PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 03
DISCIPLINA: ANÁLISE ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PROCESSO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Conceitos Convencionais de O & M (atividades, atuação, organogramas, diagramas, descrição de cargos/funções, distribuição do trabalho, fluxogramas das atividades, layout, manuais, formulários e apresentação do trabalho). Conceitos atuais de O & M (novos conceitos organizacionais integrados de empresas, tecnologia de informação, o novo profissional de O & M).

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Esta disciplina tem o objetivo de direcionar os discentes de Administração, para a importância da visão analítica e crítica dentro de uma estrutura organizacional, orientando para a visão geral de funcionamento, assim como despertar nestes a capacidade para renovação das estruturas e de seus processos


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Sistemas
1.1. Sistemas administrativos
1.2. A empresa vista como sistema
1.3. O papel do administrador na informação gerencial
1.4. Sistemas ideais para rotinas de trabalho
1.5. Sistemas de desenvolvimento Organizacional

2. Organização
2.1. Estrutura Organizacional (formal e informal)
2.2. Departamentalização
2.3. Linha e assessoria
2.4. Atribuições das unidades organizacionais
2.5. Delegação, descentralização e centralização
2.6. Amplitude de controle e níveis hierárquicos
2.7. Novas estruturas organizacionais

3. Métodos
3.1. Métodos administrativos (desenvolvimento e implementação)
3.2. Técnicas de representação gráfica (cronogramas, organogramas, diagramas de Pareto, fluxograma, etc.)
3.3. Formulários
3.4. Estudo e distribuição do trabalho (rotinas)
3.5. Arranjos físicos
3.6. Análise estruturada de sistema
3.7. Manuais administrativos (Atividades e produtos)
3.8. Mudança planejada
3.9. Controle e avaliação

4. Gestão Funcional e Gestão de processos

5. Análise de Interdependencia

6. Racionalização e simplificação do trabalho

7. Economia de movimentos, resolução de problemas, desperdícios e simplificação

8. Análise do potencial das soluções BPM em promover a melhoria contínua dos processos de negócios.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Execução de seminários
2. Execução de pesquisas
3. Leituras complementares
4. Desenvolvimento de trabalhos em grupo
5. Dinâmicas de grupo, orientadas ao aprendizado


E) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado na forma de:
1. Apresentação de seminários
2. Trabalhos desenvolvidos na sala de aula
3. Trabalhos domiciliares e projetos
4. Avaliação/prova


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
OROFINO, Antonio Carlos. Processos com Resultados: A busca da melhoria continua. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
RIBEIRO, Antonio de Lima. Teorias da Administração. São Paulo: Saraiva, 2010.
CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos: ferramentas para racionalizar as rotinas de trabalho e a estrutura organizacional da empresa. São Paulo: Saraiva, 2009.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARAÚJO, LUIZ CÉSAR G. de. Organização Sistemas e Métodos e as Modernas Ferramentas de Gestão Organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
CHARNOV, Bruce H. Administração. São Paulo: Saraiva, 2012.
MASIEIRO, Gilmar. Administração de empresas: Teorias e funções com exercícios e casos. São Paulo: Saraiva, 2012.
SCUCUGLIA, Rafael. Mapeamento e gestão por processos - BPM. São Paulo: Makron Books, 2011.