PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SÉRIE: 02
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA
Administração: introdução, desenvolvimento histórico da administração, funções da administração, planejamento estratégico, organização, direção, controle, administração sistêmica, empreendedorismo.

B) OBJETIVO GERAL
Contribuir para o desenvolvimento da capacidade empreendedora através de atividades teóricas e práticas;
Fazer uso das tecnologias da informação, adequando-as aos novos modelos organizacionais e dos processos e sistemas de inovação tecnológica.
Estimular o Empreendedorismo no meio acadêmico, trabalhando técnicas para o desenvolvimento das características empreendedora.


C) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Introdução ao Empreendedorismo: conceitos e definições;
1.1 O Perfil e as características dos empreendedores;
1.2 As habilidades e competências necessárias aos empreendedores e a importância do empreendedorismo para uma sociedade.
2. A Identificação das oportunidades de negócios;
2.1 Técnicas de Identificar oportunidades;
2.3 Questões legais de constituição da empresa: tributos, marcas e patentes.
3. Plano de Negócios
3.1. Pesquisa de Mercado;
3.2. A importância do plano de negócios;
3.3. Estrutura do plano de negócios;
3.4. Elementos de um plano de negócios eficiente;
3.5. Exemplo de um plano de negócios;
3.6. Apresentação do plano (Pity).


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas teóricas expositivas, debates em sala de aula, aplicação de exercícios, seminário em grupo, estudo de caso.


E) AVALIAÇÃO
Duas avaliações em cada semestre;
Apresentação de seminário em grupo;
Participação em sala de aula e atividades.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIAGIO, LUIZ ARNALDO. Empreendedorismo: Construindo seu projeto de vida. São Paulo: Manole, 2012.
CAVALCANTI, MARLY. Empreendedorismo: Estratégia de sobrevivência para pequenas empresas. São Paulo: Saraiva, 2012.
DORNELAS, Jose C.A. Plano de Negócios : Seu guia definitivo - Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDREASSI, Tales; MELO, Pedro L.R. (Org.) Franquias Brasileiras: Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização. CENGAGE LEARNING, 2012
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo : Saraiva, 2008.
DORNELAS. J.C.A. Empreendedorismo: Transformando ideias em Negócios. São Paulo: Campus, 2008.
_____. Empreendedorismo Corporativo: Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. Rio De Janeiro : Elsevier, 2008.
_____. Empreendedorismo Na Prática: Mitos E Verdades Do Empreendedor De Sucesso. Rio De Janeiro : Elsevier, 2007.
PIERRE-ANDRÉ JULIEN. Empreendedorismo regional e a economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.
SABBAG, Paulo Yazigi. Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2009.