PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE: 2
DISCIPLINA: COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA

Introdução a estratégias mercadológicas; Sistema de Informação de Marketing (SIM); Segmentação, diferenciação e posicionamento de mercado; Gerenciamento de relacionamento com o consumidor; Marketing de relacionamento de bens e serviços; Tipologias e ferramentas de estratégias mercadológicas e o plano de marketing; Tópicos emergentes de marketing.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Oferecer as bases conceituais e práticas quanto às dinâmicas de marketing de cunho estratégico em um ambiente globalizado e de alta competitividade.
Transmitir os conhecimentos necessários a uma gestão empresarial moderna possibilitando uma visão ética e responsável de estratégias de marketing, tanto no pleno atendimento dos desejos e necessidades do consumidor, como os índices de rentabilidade esperados pelas empresas e acionistas.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Processo de marketing: pesquisa, segmentação,seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercado: Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo; Marcas;

1. Estratégias do composto mercadológico:
1.2. O papel estratégico do produto dentro do composto mercadológico:
desenvolvimento, posicionamento e diferenciação dos produtos.
1.3. Estabelecimento de estratégia do ciclo de vida do produto.
1.4. O papel estratégico do preço dentro do composto mercadológico: Seleção de objetivo de preço. Seleção de um método para estabelecimento de preço.
1.5. O papel estratégico do ponto dentro do composto mercadológico: estratégias de canais de marketing, cobertura, localização e varejo sem loja.
1.6.O papel estratégico do composto promocional dentro do composto mercadológico: Propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade, venda pessoal, marketing direto e merchandising.

1.7. Estratégias de posicionamento e ferramentas para diferenciação competitiva.

1.8. Planejamento estratégico de marketing (PEM): Planejamento estratégico.
1.9. Alinhamento empresarial versus oportunidades de mercado.


D) ATIVIDADES DISCENTES

Aulas expositivas e audiovisuais;
Casos para debates em sala de aula;
Dinâmica de grupos;
Aulas com projeções de vídeos técnicos;
Aulas extraclasse/Biblioteca


E) AVALIAÇÃO

Duas avaliações por semestre;
Trabalho de pesquisa individual ou equipe;
Apresentação de Seminário;
Dinâmica em sala de aula.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Kotler;Philip - Marketing 4.0 - tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante,2017
CRESCITELLI, Edson - Comunicação de Marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação - São Paulo: Cengage Learning, 2012.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2008.


COMPLEMENTAR
Como elaborar Plano de Marketing -out./2011 -SEBRAE/SP

CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: os 4 ps -v.2 São Paulo: Saraiva, 2010.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: o planejamento de marketing - v.3 São Paulo: Saraiva, 2010.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: perspectivas e tendências -v.4 São Paulo: Saraiva, 2010.

Revista (mensal), do CRA/SP e textos (site), editora Saraiva/SP.