PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 02
DISCIPLINA: GESTÃO MERCADOLÓGICA I    
 

Aulas Teóricas: 148

A) EMENTA
Introdução aos conceitos básicos de Administração de Marketing. Processos, análise ambiental, mercados, comportamento do consumidor, sistemas de informação mercadológica, pesquisa de marketing, gestão estratégica, segmentação, posicionamento no mercado e desenvolvimento de novos produtos.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
A disciplina proporciona aos alunos os conceitos e as ferramentas de Marketing, ao mesmo tempo posicionar as atividades de Comunicação no contexto estratégico das empresas. Apresentar conceitos atualizados de gestão de marketing com ênfase em planejamento mercadológico; modelos de análise e avaliação do portfólio de produtos e de unidades de negócio; sistemas de informação para solução de problemas mercadológicos. Criação e inovação de novos produtos.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1.Conceitos e definições de marketing
1.2. As funções básicas de MKT
1.3. A evolução do processo de MKT (historia)

2. O composto de MKT - 4 Ps
2.1. Produto: qualidade, apresentação e marca
2.2. Preço: sua formação é o elo de valor
2.3. Praça: suas abordagens
2.4. Promoção: propaganda, publicidade, venda e outros.

3. Análise e segmentação do mercado.
3.1. Principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor.
3.2. Nicho de mercado.

4. Inteligência de Marketing.
4.1. Sistema de Informações de Marketing.
4.2. Pesquisa de Marketing.
4.3. Como Planejar o Marketing.

5. Desenvolvendo Novos Produtos
5.1. O processo de desenvolvimento de novos produtos
5.2. Embalagem e rótulo de novos produtos.
5.3. Os rótulos ecológicos realmente criam valor para os consumidores.
5.4. Criatividade, inovação e tecnologia.
5.5.Lançamento de novos produtos.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas teóricas expositivas, debates em sala de aula, aplicação de exercícios, seminário em grupo, estudo de caso.


E) AVALIAÇÃO
Duas avaliações em cada semestre;
Trabalho de Pesquisa em grupo;
Apresentação de seminário;
Participação em sala de aula e atividades.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane.Administração de Marketing, 14ª Ed.Editora:Pearson Education-Br,2012.
NEVES, Hamilton da Rocha. Planejamento e Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
STREHLAU, Vivian Iara. Marketing aplicado: O planejamento de marketing. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Como elaborar Plano de Marketing. Out./2011. SEBRAE/SP
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: fundamentos de marketing. Vol.1. São Paulo: Saraiva, 2006.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: os 4 Ps. Vol.2. São Paulo: Saraiva, 2006.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: o Planejamento de Marketing. Vol.3. São Paulo: Saraiva, 2006.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: perspectivas e tendências. Vol.4. São Paulo: Saraiva, 2006.
PETER, J. Paul...[et. al]. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2008.
Revista (mensal) do CRA/SP e textos (site). São Paulo: Saraiva.