PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 04
DISCIPLINA: GESTÃO DO VAREJO E SERVIÇOS    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
História e conceitos de varejo. Tendências do setor no Brasil. Gestão de pequenas e medias empresas de varejo e serviços. O composto de marketing do varejo. Escolha do ponto comercial e análise de viabilidade. Estratégias e técnicas de comunicação no varejo. Estratégias de precificação; Impactos na rentabilidade. Gestão de Canais


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
O estudo da disciplina de Gestão de Varejo e Serviços pretende desenvolver nos acadêmicos a capacidade de analisar de forma integrada os principais aspectos relacionados às atividades de gestão do varejo e de serviços; interpretar adequadamente as transformações e tendências do mercado varejista de forma geral e do Comercio Eletrônico(E-commerce ); analisar os aspectos da logística no varejo e serviços no Brasil; entender os sistemas de distribuição e informação no varejo sobre os enfoques comercial, mercadológico e administrativo.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1 - Evolução histórica do varejo e serviços:
1.1 - Aspectos históricos do varejo no mundo;
1.2 - Histórico do varejo no Brasil;
1.3 - Conceitos de varejo, atacado;
1.4 - Diferença mercadológica entre varejo e atacado;
1.5 - Serviços o grande diferencial competitivo:
1.6 - Aspectos históricos dos serviços;
1.7 - Conceito de serviços;
1.8 - Evolução dos serviços no mercado de varejo;
1.9 - Formatos e classificação do varejo;
1.10 - Práticas no varejo(Palestra Aula)

2 - Estratégias e técnicas de comunicação e distribuição no varejo:
2.1 - Sistemas de Informação no Varejo e serviços
2.2 - Comunicação, novas mídias e redes sociais;
2.3 - Novas tecnologias aplicadas ao varejo e serviços;
2.4 - Precificação no varejo.
2.5 - Práticas no varejo(Palestra Aula)

3 - Empreendedorismo:
3.1 - Cultura startup nas organizações varejistas;
3.2 - Gestão da Inovação no Varejo e serviços;
3.3 - Serviços como diferencial competitivo.

4 - Tendências, tecnologias e inovações no varejo e nos serviços:
4.1 - E-commerce:
4.1.1 - Conceito, aplicação e tendências;
4.1 - Varejo Online e Gestão do E-commerce;
4.2 - Gestão e operação de lojas de varejo.
4.3 - Práticas no varejo(Palestra Aula)


D) ATIVIDADES DISCENTES
A- Aulas expositivas, interativas e dinâmicas;
B- Interpretação de "cases" propostos;
C- Desenvolvimento de projetos interdisciplinares para varejo
D- Palestras(aulas) de Profissionais do varejo;


E) AVALIAÇÃO
1. Duas Avaliações por semestre, compostas de questões
dissertativas e de múltipla escolha.
1.1 - Relatórios e trabalhos de pesquisas individuais.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAUMANN, Renato, Gonçalves, Reinaldo: Economia Internacional: Teoria e experiência brasileira.1ª ed R.de Janeiro: Elservier 2015.
CHURCHIL JR. Gilbert A. Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2010.
LAS CASAS, Alexandre L. Marketing de Serviços. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006.
LINDSTROM, Martin. A Lógica do consumo: Verdades e mentiras sobre por que compramos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
KOTLER, Phillip. Administração de Marketing. 14ª ed. São Paulo, Person, 2012
MAXMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração para empreendedores. São Paulo: Pearson, 2011


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
E-COMMERCE BRASIL.Principais tendências.
KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: O homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 2006.
LAS CASAS, Alexandre L. Marketing de Serviços. 4ª Ed. São Paulo:
Atlas, 2000.
LAS CASAS, Alexandre L. Marketing de Varejo. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006.
LIMEIRA, Tânia M. Vidal. Comportamento do consumidor brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008.
SBVC, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo: O papel do Varejo na Economia Brasileira - atualização novembro 2018.
YAMAGAMI, Cristina Free: O futuro dos preços. São Paulo: Elsevier, 2009.