Aulas Teóricas: 152
A) EMENTA
Introdução à moda. O mercado da moda. O belo e o gosto. Técnicas de iluminação de modelos. Direção de modelos. Poses. Books, catálogos e anúncios. Produção fotográfica para moda e beleza.
B) OBJETIVOS:
Desenvolver repertório imagético nos alunos, com intuito de elaborar e produzir trabalhos fotográficos que expressem conhecimento do processo criativo, de linguagem fotográfica e da expressão visual crítica.
C) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• História da Moda
• História da Fotografia Editorial e de Moda
• A Revista Vogue
• Briefing na Fotografia de Moda
• Catálogo e Editorial
• Direção de Modelos
• Grandes Fotógrafos de Moda: Mario Testino, Terry Richardson, Bruce Weber, Steven Meisel, Jean-Loup Sief, Tim Walker, Richard Avedon, Oliviero Toscani.
D) ATIVIDADES DISCENTES
• Elaboração de briefing fotográfico para moda,
• Produção de Look Book.
• Aplicação da semiótica na moda.
• Práticas de reinterpretação do trabalho dos grandes nomes da fotografia de Moda.
• Planejamento, criação e execução de um Projeto Fotográfico de Moda.
E) AVALIAÇÃO
• Produção de Briefing
• Produção Fotográfica
F) BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
• GRECCO, Michael. Retrato editorial e de celebridades. Camboriú: Editora Photos, 2011.
• PEGRAM, Billy. Book: direção de modelos. Camboriú: Editora Photos, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
• BENEVIDES, Rafael. Luz e poesia. Camboriú: Editora Photos, 2011.
• HUNTER, Fill, BIVER, Steve, FUQUA, Paul. Luz, ciência e magia: guia de iluminação fotográfica. Camboriú: Editora Photos, 2011.
• KRAUS, Rosalind. O fotográfico. São Paulo: Editora Senac, 2010.