PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FOTOGRAFIA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: FOTOGRAFIA DE MODA E BELEZA    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA

Fotografia de moda e beleza em estúdio. Fotografia de moda e beleza em ambiente externo. Direção de modelos. Produção fotográfica para fotografia de moda e beleza.
Composição criativa em fotografia de moda. Luz natural e luz artificial. Organização e produção.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Preparar o aluno para a arte de fazer fotografia no setor da moda,
começando por desenvelver um estilo próprio, conhecer as ferramentas
necessárias, como criar boas fotos, montar uma equipe, portifólio, e por fim
cuidar bem do cliente.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1- Inspiração:
• Criadores de tendências - familiarizar-se com os grandes fotógrafos e
seu trabalho
• Fotografia para revistas - introdução à fotografia para revistas.
• Fotografia publicitária - diferença entre fotografia editorial e
publieditorial.
• Decisões - entendendo a diferença entre os setores da moda

2- Estúdio
• Requisitos básicos do estúdio - cálculo e espaço físico
• Iluminação básica - compreendendo a função de cada tipo de luz
• Complementos importantes - estar à frente nos detalhes que fazem a
diferença
• Trabalhar com Luz natural - como aproveitá-la para criar fotos de
moda

3- Criando boas fotos
• Composição - selecionando o estilo de composição apropriado
• Conteúdo – decidindo como e quando usar um fundo simples ou
complexo
• Atitude – determinando conteúdo e personalidade do trabalho
• Movimento x Estática - diferenças entre modelos em movimento e
modelos estáticos
• Enquadramento – como as formas clássicas de enquadramento
podem aumentar no impácto da imagem
• Direção – conceitos básicos de organização e direção de uma sessão
de fotografia de moda

4- Equipe
• Trabalhando como assistente - elaboração de um bom currículo e
sobre como aprender a ser indispensável
• Modelos - selecionando o modelo certo para cada look
• Maquiadores e cabelereiros - compreendendo a importância da
maquiagem e do penteado na composição da foto
• Produtores de moda – compreendendo a função deste profissional
(freelancer/ agência)
• Locações - familiarizando-se com aspectos que envolvem a fotografia
fora do estúdio

5- Portifólio
• processo de seleção e escolha das melhores imagens para mostrar
talento e profissionalismo no primeiro contato com o cliente
• Dando forma a uma reportagem – apresentação de imagens em
sequência, com o objetivo de expôr o estilo próprio e a forma de
trabalho do fotógrafo profissional
• Tornando-se profissional
• Estabelecendo contatos
• Causando boa impressão,
• Trabalhando para revistas,
• Trabalhando com publicidade


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas Expositivas; Projeções de Fotografias; Aulas Práticas; Trabalhos Práticos;

E) AVALIAÇÃO
Método Progressivo e Continuado; Trabalhos Teóricos e Práticos.
• Produção de Briefing
• Produção Fotográfica

Critérios de avaliação
• Trabalho em equipe
• Fidelidade ao briefing
• Seleção e qualidade das imagens


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CALANCA, Daniela. História Social da Moda. São Paulo: Editora Senac, 2008.
PRAKEL, David. Fundamentos da Fotografia Criativa. São Paulo: GG Brasil, 2012.
REVELL, Jeff. Exposição: de simples fotos a grandes imagens. São Paulo: Alta Books, 2012.


G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DURAN, J. R. J. R. Duran. São Paulo: Francis, 2003.
GRUMBACH, Didier. Histórias da Moda. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2009.
ORWIG, Chris. Poesia Visual. São Paulo: Alta Books, 2012.
PRÄKEL, David. Fundamentos da fotografia criativa. Maria ALzira
Brum Lemos. Barcelona, 2010.
SIEGEL, Eliot. Curso de fotografia de moda. Trad. Maria ALzira
Brum Lemos. Barcelona, 2012.
PEGRAM, Billy. Book: direção de modelos para fotógrafos;
tradução de Patrícia Melo - @.ed. Balneário Camboriú, SC:
Photos, 2010.