PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 04
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Estudo sobre o processo empreendedor, identificando oportunidades, analisando o comportamento empresarial, desenvolvendo habilidades e competências necessárias ao empreendedor a partir do auto-conhecimento, desenvolvendo a criatividade, discorrendo sobre a comunicação e seus obstáculos e elaborando estudos sobre o Plano de negócio. Estudar temas relevantes sobre o Empreendedorismo buscando desenvolver nos alunos, o espírito empreendedor.

B) OBJETIVOS GERAIS/COMPETÊNCIAS
Contribuir para o desenvolvimento da capacidade empreendedora através de atividades teóricas e práticas;
Fazer uso das tecnologias da informação, adequando-as aos novos modelos organizacionais e dos processos e sistemas de inovação tecnológica.


C) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1.Empreendedorismo: conceitos e definições;
1.1 O Perfil e as características dos empreendedores;
1.2 As habilidades e competências necessárias aos empreendedores e a importância do empreendedorismo para uma sociedade.

2. A Identificação das oportunidades de negócios;
2.1 Técnicas de Identificar oportunidades;
2.3 Questões legais de constituição da empresa: tributos, marcas e patentes.

3. Plano de negócios
3.1. A importância do plano de negócios;
3.2. Estrutura do plano de negócios;
3.3. Elementos de um plano de negócios eficiente;
3.4. Exemplo de um plano de negócios;
3.5. Apresentação do plano (Pity).


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas teóricas expositivas, debates em sala de aula, aplicação de exercícios, seminário em grupo, estudo de caso.


E) AVALIAÇÃO
Duas avaliações em cada semestre;
Apresentação de seminário em grupo;
Participação em sala de aula e atividades.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
PIERRE, André Julien. Empreendedorismo Regional e a Economia do Conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.
LAVRADOR, Marcia Freire Ferreira. Empreendedorismo regional e a economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2008.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Campus, 2001.
LOPES, Sonia. Negociação. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração para Empreendedores. Pearson, 2011.