PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 2
DISCIPLINA: GESTÃO MERCADOLÓGICA I    
 

Aulas Teóricas: 148

A) EMENTA

Introdução aos conceitos básicos de Administração de Marketing. Processos, análise ambiental, mercados, comportamento do consumidor, sistemas de informação mercadológica, pesquisa de marketing, gestão estratégica, segmentação, posicionamento no mercado e desenvolvimento de novos produtos.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Prover o aluno de requisitos necessários para compreensão da administração de marketing, fundamentando-o com referencial conceitual compatível.
Caracterizar as principais abordagens mercadológica, visando dotá-los de ferramentas para que possa compreender as etapas e os impactos no contexto organizacional. Apresentar uma simulação na prática dos conceitos adquiridos e suas vivências.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Ambiente contemporâneo de MKT
1.1. Conceitos e definições de marketing
1.2. As funções básicas de MKT
1.3. A evolução do processo de MKT

2. O composto de MKT - 4 Ps
2.1. Produto: qualidade, apresentação e marca
2.2. Preço: sua formação é o elo de valor
2.3. Praça: suas abordagens
2.4. Promoção: propaganda, publicidade, venda e outros.

3. Análise e segmentação do mercado.
3.1. Principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor.
3.2. Nicho de mercado.

4. Inteligência de Marketing.
4.1. Sistema de Informações de Marketing.
4.2. Pesquisa de Marketing.
4.3. Como Planejar o Marketing.

5. Desenvolvendo Novos Produtos
5.1. O processo de desenvolvimento de novos produtos
5.2. Selecionando as características dos novos produtos.
5.3. Embalagem e rótulo de novos produtos.
5.4. Os rótulos ecológicos realmente criam valor para os consumidores.
5.5. Lançamento de novos produtos.
5.5.1. Criatividade, inovação e tecnologia.
5.6. Apresentação EXPO Inovação para banca.
5.7. Viabilidade para CoWorks.

D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas e audiovisuais;
Pesquisa e estudo de casos em grupos;
Dinâmica de grupos;
Palestras com profissionais da área;
Aulas com projeções de filmes técnicos;
Aulas extraclasse e visitas técnicas.

E) AVALIAÇÃO
Duas avaliações em cada semestre ou
Trabalho de Pesquisa individual/grupos;
Apresentação dos grupos de trabalhos;
Trabalho em sala de aula;
Seminários.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane.Administração de Marketing, 14ª Ed.Editora:Pearson Education-Br,2012.

NEVES, Hamilton da Rocha. Planejamento e Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: FGV, 2012.

STREHLAU, Vivian Iara. Marketing aplicado: O planejamento de marketing. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Como elaborar Plano de Marketing. Out./2011. SEBRAE/SP
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: fundamentos de marketing. Vol.1. São Paulo: Saraiva, 2006.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: os 4 Ps. Vol.2. São Paulo: Saraiva, 2006.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: o Planejamento de Marketing. Vol.3. São Paulo: Saraiva, 2006.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: perspectivas e tendências. Vol.4. São Paulo: Saraiva, 2006.
PETER, J. Paul...[et. al]. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2008.
Revista (mensal) do CRA/SP e textos (site). São Paulo: Saraiva.