PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 04
DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS EMPRESARIAIS    
 

Aulas Teóricas: 148

A) EMENTA
Conceitos de projetos, definição e organização do projeto. Gestão de projetos. Captação de recursos, prospecção e confecção de projetos. Projeto preliminar. Avaliação e melhorias do projeto.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Objetivo geral: Esta disciplina deve contribuir para o desenvolvimento das competências requeridas dos alunos, para que possam bem exercer o papel profissional, papel de administradores.
Objetivo específico: Saber analisar, planejar, executar e controlar projetos além de oportunizar aos alunos meios para que tenham entendimento de como esta disciplina se insere no contexto organizacional, suas relações com as demais funções organizacionais e, principalmente, sua inter-relação com a Administração.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1- Conceitos de projetos, definição e organização do projeto.
1.1 Conceito e características de um projeto
1.2 A necessidade e os benefícios de projetos nas organizações
1.3 Sucesso de um projeto: conceito e fatores críticos
1.4 Projetos e processos
1.5 O ciclo de vida de um projeto
1.6 Estruturas organizacionais para projetos

2- Gestão de projetos.
2.1 Processos do gerenciamento de projetos
2.1.1 Fase de iniciação
2.1.2 Fase de planejamento
2.1.3 Fase de execução e controle
2.1.4 Fase de encerramento
2.2 Principais áreas do gerenciamento de projetos
2.2.1 Gerenciamento da integração
2.2.2 Gerenciamento do escopo
2.2.3 Gerenciamento do tempo
2.2.4 Gerenciamento de custos
2.2.5 Gerenciamento da qualidade
2.2.6 Gerenciamento dos recursos humanos
2.2.7 Gerenciamento da comunicação
2.2.8 Gerenciamento dos riscos
2.2.9 Gerenciamento das aquisições

3- Captação de recursos, prospecção e confecção de projetos.
3.1 Análise de viabilidade de projetos
3.1.1 Elaboração e análise de alternativas de projetos: fatores a serem considerados
3.1.2 Escolha da alternativa de projeto

4- Projeto preliminar
4.1 Plano de Projeto

5- Avaliação e melhorias do projeto
5.1 Acompanhamento do Projeto


D) ATIVIDADES DISCENTES
As aulas serão expositivas - dialogadas, com o apoio de material previamente preparado e distribuído aos alunos - devendo conter como regra geral amplo período reservado para exercícios. Durante as aulas os alunos deverão ser estimulados a refletir sobre o tema objeto da aula. Serão também realizados trabalhos em grupo intra e extraclasse, estimulando-se o debate entre os grupos. Como sugestão de técnica de fixação dos conceitos, poderá ser proposto aos alunos realizarem, em grupos, um projeto a sua escolha, que evoluirá em conteúdo paralelamente ao conteúdo teórico proposto em sala de aula. Serão utilizados materiais de leitura adicionais - artigos, ensaios, os exames do Enade, etc, como forma de estimular/orientar o desenvolvimento pessoal dos alunos.


E) AVALIAÇÃO
Serão respeitados os critérios de avaliação e aprovação definidos pela instituição, procurando sempre entender a avaliação como mais uma oportunidade de aprendizado e de desenvolvimento das competências, implicando provas escritas, além da realização de trabalhos, realização de projeto e seminários.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARBOSA, Christina. Gerenciamento de custos em projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
Cury, Antonio. Organização e Métodos - Uma Visão Holística, 9ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2016.
Gido, Jack, et al. Gestão de Projetos ? Tradução da 7ª edição norte-americana. Disponível em: Minha Biblioteca, (3rd edição). Cengage Learning Brasil, 2020.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de Produção e Operações. São Paulo: Atlas, 2004.
GIDO, J.; CLEMENTS, J. P. Gestão de Projetos. São Paulo: Thomson, 2006.
Kerzner, Harold. Gestão de Projetos: As Melhores Práticas. Disponível em: Minha Biblioteca, (4th edição). Grupo A, 2020.
Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças D. Administração de Processos, 6ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2019.