PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 4
DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS EMPRESARIAIS    
 

Aulas Teóricas: 148

A) EMENTA

Conceitos de projetos, definição e organização do projeto. Gestão de projetos. Captação de recursos, prospecção e confecção de projetos. Projeto preliminar. Avaliação e melhorias do projeto.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Objetivo geral: introduzir junto aos discentes o estudo dos tipos de Projetos e dos Processos de Gerenciamento de Projetos contribuindo para o desenvolvimento das competências necessárias ao exercício profissional dos administradores. Objetivo específico: Proporcionar ao discente conhecer as ferramentas que permitam analisar, planejar, executar e controlar projetos além de proporcionar aos alunos meios para que tenham entendimento de como esta disciplina se insere no contexto organizacional, suas relações com as demais funções organizacionais e, principalmente, sua inter-relação com a Administração. 

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1- Conceitos de projetos, definição e organização do projeto.
1.1 Conceito e características de um projeto
1.2 A necessidade e os benefícios de projetos nas organizações
1.3 Sucesso de um projeto: conceito e fatores críticos
1.4 Projetos e processos
1.5 O ciclo de vida de um projeto
1.6 Estruturas organizacionais para projetos

2- Gestão de projetos.
2.1 Processos do gerenciamento de projetos
2.1.1 Fase de iniciação
2.1.2 Fase de planejamento
2.1.3 Fase de execução e controle
2.1.4 Fase de encerramento
2.2 Principais áreas do gerenciamento de projetos
2.2.1 Gerenciamento da integração
2.2.2 Gerenciamento do escopo
2.2.3 Gerenciamento do tempo
2.2.4 Gerenciamento de custos
2.2.5 Gerenciamento da qualidade
2.2.6 Gerenciamento dos recursos humanos
2.2.7 Gerenciamento da comunicação
2.2.8 Gerenciamento dos riscos
2.2.9 Gerenciamento das aquisições

3- Captação de recursos, prospecção e confecção de projetos.
3.1 Análise de viabilidade de projetos
3.1.1 Elaboração e análise de alternativas de projetos: fatores a serem considerados
3.1.2 Escolha da alternativa de projeto

4- Projeto preliminar
4.1 Plano de Projeto

5- Avaliação e melhorias do projeto.
5.1 Acompanhamento do Projeto

D) ATIVIDADES DISCENTES
As aulas serão expositivas e interativas– O discente deverá consultar além das referencias obrigatórias as suplementares, como artigos, ensaios, cases, etc, que lhes serão disponibilizadas. O estimulo ao conhecimento ocorrerá através de estudos de casos, exercícios práticos, discussões em grupo, estudos individualizados e outras formas de práticas pedagógicas que propiciem e estimulem aprender conceitos teóricos e práticos.

E) AVALIAÇÃO
As avaliações e aprovação do discente aparelham-se aos definidos pela instituição, vez que a avaliação deve ser observada como uma oportunidade de aprendizado e de desenvolvimento das competências, implicando na propositura de provas escritas, realização de trabalhos, elaboração de projetos, organização de seminários e relatórios. 

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARBOSA, Christina. Gerenciamento de custos em projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 8 ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2010.
GIDO, J.; CLEMENTS, J. P. Gestão de Projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de Produção e Operações. São Paulo: Atlas, 2004.
GIDO, J.; CLEMENTS, J. P. Gestão de Projetos. São Paulo: Thomson, 2006.
KEZNER, Harold. Gestão de Projetos - as melhores práticas. Editora Bookman, 2006.
OLIVEIRA, D. P. R. Administração de processos: conceitos metodologias e práticas. São Paulo: Atlas, 2006.