PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 4
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA

Estudo sobre o processo empreendedor, identificando oportunidades, analisando o comportamento empresarial, desenvolvendo habilidades e competências necessárias ao empreendedor a partir do auto-conhecimento, desenvolvendo a criatividade, discorrendo sobre a comunicação e seus obstáculos e elaborando estudos sobre o Plano de negócio. Estudar temas relevantes sobre o Empreendedorismo buscando desenvolver nos alunos, o espírito empreendedor.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
- Ter consciência do empreendedorismo na realização profissional;
- Identificar as características mais importantes do comportamento dos empreendedores de sucesso, como: empenho, disciplina e comprometimento necessários para o desenvolvimento de um negócio;
- Compreender a necessidade de empreender numa perspectiva sustentável;
- Entender a importância de assumir papel de agente transformador no cenário de mudanças da economia nacional;
- Apropriar-se de informações, técnicas e procedimentos para o planejamento de negócio e melhoria de resultados;
- Aplicar cada novo conhecimento em seu empreendimento, de forma a modificar e desenvolver a capacidade empreendedora requerida pelo mundo moderno.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Conceitos e definições de empreendedorismo
1.1 Perspectivas contemporâneas da liderança;
1.2 O processo empreendedor;
1.3 Identificando oportunidades;
1.4 Características comportamentais do Empreendedor.
2. PLANO DE NEGÓCIOS;
2.1 Criando um Plano de Negócios Eficiente;
2.2 Colocando o Plano de Negócio em prática;
2.3 Analisando Cenários e as Tendências de Mercado;
2.4 Geração de ideias e tomada de decisão.
2.5 Banca de avaliação do Projeto
D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas e audiovisuais;
Pesquisa e estudo de casos em grupos;
Dinâmica de grupos;
Palestras com profissionais da área;
Aulas com projeções de filmes técnicos;
Aulas extraclasse e visitas técnicas.
E) AVALIAÇÃO
Duas avaliações em cada semestre ou
Trabalho de Pesquisa individual/grupos;
Apresentação dos grupos de trabalhos;
Trabalho em sala de aula;
Seminários.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
PIERRE, André Julien. Empreendedorismo Regional e a Economia do Conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.
LAVRADOR, Marcia Freire Ferreira. Empreendedorismo regional e a economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2008.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Campus, 2001.
LOPES, Sonia. Negociação. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração para Empreendedores. Pearson, 2011.