PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 04
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Estudo sobre o processo empreendedor, identificando oportunidades, analisando o comportamento empresarial, desenvolvendo habilidades e competências necessárias ao empreendedor a partir do auto-conhecimento, desenvolvendo a criatividade, discorrendo sobre a comunicação e seus obstáculos e elaborando estudos sobre o Plano de negócio. Estudar temas relevantes sobre o Empreendedorismo buscando desenvolver nos alunos, o espírito empreendedor.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Identificar as características empreendedoras como: Busca de oportunidades, persistência, correr riscos calculados, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento, persuasão e autoconfiança.
Compreender a necessidade de empreender de forma sustentável.
Entender a importância de assumir papel de agente transformador no cenário de mudanças da economia após pandemia.
Dentro das competências e habilidades: ter uma visão sistêmica/holística, auto-motivação, liderança, inovação e resiliência.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Conceitos e definições de empreendedorismo
1.1 Perspectivas contemporâneas da liderança;
1.2 O processo empreendedor;
1.3 Identificando oportunidades;
1.4 Características comportamentais do Empreendedor.

2. PLANO DE NEGÓCIOS;
2.1 Criando um Plano de Negócios Eficiente;
2.2 Colocando o Plano de Negócio em prática;
2.3 Analisando Cenários e as Tendências de Mercado;
2.4 Geração de ideias e tomada de decisão.
2.5 Banca de avaliação do Projeto.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas e audiovisuais;
Pesquisa e estudo de casos;
Aulas com vídeos técnicos;
Aulas virtuais ou presenciais;
Seminário.


E) AVALIAÇÃO
Duas avaliações em cada semestre ou
Trabalho de Pesquisa em grupo;
Apresentação de seminários;
Trabalho em sala de aula (remotamente).


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
PIERRE, André Julien. Empreendedorismo Regional e a Economia do Conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.
LAVRADOR, Marcia Freire Ferreira. Empreendedorismo regional e a economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2008.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Campus, 2001.
LOPES, Sonia. Negociação. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração para Empreendedores. Pearson, 2011.