PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 3
DISCIPLINA: GESTÃO MERCADOLÓGICA II    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA

Conceitos, importância, desenvolvimento do MKT Global, vantagens, riscos, conhecimentos básicos para a atuação no MKT Internacional. Os ambientes de MKT Internacional: econômico, político, tecnológico e legal. Tipos de acordos de mercado, decisões de ir para o exterior, em que mercados entrar, como entrar, o programa de MKT, e a organização de MKT.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
1. Enfocar as principais decisões que os administradores, gerentes e alta administração enfrentam com suas empresas domésticas e a pressão Internacional.
2. Explicar as estratégias de Marketing Global e suas aplicações na gestão organizacional de pequenas e médias empresas.
3. Aplicar simulações na prática dos conceitos adquiridos em laboratórios de administração com profissionais que estão atuando no mercado.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Introdução ao Marketing Internacional
1.1. Conceitos, definições e importância
1.2. Estágios de desenvolvimento do MKT Global
1.3. Vantagens comparativas
1.4. Tendências econômicas e demográficas
1.5. Conhecimentos básicos, necessários para quem venha a atuar no MKT Internacional

2. Os ambientes de MKT Internacional
2.1. O ambiente Sócio Cultural
2.2. O ambiente Econômico
2.3. O ambiente Tecnológico
2.4. O ambiente Político e Legal

3. Tipos de acordos de mercado
3.1. Riscos e recompensas
3.2. Dificuldades para entrar nos mercados estrangeiros
3.3. Os benefícios de se entrar nos mercados estrangeiros

4. Estratégias para entrar nos mercados internacionais
4.1. Decisões de ir para o exterior
4.2. Decisões em quais mercados entrar
4.3. Decisões de como entrar no mercado externo
4.4. Exportação indireta, direta, licenciamento, Joint Ventures e processos de internacionalização

5. Programa e organização de MKT
5.1. Produto, promoção, preço e distribuição
5.2. Departamento de exportação
5.3. Divisão internacional
5.4. Organização global

6. Laboratório de administração voltado ao marketing
6.1. Execução de evento com orientação profissional
6.2. Gerenciamento e gestão de pessoas em empresa
6.3. Clima organizacional em empresa
6.4. Organização global

D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Aulas expositivas e audiovisuais
2. Pesquisa e estudo de casos em grupos
3. Dinâmicas de grupo
4. Seminários
5. Palestras com profissionais da área
6. Aulas com projeções de filmes técnicos

E) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado na forma de:
1. Duas provas em cada semestre, sendo um individual e outra em grupo
2. Trabalhos de pesquisa individual ou em equipe
3. Seminário participativo
4. Trabalhos em sala de aula
5. Execução de atividade empresa aberto ao público para avaliação



F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CÔRREA, Roberto. Comunicação integrada de marketing: uma visão global. 1ºed. São Paulo: Saraiva, 2006.

KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 15º ed. São Paulo: Pearson Education do Brsil, 2018.

KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COSTA, Daniel. Não existe gestão sem comunicação: como conectar endomarketing, liderança e engajamento. Porto Alegre: Dublinense, 2014.

DORNELAS, José Carlos de Assis. Plano de Negócios. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2011.

KEEGAN,WarrenJ.;GREEN,Mark C. Princípios de marketing global. São Paulo: Saraiva, 2006.

KOTLER, Philip. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 1ºed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.