PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE: 02
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Definir e identificar os propósitos do planejamento; desenvolver tipos comuns de planos e dimensioná-los em função do tempo; adquirir habilidades gerenciais para lidar com o elemento humano, sensibilizando para fatores que alteram sua conduta; discutir passos envolvidos no processo de planejamento estratégico, suas características e identificar barreiras. Dimensionar os objetivos da empresa, a necessidade de identificar uma missão ou propósito para as organizações e o relacionamento entre objetivo/missão e propósito bem como a visão de negócio (estreita e ampliada), as vantagens de se planejar estrategicamente e para o futuro. Reconhecer a importância de administrar por objetivos (APO) dando ênfase ao Produto/Desenvolver/Controlar/Agir corretamente, utilizando modernas ferramentas gerenciais: Brainstorming/Brainwriting/Histograma de Pareto/Diagrama de causa e efeito Ishikawa - Espinha de peixe. Técnicas de diagnósticos 3Q1POC/Matriz de decisão/Fluxograma, analisar gráficos. Definir o que é tomada de decisões (programadas e não programadas); identificar os passos do processo decisório; decisão por consenso e participação nas decisões, tudo com aplicações ao comércio exterior.


B) OBJETIVO GERAL
Fornecer aos alunos as noções sobre a área de Planejamento, no que diz respeito, principalmente, aos seus aspectos gerenciais como suporte a tomada de decisões dentro de uma organização empresarial


C) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. O que é planejamento estratégico?
1.1. O desenvolvimento histórico
1.2. Quem deveria participar
1.2.1.Conceitos de Planejamento Estratégico
1.2.2. Níveis de planejamento
2. Por que fazer planejamento estratégico?
2.1. As condições iniciais para formulação
2.1.1. O compromisso da alta Gestão
2.1.2 Valor do Planejamento Estratégico
2.1.3 Missão
2.1.4 Visão
3. Estratégias Empresariais
3.1. Importância da Estratégia
3.2. Alguns tipos de Estratégias
4. Análise do macroambiente
4.1. Procedimentos na análise do Macroambiente
4.2. Sistemas e métodos de Análise do Macroambiente
5. Análise do Microambiente
5.1. Análise das variáveis microambientais
5.2. Como as empresas podem se beneficiar ao máximo com o Planejamento Estratégico.
6. A formulação e implantação do Planejamento Estratégico
6.1. A definição do âmbito de atuação, missão ou macroobjetivos
6.2. A formulação da missão ou dos macroobjetivos


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Aulas Expositivas
2. Exercícios práticos
3. Estudos de Casos
4. Seminários e outros


E) AVALIAÇÃO
1. Exercícios práticos em sala de aula.
2. Trabalhos, de preferência multidisciplinares
3. Exercícios
4. Provas escritas individuais ou em duplas.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CERTO, Samuel C.; PETER, J. Paul. Administração Estratégica. 3 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
MENDES, Luis Augusto Lobão. Estratégia Empresarial - Promovendo o Crescimento Sustentado e Sustentável. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
OLIVEIRA, Djalma de P. R. Planejamento Estratégico. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2014.
PEREIRA, Maurício Fernandes. Planejamento Estratégico: Teorias, Modelos e Processos. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DI SERIO, Luiz Carlos; VASCONCELLOS, Marcos Augusto de; SAMPAIO, Marcos. Estratégia e Competitividade Empresarial - Criando valor para o cliente. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
FERNANDES, Bruno Henrique Rocha; BERTON, Luiz Hamilton. Administração Estratégica - Da Competência Empreendedora à Avaliação de Desempenho. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.