PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FOTOGRAFIA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: FOTOGRAFIA DE MODA E BELEZA    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA
Fotografia de moda e beleza em estúdio. Fotografia de moda e beleza em ambiente externo. Direção de modelos. Produção fotográfica para fotografia de moda e beleza.
Composição criativa em fotografia de moda. Luz natural e luz artificial. Organização e produção.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Preparar o aluno para a arte de fazer fotografia no setor da moda, começando por desenvelver um estilo próprio, conhecer as ferramentas necessárias, como criar boas fotos, montar uma equipe, portifólio, e por fim cuidar bem do cliente.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1- Inspiração:
Criadores de tendências - familiarizar-se com os grandes fotógrafos e seu trabalho
Fotografia para revistas - introdução à fotografia para revistas.
Fotografia publicitária - diferença entre fotografia editorial e publieditorial.
Decisões - entendendo a diferença entre os setores da moda.

2- Estúdio
Requisitos básicos do estúdio - cálculo e espaço físico
Iluminação básica - compreendendo a função de cada tipo de luz
Complementos importantes - estar à frente nos detalhes que fazem a diferença
Trabalhar com Luz natural - como aproveitá-la para criar fotos de moda

3- Criando boas fotos
Composição - selecionando o estilo de composição apropriado
Conteúdo - decidindo como e quando usar um fundo simples ou complexo
Atitude - determinando conteúdo e personalidade do trabalho
Movimento x Estática - diferenças entre modelos em movimento e modelos estáticos
Enquadramento - como as formas clássicas de enquadramento podem aumentar no impácto da imagem
Direção - conceitos básicos de organização e direção de uma sessão de fotografia de moda

4- Equipe
Trabalhando como assistente - elaboração de um bom currículo e sobre como aprender a ser indispensável
Modelos - selecionando o modelo certo para cada look
Maquiadores e cabelereiros - compreendendo a importância da maquiagem e do penteado na composição da foto
Produtores de moda - compreendendo a função deste profissional (freelancer/ agência)
Locações - familiarizando-se com aspectos que envolvem a fotografia fora do estúdio

5- Portifólio
Processo de seleção e escolha das melhores imagens para mostrar talento e profissionalismo no primeiro contato com o cliente
Dando forma a uma reportagem - apresentação de imagens em sequência, com o objetivo de expôr o estilo próprio e a forma de trabalho do fotógrafo profissional
Tornando-se profissional
Estabeleçendo contatos
Causando boa impressão,
Trabalhando para revistas,
Trabalhando com publicidade


D) ATIVIDADES DISCENTES



E) AVALIAÇÃO
1. Na primeira aula teórica sobre criadores de tendências, cada aluno
deve escolher um dos fotógrafos citados e elaborar um comentários
sobre as principais características observadas.

2. Divididos em grupos, os alunos recebão um briefing com todas as
etapas a serem seguidas e deverão desenvolver um editorial e um
relatório do trabalho executado.

Critérios de avaliação
-Trabalho em equipe
-Fidelidade ao briefing
-Seleção e qualidade das imagens


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CALANCA, Daniela. História Social da Moda. São Paulo: Editora Senac, 2008.
PRAKEL, David. Fundamentos da Fotografia Criativa. São Paulo: GG Brasil, 2012.
REVELL, Jeff. Exposição: de simples fotos a grandes imagens. São Paulo: Alta Books, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DURAN, J. R. J. R. Duran. São Paulo: Francis, 2003.
GRUMBACH, Didier. Histórias da Moda. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2009.
ORWIG, Chris. Poesia Visual. São Paulo: Alta Books, 2012.
PRÄKEL, David. Fundamentos da fotografia criativa. Maria ALzira
Brum Lemos. Barcelona, 2010.
SIEGEL, Eliot. Curso de fotografia de moda. Trad. Maria ALzira
Brum Lemos. Barcelona, 2012.
PEGRAM, Billy. Book: direção de modelos para fotógrafos;
tradução de Patrícia Melo - @.ed. Balneário Camboriú, SC:
Photos, 2010.