PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE: 02
DISCIPLINA: COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Introdução a estratégias mercadológicas; Sistema de Informação de Marketing (SIM); Segmentação, diferenciação e posicionamento de mercado; Gerenciamento de relacionamento com o consumidor; Marketing de relacionamento de bens e serviços; Tipologias e ferramentas de estratégias mercadológicas e o plano de marketing; Tópicos emergentes de marketing.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Oferecer as bases conceituais e práticas quanto às dinâmicas de marketing de cunho estratégico em um ambiente globalizado e de alta competitividade.
Transmitir os conhecimentos da gestão moderna possibilitando uma visão ética e responsável de estratégias de marketing, tanto no pleno atendimento dos desejos e necessidades do consumidor, como os índices de rentabilidade esperados pelas empresas e acionistas.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1. Estratégias do composto mercadológico: Produto, preço, promoção e praça.
1.2. O papel estratégico do produto ou serviço dentro do composto mercadológico:
desenvolvimento, posicionamento e diferenciação.
1.3. Estabelecimento de estratégia do ciclo de vida do produto.
1.4. O papel estratégico das redes on-line/vituais.
1.5. O papel estratégico do ponto dentro do composto mercadológico: estratégias de canais de marketing, cobertura, localização e varejo sem loja.
1.6.O papel estratégico do composto promocional dentro do composto mercadológico: Propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade, venda pessoal, marketing direto e merchandising.

D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas e audiovisuais;
Pesquisa e estudo de casos;
Aulas com vídeos técnicos;
Aulas virtuais ou presenciais;
Seminário.

E) AVALIAÇÃO
Duas avaliações em cada semestre;
Trabalho de Pesquisa em grupos;
Apresentação de seminários.

F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA
GODRI, Daniel. Marketing de Ação. Blumenau: Editora EKO, 1997.
KOTLER, Philip; GARY, Armstrong. Princípios de Marketing. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2008.


COMPLEMENTAR
Como elaborar Plano de Marketing. out./2011 - SEBRAE/SP.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: fundamentos de marketing. Vol. 1. São Paulo: Saraiva, 2008.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: os 4 os. Vol. 2. São Paulo: Saraiva, 2010.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: o planejamento de marketing. Vol. 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: perspectivas e tendências. Vol. 04. São Paulo: Saraiva, 2010.
PETER, J. Paul...[et. al]. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2010.
Revista (mensal) do CRA/SP e textos (site). Editora Saraiva.