PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE: 1
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Enfocar o principal objetivo da Sociologia nas organizações: Priorizar as várias tendências de pensamentos e de comportamentos. Mostrar de forma candente o respeito à ética, a liberdade e ao pluralismo de ideias nas Organizações.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Com base na sociologia aplicada, no curso serão abordados os elementos que possibilitem ao futuro profissional, interpretar e atuar no âmbito das organizações.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. O que é Sociologia
1.1 Sociologia e Ciências Contábeis
1..2 Espaço público e espaço privado
1.3 Estado, empresa, sociedade e indivíduo

2. Fundamentos da Sociologia
2.1. O capitalismo
2.2. O fenômeno da globalização
2.3. Sociedade e liderança

3. Desenvolvimento social e novas tecnologias
3.1. O processo de modernização
3.2. A informatização das estruturas produtivas
3.3. A sociedade da informação no século XXI
3,4. Sociedade e Tecnologia da Informação
3.5. A exclusão digital

4. Trabalho e Sociedade
4.1. Capitalismo e trabalho
4.2. Divisão social do trabalho e fragmentação gerencial do trabalho
4.3. Qualificação profissional e controle do trabalho

5. Burocracia
5.1. A organização burocrática




D) ATIVIDADES DISCENTES

Aulas expositivas, participação nas aulas, resenhas, seminários, relatórios, atividades em grupo



E) AVALIAÇÃO


Provas escritas, resenhas, seminários, relatórios, participação nas aulas, atividades em grupo e entrevistas.


F) BIBLIOGRAFIA

ANDERSON, Chris. Free: grátis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
CORTELLA, Mário Sérgio. Não nascemos prontos. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
GLADWELL, Malcolm. Fora de série. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

Bibliografia Complementar
CARR, Nicholas. A Grande Mudança. São Paulo: Landscape, 2008.
GLADWELL, Malcolm. O ponto da Virada. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
PRICE, David A. A Magia da Pixar. Rio de Janeiro: Campus 2009.
RIBEIRO, Julio. Fazer acontecer.com.br. Saraiva, 2009.