PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE: 02
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Definir e identificar os propósitos do planejamento; desenvolver tipos comuns de planos e dimensioná-los em função do tempo; adquirir habilidades gerenciais para lidar com o elemento humano, sensibilizando para fatores que alteram sua conduta; discutir passos envolvidos no processo de planejamento estratégico, suas características e identificar barreiras. Dimensionar os objetivos da empresa, a necessidade de identificar uma missão ou propósito para as organizações e o relacionamento entre objetivo/missão e propósito bem como a visão de negócio (estreita e ampliada), as vantagens de se planejar estrategicamente e para o futuro. Reconhecer a importância de administrar por objetivos (APO) dando ênfase ao Produto/Desenvolver/Controlar/Agir corretamente, utilizando modernas ferramentas gerenciais: Brainstorming/Brainwriting/Histograma de Pareto/Diagrama de causa e efeito Ishikawa - Espinha de peixe. Técnicas de diagnósticos 3Q1POC/Matriz de decisão/Fluxograma, analisar gráficos. Definir o que é tomada de decisões (programadas e não programadas); identificar os passos do processo decisório; decisão por consenso e participação nas decisões, tudo com aplicações ao comércio exterior.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS



C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)




D) ATIVIDADES DISCENTES




E) AVALIAÇÃO




F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA
CERTO, Samuel C.; PETER, J. Paul. Administração Estratégica. 3 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
MENDES, Luis Augusto Lobão. Estratégia Empresarial - Promovendo o Crescimento Sustentado e Sustentável. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
OLIVEIRA, Djalma de P. R. Planejamento Estratégico. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2014.
PEREIRA, Maurício Fernandes. Planejamento Estratégico: Teorias, Modelos e Processos. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2010.


COMPLEMENTAR
DI SERIO, Luiz Carlos; VASCONCELLOS, Marcos Augusto de; SAMPAIO, Marcos. Estratégia e Competitividade Empresarial - Criando valor para o cliente. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
FERNANDES, Bruno Henrique Rocha; BERTON, Luiz Hamilton. Administração Estratégica - Da Competência Empreendedora à Avaliação de Desempenho. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.