PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 05
DISCIPLINA: LIBRAS-LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA
A disciplina visa capacitar os alunos para a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como instrumento capaz de favorecer a inclusão dos portadores de deficiência auditiva nos programas de educação em saúde, nos níveis fundamental e médio.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
- Conhecer as políticas públicas para o atendimento de pessoas surdas ou com deficiência auditiva que garantem seu direito à saúde e apoio e difusão da Libras.
- Compreender a surdez e suas questões de ordem linguística.
- Conhecer a Língua de Sinais e suas implicações de ordem linguística, histórica, social e cultural.
- Aprender a Língua Brasileira de Sinais - Libras, em nível básico, bem como as habilidades de compreensão e expressão necessárias à comunicação com surdos usuários da Libras.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1) Tratamento às pessoas com deficiência ao longo dos tempos
2) Surdez: definições, classificação e etiologia
3) Surdez: conceitos e identidades
4) políticas públicas para o atendimento de pessoas surdas ou com deficiência auditiva
4) Línguas de Sinais: questões linguísticas, históricas, sociais e culturais.
5) Libras: aspectos gramaticais
6) Libras em nível básico, com enfoque à área da Saúde


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas teóricas e práticas. Aulas expositivo-dialogadas e atividades em grupo. Leitura e discussão de artigos científicos. Vivência da conversação em Libras. Exibição de vídeos e uso de diferentes recursos.


E) AVALIAÇÃO
Os instrumentos utilizados para a avaliação serão: provas escritas e práticas, trabalhos em grupo, pesquisas e atividades que promovam a comunicação em Libras. Espera-se que os alunos atinjam aos objetivos propostos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FRIZANCO, M. L. E. Livro ilustrado da língua de sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2011.
BRASIL. Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a língua brasileira de sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: MEC, 2002. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm.
_____. MEC. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinas - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098/2000. Brasília: MEC, 2005.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
PEREIRA, M. C. da C. (org). LIBRAS conhecimento além dos sinais. São Paulo: Person Prentice Hall, 2011.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos. (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.icologia, USP, 1998.