PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 4
DISCIPLINA: GESTÃO DO VAREJO E SERVIÇOS    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA

História e conceitos de varejo. Tendências do setor no Brasil. Gestão de pequenas e medias empresas de varejo e serviços. O composto de marketing do varejo. Escolha do ponto comercial e análise de viabilidade. Estratégias e técnicas de comunicação no varejo. Estratégias de precificação; Impactos na rentabilidade. Gestão de Canais

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
O estudo da disciplina de Gestão de Varejo e Serviços pretende desenvolver nos acadêmicos a capacidade de analisar de forma integrada os principais aspectos relacionados às atividades de gestão do varejo e de serviços; interpretar adequadamente as transformações e tendências do mercado varejista de forma geral e do Comercio Eletrônico(E-commerce ); analisar os aspectos da logística no varejo e serviços no Brasil; entender os sistemas de distribuição e informação no varejo sobre os enfoques comercial, mercadológico e administrativo.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1 - Evolução histórica do varejo e serviços:
1.1 – Aspectos históricos do varejo no mundo;
1.2 – Histórico do varejo no Brasil;
1.3 – Conceitos de varejo, atacado;
1.4 – Diferença mercadológica entre varejo e atacado;
1.5 - Serviços o grande diferencial competitivo:
1.6 – Aspectos históricos dos serviços;
1.7 – Conceito de serviços;
1.8 – Evolução dos serviços no mercado de varejo;
1.9 – Formatos e classificação do varejo;
1.10 – Práticas no varejo(Palestra Aula)

2 - Estratégias e técnicas de comunicação e distribuição no varejo:
2.1 - Sistemas de Informação no Varejo e serviços
2.2 - Comunicação, novas mídias e redes sociais;
2.3 – Novas tecnologias aplicadas ao varejo e serviços;
2.4 – Precificação no varejo.
2.5 - Práticas no varejo(Palestra Aula)

3 - Empreendedorismo:
3.1 - Cultura startup nas organizações varejistas;
3.2 - Gestão da Inovação no Varejo e serviços;
3.3 – Serviços como diferencial competitivo.

4 - Tendências, tecnologias e inovações no varejo e nos serviços:
4.1 – E-commerce:
4.1.1 – Conceito, aplicação e tendências;
4.1 - Varejo Online e Gestão do E-commerce;
4.2 – Gestão e operação de lojas de varejo.
4.3 - Práticas no varejo(Palestra Aula)

D) ATIVIDADES DISCENTES
A- Aulas expositivas, interativas e dinâmicas;
B- Interpretação de “cases” propostos;
C- Desenvolvimento de projetos interdisciplinares para varejo
D- Palestras(aulas) de Profissionais do varejo;

E) AVALIAÇÃO
1. Duas Avaliações por semestre, compostas de questões
dissertativas e de múltipla escolha.
1.1 - Relatórios e trabalhos de pesquisas individuais.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHURCHILL JR., Gilbert A. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2010.
LINDSTROM, Martin. A Lógica do Consumo: Verdades e mentiras sobre por que compramos. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2009.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para empreendedores. São Paulo: Pearson, 2011.


G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: O homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 2006.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. São Paulo: Atlas, 2000.
LIMEIRA, Tânia M. Vidigal. Comportamento do consumidor brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008.
YAMAGAMI, Cristina. Free: o futuro dos preços. São Paulo: Elsevier, 2009.