PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 3
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA

Os parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências da Natureza: análise crítica e proposição de projetos de trabalho. Análise do currículo estadual referente ao ensino de Ciências e de Química. Análise de diferentes recursos didáticos. Elaboração de projetos. Análise crítica do livro didático no ensino de Química. A prática do ensino de Química e interdisciplinaridade. Orientações para a prática do ensino de química. Seleção de conteúdos. Elaboração de plano de ensino. Reflexão sobre as atividades vivenciadas no Estágio Profissional.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
1. Analisar os parâmetros nacionais no ensino de química
2. Refletir sobre ensino/aprendizagem em química


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. aplicação do PCN do ensino fundamental e médio nas práticas educacionais
2.Principais teorias de ensino de química
3.a interdisciplinaridade, a inclusão e a ética do professor.
4.Análise crítica do livro didático
5.Apresentação de aula teórico/prático


D) ATIVIDADES DISCENTES
1.Estudo de casos
2.Apresentação de aulas teórico/prática


E) AVALIAÇÃO
Avaliação teórico/prático


F) BIBLIOGRAFIA:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARREIRO, I. M. F. Prática de Ensino e estágio supervisionado na formação de professores. Campinas: AVERCAMP, 2006.
ZÓBOLI, G. B. Práticas de Ensino: subsídios para a atividade docente, 11ª ed., São Paulo: Ática, 2004.
MARSON, G. A.; BASTOS, E. L.; STEVANI, C. V.; BAZITO, R. C.; FREIRE, R. S.; FREIRE, L. C.; MOULATLET, A. C. Onde está a Química? São Paulo: Editora Evoluir Cultura, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
PICONEZ, S. C. B. (org). A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.
Revista Química nova na escola. ISSN nº 0104-8899 - Sociedade Brasileira de Química IQ_USP