PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FOTOGRAFIA SÉRIE: 2
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA

Introdução ao empreendedorismo. Habilidades e competências do empreendedor. Planejamento para estúdios fotográficos. Cultura Organizacional. Plano de Negócios. Gestão de marketing. Gestão financeira para fotógrafos.


B) OBJETIVO GERAL

Orientar e preparar os alunos para ter noções básicas para iniciar, gerenciar e montar estratégias mercadológicas para empresas de fotografia.


C) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 - Análise macroambiental para empresa de fotografia.
2 - Endomarketing : Definição, conceito e aplicabilidade.
3 - Estratégias de marketing: necessidades e desejos.
4 - Atendimento B2B (Business two Business)
5 - Estratégias de marketing para empresas líderes, desafiantes e ocupadores de nicho.
6 - Plano de Negócio: Histórico e Evolução.
6.1 - Plano de Negócio: Atividades para estruturação de um plano de negócio para uma empresa de fotografia.
7 - Estratégias mercadológicas voltado para empresas de serviço.
8 - Posicionamento de uma marca no mercado
9 - Aplicação dos 4Ps em uma empresa de fotografia.


D) ATIVIDADES DISCENTES

- Seminários
- Estudos de casos
- Leituras
- Debates
- Jogos de empresa: Plano de Marketing


E) AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado por meio de provas escritas, trabalhos teóricos e práticos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COSTA, Daniel. Não existe gestão sem comunicação: como conectar endomarketing, liderança e engajamento. Porto Alegre: Dublinense, 2014.

DORNELAS, José Carlos de Assis. Plano de Negócios. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2011.

FARAH, Osvaldo Elias. Empreendedorismo. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

MAXIMIANO, Antonio C. A. Administração para empreendedores. Ed. 2º São Paulo: Pearson, 2011.

Bibliografia Complementar

FABRI, José Augusto;L`ERARIO, Alexandre.Prospectando e Gerenciando Projetos para Empresas Incubadas. 1ª Edição. Editora LABINOV. 2016.

GLADWELL, Malcolm. Fora de série. São Paulo: Sextante 2008.

KEOUGH, Donald R. Os 10 mandamentos para se fracassar nos negócios. São Paulo: Sextante, 2010.

KOTLER, Phillip, KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 15º ed. São Paulo: Pearson Education do Brsil, 2018.

SEMLER, Ricardo. Virando a própria mesa. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.