PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 1
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Terminologias e técnicas redacionais para administração de organizações. Procedimentos científicos para produção de textos criativos, documentais, técnicos. Ortografia. Leitura e interpretação de textos técnicos e literários. Correspondência empresarial.

B) OBJETIVO GERAL

Aperfeiçoar o conhecimento da Língua Portuguesa, como instrumento mais eficaz de comunicação e interação profissional, que poderá se constituir em uma indispensável ferramenta de trabalho, além de contribuir para a urgente humanização das profissões.


C) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Noções sobre texto: conceito e elementos estruturais do texto (a frase e o parágrafo);
1.1. A coesão e a coerência textuais: a organização do pensamento lógico
1.2. Recursos expressivos da língua portuguesa
1.3. Produção de textos criativos, documentais, técnicos
1.4. Eficácia e falácias da comunicação
1.5. Oratória

2. Leitura e interpretação de textos técnicos: informação e persuasão

3. A revisão do texto científico: ambiguidade, incoerência, obscuridade, redundância, prolixidade, clichê, plágios
3.1. A economia vocabular
3.2. A expressão gramatical do texto: concordância e regência nominal e verbal, colocação pronominal etc.

4. Correspondência empresarial
4.1. Conceito
4.2. Estrutura

D) ATIVIDADES DISCENTES

As atividades em classe e extraclasse serão desenvolvidas por meio de procedimentos didáticos específicos, sob forma de técnicas de ensino individuais e em grupo, de modo a envolver os alunos em aprendizagens significativas. Destacamos, dentre outras, as seguintes atividades: leituras, debates, discussões e análise de textos verbais e não-verbais (jornais, revista, filmes, histórias em quadrinhos, propagandas etc.), pesquisas e seminários, etc.


E) AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será contínuo e concomitante ao desenvolvimento de cada unidade. Para efeito dessa avaliação, serão considerados todos os trabalhos resultantes das atividades desenvolvidas individualmente e em grupos: análise e interpretação de textos, de filmes, apresentação de seminários, exercícios e provas. Autoavaliação do aluno. Avaliação da disciplina e do professor.


F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

BAJARD, Elie. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. 3 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.

NASSAR, P. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense. 2011.

OLIVEIRA, I. de L.; PAULA, M. A. de. O que é comunicação estratégica nas organizações. São Paulo: Paulus. 2008

COMPLEMENTAR

CUNHA, C. Nova gramática do português contemporâneo. 6 ed. São Paulo: Lexikon, 2013.

FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Nova Fronteira. 2001.

GARCIA, H. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa Caldas Aulete. 5 ed. São Paulo: Lexikon, 2005