PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE: 02
DISCIPLINA: COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Introdução a estratégias mercadológicas; Sistema de Informação de Marketing (SIM); Segmentação, diferenciação e posicionamento de mercado; Gerenciamento de relacionamento com o consumidor; Marketing de relacionamento de bens e serviços; Tipologias e ferramentas de estratégias mercadológicas e o plano de marketing; Tópicos emergentes de marketing.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Oferecer as bases conceituais e práticas quanto às dinâmicas de marketing de cunho estratégico para área de prestação de serviços.
O marketing para contabilidade traz estratégias e ações pensadas para o segmento para atrair e converter possíveis clientes em clientes reais. Outro objetivo dessa ação, é a construção de imagem de um escritório ou profissional dentro do mercado.


C) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Conceitos de Marketing;
1.1 Definição de Marketing;
1.2 Necessidades, desejos e demandas;
1.3 Estratégias dos 4Ps: produto, preço, promoção e praça.

2. Estratégias
2.1 Segmentação,
2.2 Diferenciação,
2.3 Posicionamento de mercado e relacionamento com o consumidor.

3.Fundamentos do Marketing de Serviços;
3.1 O comportamento do Consumidor de Serviços
3.2 Estágios de compra;
3.3 Abordagens de mercado e estratégias competitivas;
3.4 Expectativas do cliente com serviços;
3.5 Percepções do clientes sobre serviços;
3.6 Apresentação plano de marketing.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas teóricas expositivas, debates em sala de aula, aplicação de exercícios, seminário em grupo, estudo de caso.


E) AVALIAÇÃO
Duas avaliações em cada semestre;
Apresentação de seminário em grupo;
Participação em sala de aula e atividades.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GODRI, Daniel. Marketing de Ação. Blumenau: Editora EKO, 1997.
KOTLER, Philip; GARY, Armstrong. Princípios de Marketing. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Como elaborar Plano de Marketing. out./2011 - SEBRAE/SP.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: fundamentos de marketing. Vol. 1. São Paulo: Saraiva, 2008.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: os 4 os. Vol. 2. São Paulo: Saraiva, 2010.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: o planejamento de marketing. Vol. 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
CROCCO, Luciano...[et. al]; GIOIA, Ricardo. Decisões de Marketing: perspectivas e tendências. Vol. 04. São Paulo: Saraiva, 2010.
PETER, J. Paul...[et. al]. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2010.
Revista (mensal) do CRA/SP e textos (site). Editora Saraiva.