulo: Saraiva.
DIAS, R; RODRIGUES, W. Comercio Exterior: Teoria e Gestão. São Paulo: Atlas.
KEEDI, Samir. ABC do Comercio Exterior. São Paulo: Aduaneiras.
RATTI, Bruno. Comércio Internacional e Câmbio. São Paulo: Aduaneiras.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
KEEDI, Samir. Documentos no Comercio Exterior. São Paulo: Aduaneiras.
SEGRE, German. Manual Prático de Comércio Exterior. São Paulo: Atlas.
SOARES, Cláudio César. Introdução ao Comércio Exterior. São Paulo: Saraiva.
VAZQUEZ, José Lopes. Comércio Exterior Brasileiro. São Paulo: Atlas.